Tudo Sobre a Decoupage em Lençol

Decoupage nada mais é do que uma palavra de origem francesa, derivada do verbo decouper, que nada mais é do que o termo “para cortar”, a técnica costuma ser utilizada para poder revestir desde pequenas caixas até mesmo grandes peças de mobílias. O que consiste na escolha de gravuras, recortes, e também colagens além de acabamentos para a sensação de que a imagem tenha sido pintada na peça.

Decoupage em Lençol

Decoupage em Lençol

A beleza da utilização desta técnica é que ninguém irá conseguir repetir mesmo utilizando a mais simples das gravuras, é uma técnica bastante pessoal. Para a maioria das pessoas, a melhor forma de Decoupage é a de produzir uma peça bastante original com papel impresso e colado que parece ter sido pintado, o grande elogio para este tipo de técnica é “eu pensei que isto era pintado” acompanhado de uma cara de espanto por quem viu.

Um Pouco da História da Técnica da Decoupage

A técnica de decoupage foi bastante popular entre os séculos 17 e 18 na Europa, e hoje está voltando com tudo. Com o início das rotas comerciais para a China no século 17 diversas peças de porcelaan começaram a vir para a Europa. Já no ano de 1682 Luiz XIV foi presenteado pelo embaixador do Sião, com um jogo de jantar bastante personalizado onde se utilizou a técnica. Isto era totalmente diferente e logo caiu na moda popular. Os vários fornecedores de móveis que existiam na época começaram a criar uma série de imitações de desenhos laqueados com figuras asiáticas, estas que ficaram bastante conhecidas como chinoiserie. Desde então vários artistas começaram a ter seus desenhos ou esboços aplicados em uma série de painéis, criando uma moda e tanto na época.

Já na Inglaterra a técnica era conhecida como japonesa, no ano de 1762 Robert Sayer pela primeira vez publicou um livro sobre o assunto, contando com mais de 1500 desenhos para decoupage. As mulheres da corte contavam com isto como uma nova paixão e logo todas estavam recortando e colando tudo o que chegasse as suas mãos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AQ8H0Foeb8Q[/youtube]

Existiam uma série de livros e catálogos sobre o assunto, a empolgação foi tanta que posteriormente foram inventadas técnicas onde se utilizavam flores naturais para a decoupage, temos a expoente mais importante Mary Delany que criou mais de 1000 trabalhos que os chamavam de mosaico de papel.

Na França Maria Antonieta e também sua corte aderiram á moda, faziam as técnicas de decoupage com imagens de artistas famosos, como por exemplo Boucher e Fragonard. Em obras criadas por Maria Antonieta do ano de 1780 se podiam encontrar frases como “Découpure faite par la Reine” ou seja Decoupage feito pelas rainhas. A partir do século 18 as pinturas de sala começaram a ser novos caminhos para decoupage, começaram a ser achadas com grandes frequências em salas de casas inglesas. Muitas vezes se cobriam paredes inteiras ou apenas parte destas paredes. Já no século 19 a grande paixão pelas colagens começou a declinar, reaparecendo novamente na era vitoriana.

O grande sucesso vindo desta tradicional forma de artesanato certamente se deu a facilidade de execução e aplicação em diversos suportes, com isto começou a se ter a possibilidade de se modificar e decorar pequenas peças, móveis, paredes e uma série de outras formas interessantes.

Os experimentos diferenciados sempre fizeram parte da vida do homem seguindo os avanços e o novo aparece. A técnica foi praticamente esquecida e voltou a ser lembrada nos Estados Unidos nos anos 60, era chamada de “arte francês” criada pelas mãos de Patrícia Nimochs esta que utilizava entre 2 ou 3 lâminas sobrepondo os recortes para que pudesse causar um efeito de relevo, derivando seus trabalhos com imagens típicas de pequenas ruas francesas.

Esta técnica de aplicação veio evoluindo, onde consistiu em transformar uma imagem que seria plana em uma outra que tivesse mais relevo e profundidade. Contando com um aperfeiçoamento da técnica para que pudesse a valorizar ainda mais foram utilizadas em torno de 3 a 8 lâminas. Estes são recortadas, trabalhadas e fixadas em um suporte escolhido. Este tipo de colocação acontece de maneira bastante cuidadosa e ordenada. Com esta técnica o trabalho veio a ganhar muito mais volume e profundidade, podendo ter como resultados finais uma peça realmente muito bonita. A escolha de uma lâmina com bom gosto poderá fazer toda a diferença na hora de decoração, aliada a habilidades e a técnica corretam, junto com capricho e dedicação certamente irão lhe dar todo o sucesso que um trabalho impecável sempre fez para diversos adeptos na América Latina.

A Técnica de Decoupage em Lençóis Veio dos Guardanapos

Os guardanapos eram criados principalmente na Alemanha e na Holanda para mesa posta, fazendo muitas vezes a composição com pratos, xícaras, etc. Um detalhe bastante interessante e por exigência dos consumidores mundo afora é que a técnica utilizada nos guardanapos que eram produzidos na Europa eram coloridos com corantes naturais  a base de água para serem levados á boca.

Guardanapos

Guardanapos

Os diversos artesãos começaram a aprimorar a técnica e utilizar o artesanato desta forma e também com texturas em lençóis, fazendo isto em três camadas de tecido, o que facilitou bastante a criação e conservação dos objetos. Os fabricantes de materiais para artesanato puderam então desenvolver uma série de técnicas e colas especiais permitindo a aplicação nos tecidos podendo até mesmo ser lavados em máquinas de lavar e vasos que depois poderiam ficar expostos ao tempo.

Os fabricantes cada vez mais ficavam deslumbrados com as novas utilizações dos produtos, o que poderia aumentar consideravelmente a usa produção e seus lucros. A grande surpresa para os fabricantes foi a grande exportação para o hemisfério sul, que na época não costumava utilizar este tipo de arte como guardanapos e sim para a utilização exclusiva do artesanato.

Outra coisa bastante interessante é que com as eras sustentáveis pudemos contar com uma série de facilidades e benefícios que as técnicas sustentáveis nos permitem, utilizar materiais reaproveitados e criar técnicas de decoupage em lençóis é uma ótima alternativa para proteger o meio ambiente, além de uma ótima possibilidade de lucros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Découpage

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *