Flores sempre trazem mais alegria para a casa, porém, nem todo mundo se lembra de regar com a regularidade necessária e assim as flores podem acabar morrendo. A dica para ter arranjos de flores sempre bonitos na sua casa é fazer com flores de tecido. Se você que esse tipo de arranjo é difícil de fazer confira as dicas a seguir.
Tutorial de Como Fazer Arranjo de Flores de Tecido Sem Costura
O detalhe especial a respeito desse tutorial abaixo é que ele não usa costura, ou seja, se você não sabe costurar não terá problemas em fazer esse belo arranjo. Mãos à obra e vamos começar agora mesmo a fazer as flores e organizá-las num belo arranjo.
Materiais Necessários
- Tiras de tecido
- Palito de madeira
- Cola quente
- Pedaço de feltro
Como Fazer
Passo 1 – Saiba que fazer esse arranjo de flores de tecido sem costura é bastante simples e leva pouco tempo. Comece pegando a tira de tecido, você deverá franzi-la.
Passo 2 – Depois de ter franzido a tira de tecido devemos passar a cola quente para fazer a sua fixação no palito de madeira.
Passo 3 – Para prosseguir siga franzindo e cole usando a pistola de cola quente com todo cuidado para não se machucar. Isso deverá ser feito até que a sua flor esteja montada.
Passo 4 – O acabamento deve ser feito usando um pedaço de feltro. O pedaço de feltro deverá ser colado na base da sua flor. Uma dica é fazer diferentes modelos para criar outros tipos de flores.
Dica – Para fazer outro modelo de flor você pode cortar o tecido no modelo mostrado na imagem abaixo:
Basta então montar o seu modelo de flor usando esse pedaço de tecido, o resultado irá ficar bem legal.
O Arranjo
Com as suas flores de tecidos feitas chegará o momento de fazer o seu arranjo de flores, basta juntar flores com diferentes tecidos e estampas. Para que o seu arranjo fique mais legal use flores com cores que tenham harmonia entre si. O palito colado na flor também pode ser pintado de verde antes de ser fixado no tecido, assim ele parecerá mesmo um cabinho de flor.
Tutorial de Como Fazer Arranjo de Flores de Tecido
Materiais Necessários
- Tecido de algodão
- Enchimento (pode ser plumante)
- Cola quente
- Fita Floral
- Agulha
- Pérola
- Fio de pipa nº 10
- Tesoura
- Papel pardo
- Fita métrica
- Palito de churrasco
Como Fazer
Passo 1 – Devemos começar fazendo o molde que deve ter 6 cm de comprimento por 12 cm de largura. Lembramos que esse tamanho é apenas uma sugestão e você pode personalizar se desejar.
Passo 2 – O molde que você fez deverá ser usado para fazer a marcação no tecido. Na sequência recorte e costure no seu lado avesso seguindo o comprimento do tecido. Faça o arremate nas duas pontas.
Passo 3 – Numa das extremidades você deverá fazer um ponto de alinhavo.
Passo 4 – Precisaremos fazer o efeito de franzido, para isso coloque o palito e aperte bem o ponto. Será necessário enrolar um pouco do fio no entorno do franzido para garantir que o palito fique bem seguro. Faça o arremate final com o fio.
Passo 5 – Para ter certeza de que o tecido não solte você deverá aplicar a cola, aguarde até que esfrie. Após ter esfriado você deverá desvirar o tecido completamente.
Passo 6 – Você deverá encher com o plumante, é importante deixar uma sobra de 1 cm para poder fazer a dobra. Essa dobra deverá ser virada para dentro, marque o meio e o divida em quatro partes.
Passo 7 – Você deverá primeiro fechar duas das partes ao meio e então as partes que sobraram.
Passo 8 – Faça o acabamento colocando a pérola.
Passo 9 – Finalizaremos enrolando a fita verde no palito.
Por fim basta que você escolha um vaso estiloso para colocar as suas flores de tecido.
Dica – Você pode escolher tecidos com estampas divertidas para deixar as suas flores mais interessantes e personalizadas.
Como Fazer um Arranjo de Flores de Tecido
Temos mais dicas para você fazer os seus arranjos de flores, para essa dica você deverá usar um pedaço quadrado ou mesmo uma tira de tecido. O tecido pode ser de qualquer cor ou com qualquer estampa. Também precisaremos de feltro amarelo para fazer o miolo das suas flores, se desejar pode usar botões também.
Para o caule das nossas flores precisaremos de feltro verde, também usaremos esse feltro para fazer as folhas. Por fim precisaremos de itens básicos como cola quente, palito de churrasco (para ter um caule mais firme), agulha e linha. Comece dobrando o seu tecido colorido na forma de triângulos.
Em seguida você deverá juntar quatro triângulos que sejam iguais e fazer a costura deles de uma forma que ganhem um aspecto de franzido. Acrescente então o botão ou mesmo um pedaço do feltro amarelo na parte do meio da flor. O palito de churrasco que foi coberto deverá então ser colocado na parte debaixo.
Buquê
Se o que você quer é fazer um lindo buquê com essas rosas a dica é fazer um rolinho usando uma das tiras de tecido vermelho, lembre-se de que uma ponta deve ficar acentuada. Outra opção é cortar o formato de uma flor num pedaço de tecido e então fazer sobreposição de vários desses recortes fazendo a sua costura pelo centro. A flor irá adquirir a forma desejada.
Decoração
Os seus arranjos de flores de tecido podem ser usados para fazer a decoração da sua casa. Também pode ser um presente legal para uma pessoa querida, trata-se de um trabalho delicado feito com as suas mãos que pode ajudar a trazer mais graça e alegria para o lar de alguém.
Nada como poder contar com opções artesanais para deixar a sua decoração com o jeitinho que você sempre sonhou. Aproveite a sua criatividade e crie outras formas de flores e outros tipos de arranjos. Depois disso é só se divertir confeccionando as suas flores. Use tecidos com diferentes cores e estampas para trazer mais alegria para os seus arranjos.
No Japão existe uma técnica de arranjo de flores chamada “Ikebana”. É uma verdadeira arte devido à complexidade das preocupações com a harmonia e combinação exata e minimalista com as flores. Assim como o “Haikai”, poesia extremamente concisa sobre a natureza, a técnica “Ikebana” é chamada de arte zen por alguns, porém, um bom nome é apenas arte.Essa arte é tão interessante que hoje em dia está sendo estudada aqui no Brasil e em muitos países. A filosofia por trás da “Ikebana” é extremamente simples, mas de difícil percepção no começo. Alguns acreditam que é indecifrável, mas não é. Faz-se necessário refletir sobre si mesmo e sobre o que é fazer um arranjo floral, qual a finalidade disto.A reflexão profunda sobre a vida e a condição humana culmina em uma das máximas da filosofia, que é a grata aceitação pelos desafios e intempéries da vida. Não é uma resignação e indolência. A grata aceitação é um grau elevado de consciência, pois a pessoa agradece por seus problemas, já que eles fazem com que ela cresça.
Parece estranho falar de filosofia quando se pensa em flores, mas não existe um motivo para que os conceitos estejam separados. A divisão arbitrária do conhecimento não é algo a se louvar, apenas a divisão que permite análise mais profunda.Mas, aqui no ocidente nasceu uma nova onda de artesanatos com flores. Não flores de verdade, mas peças de artesanato, na verdade. Apesar de não possuir uma filosofia profunda, os resultados podem ser bonitos. São pequenos objetos artificiais que podem ser construídos facilmente com qualquer tipo de tecido.Estes itens são simples de se fazer. Basta uma tira de pano, um palito de madeira ou arame, e cola quente. Com esse material, comece a franzir a parte de baixo do pano. Então, cole com a cola quente no palito de madeira, ou arame. Repita o processo buscando formar uma flor. Depois de prontas as “pétalas”, é preciso recortar um círculo de pano e uni-lo com a cola ao fundo da parte feita, para dar o acabamento.