Árvores de Natal de Macarrão

Fazer artesanato é uma atividade muito gostosa e além de render ótimos momentos, podemos vender tais produtos e ter aquela renda extra no final do mês. A quantidade de objetos que podemos fazer a partir da reciclagem ou aproveitamento de forma diferente de algumas peças é de uma imensidão incrível. Existem até alguns registros pela internet de pessoas que possuem seus objetos domésticos todos feitos a partir do artesanato.

Árvores de Natal de Macarrão

Árvores de Natal de Macarrão

Na época do natal, eles se sobressaem porque a época já pede enfeites com um estilo mais rústicos e aparentemente feitos à mão. Caso você esteja entre as pessoas que não dispensa um bom artesanato e também busca uma linda decoração de natal para sua casa, nós vamos ensinar como fazer uma incrível árvore de natal a partir do macarrão. Confira o nosso tutorial repleto de dicas e tenha um resultado incrível.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=RRBt-lBuw08[/youtube]

História da Árvore de Natal

Nascemos em meio a cultura onde todo mês de dezembro devemos enfeitar nossas casas para a chegada do Natal, que é a comemoração cristã pelo nascimento de Jesus Cristo. Poucos sabem, mas a árvore de natal não possui simbolismo originalmente cristão e o seu uso nessa época é totalmente cultural. Você saberia então dizer o motivo de montarmos nossa árvore de natal todos os anos em dezembro? Nós contamos para você.

A tradição de montar árvores de natal no mês de dezembro teve início em 1530, segundo pesquisadores de tradições e culturas. A primeira árvore de natal teria sido montada na Alemanha por Martinho Lutero que ao passear em uma determinada noite de inverno, pode observar alguns pinheiros cobertos de neve e com a claridade da noite, dava um efeito surpreendente. Foi assim que ele levou um desses lindos pinheiros para casa e reproduziu o mesmo efeito com algodão e outros ornamentos.

Elas passaram então a simbolizar a paz, a alegria e a esperança que deve estar presente nessa mesma época em todas as casas cristãs. Foi dessa forma que as árvores de natal deixaram de ter um simbolismo apenas cultural e passaram a representar o nascimento de Jesus no Natal.

Curiosidades sobre a Árvore de Natal

Vejamos algumas curiosidades sobre a Árvore de Natal.

  • Mesmo antes de Martinho Lutero, a cultura de montar uma árvore no período do inverno para representar a vida já existia. Os egípcios enfeitavam as tamareiras que para eles é a árvore da vida.
  • Cada elemento que é colocado na árvore de natal possui um significado diferente. Os anjos representam os mensageiros de Deus que anunciam o nascimento de Jesus. As bolas de natal representam os frutos da árvore que simbolizam a fertilidade e a renovação. A estrela que usamos no topo simboliza a chegada de Jesus. As velas simbolizam a luz do mundo inteiro e a guirlanda é a esperança por uma nova vida.
  • Nos países mais frios, ainda é comum o cultivo de pinheiros para montagem de árvores de Natal. Em outros locais onde essa árvore não resiste ao calor, usa-se as plantas artificiais.
  • A data ideal para se montar a árvore de natal é no dia 30 de novembro que é o primeiro dia do período advento e ela deve ser montada aos poucos até completar-se no dia 17 de dezembro que é a data marcada pela Bíblia para falar sobre o nascimento de Jesus. A sua árvore deve ficar montada até o dia 06 de janeiro quando comemora-se o Dia de Reis.

Árvore de Natal de Macarrão – Material Necessário

Agora que já sabemos bastante sobre a árvore de natal, vamos aprender a montar uma linda peça feita toda de macarrão. O bom dessa árvore é que ela é muito simples de fazer e se você tem crianças em casa, elas vão adorar a brincadeira. Para isso você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Cone de Papelão. Ele pode ser comprado pronto em papelarias ou você pode fazer um com papel bem resistente. Cole e deixe secar bem antes de começar a montar a sua árvore.
  • Macarrão com forma de conchinha e estrelinha. Por ser uma época comemorativa, algumas marcas lançam macarrões com formato de figuras natalinas, mesmo não sendo tão comum nos supermercados. Caso você queira também pode usar esse tipo.
  • Tinta aerosol verde e dourada.
  • Cola quente
  • Jornal

Agora Basta Seguir o Passo a Passo Abaixo:

Passo 1: Colorindo o Macarrão Verde

Espalhe todos os macarrões com forma de conchinha sobre uma folha de papel jornal e passe a tinta verde. Deixe secar e analise cada um deles para ver se ficaram completamente pintados. É indispensável a falha nessa hora porque vai comprometer a beleza da sua árvore. Caso algum apresente imperfeições coloque-o novamente sobre a folha de papel e passe um pouco de tinta.

Passo 2: Aplicando os Primeiros Macarrões

Depois de totalmente secos, aplique sobre o cone sempre começando de baixo para cima. Essa aplicação deve cobrir todo o cone e a posição do macarrão vai depender do efeito que você quer dar à sua árvore. Use a cola quente nesse processo. Deixe secar.

Passo 3: Colorindo o Macarrão Dourado

Enquanto a primeira parte montada da sua árvore de natal seca, é a vez de pintar o macarrão com a forma de estrelinhas ou de figuras natalinas caso você tenha escolhido esse. O processo é o mesmo do passo 1, colocando todos na folha de jornal e passando a tinta dourada.

Passo 4: Aplicando os Segundos Macarrões

Depois de totalmente secos, você vai aplicar os macarrões dourados espalhando sobre a árvore como detalhes. Eles não precisam cobrir todo o seu artesanato, mas quanto mais brilho você colocar nele, mais bonito vai ficar.

Para finalizar você pode colocar uma estrelinha dourada no topo. A aplicação desta e de todos os macarrões dourados também deve ser feito com cola quente.

Pronto, agora é só esperar secar e colocar para enfeitar a sua casa. Se você tiver animais e crianças em casa, indicamos que deixe a sua árvore em um lugar que eles não tenham acesso porque esse trabalho é bem delicado e o manuseio errado pode danificar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *