Folclore é tudo que aborda as manifestações populares de determinada região, como: as brincadeiras, lendas, danças, festas, músicas, e em especial, o artesanato. E nesse ponto o artesanato folclórico brasileiro é um dos mais ricos do mundo, pois expressa as principais características de cada região.
Chamamos de artesanato folclórico a forma de arte elaborada por meio das mãos, que utiliza a criatividade e habilidade manual para criar peças de materiais diversos, encontradas na sua região, com areia, conchas, fibras, papel, cerâmica, couro, barro, tecido, papel, entre outros, utilizando métodos caseiros.
O diferencial do artesanato folclórico é que suas peças retratam a cultura de uma determinada região, expondo a ligação da população com o meio onde vivem, que pode ser identificada nas principais matérias-primas utilizadas para a sua confecção, como no caso da cestaria indígena, que faz uso de fibras vegetais e animais.
O artesanato folclórico é um dos tipos de artesanato mais valorizados por arquitetos e decoradores, pois é uma maneira de dar um toque pessoal à decoração dos ambientes. Dentre os artesanatos folclóricos mais apreciados na decoração contemporânea, destaca-se a cerâmica marajoara da Região Norte, utensílios em capim-dourado e carrancas do São Francisco, esses dois últimos típicos da Região Nordeste.
uma merda