Decoupage Para Bebê

Uma das técnicas de artesanato que resultam em lindas peças é a técnica de decoupage. Num primeiro momento pode até parecer um pouco complicada, mas garantimos que depois que o artesão pega intimidade com o processo se torna bem simples. A seguir vamos dar algumas dicas de como fazer esse tipo de trabalho para criar lindas peças para o seu bebê.

Entendendo a Decoupage

O que traz essa aura de complexa para a decoupage é o fato de que nem todo mundo direito como é realizada a técnica e em que materiais ela pode ser feita. Quando se tem as respostas para essas questões fica bem simples começar a fazer peças que além de muito bonitas e com um acabamento impecável ainda podem ser vendidas por um preço muito bom.

Decoupage – O Que é?

Basicamente a técnica conhecida como decoupage consiste em fazer a cobertura de uma superfície usando pedaços de jornal, revista ou qualquer outro tipo de papel. A cobertura deve ser feita de maneira que se crie um visual bastante delicado com apoio na incrustação. Pode ser o toque de criatividade e beleza que faltava para uma caixa de MDF ou mesmo um porta-retrato.

O resultado final das peças que são cobertas por decoupage é sempre impressionante e talvez seja daí que vem o receio que as pessoas tem achando que a técnica é muito complexa. A técnica pode ser usada em peças como louças, peças de MDF, móveis, molduras entre outras.

Basta que você saiba como cortar e colar os pedaços de papel para poder começar a fazer as suas peças de decoupage. Essa técnica pode ser muito legal para enfeitar os acessórios do quarto do seu bebê exatamente por ser uma técnica que oferece um resultado mais delicado. A ideia é simples, criamos camadas com cola e papel para revestir a superfície.

Como é Feita a Decoupage

Passo 1 – A primeira coisa a ser feita é escolher que tipo de superfície você deseja cobrir usando os pedaços de papel. Vale dizer que a técnica pode ser usada em diferentes superfícies como metal, madeira, vidro e até pedra. Se você souber como fixar bem os cortes de papel sobre a superfície pode ser qualquer coisa que você desejar.

Passo 2 – Antes de começarmos a fazer a colagem dos pedaços de papel é muito importante realizar uma boa limpeza da superfície. Precisamos remover o pó e quaisquer resíduos de sujeira que possam estar em cima da superfície. No caso de superfícies de madeira, por exemplo, é importante dar uma lixada para garantir que as peças estejam bem lisinhas para que não se criem bolhas ou outras imperfeições.

Passo 3 – Nesse passo é necessário fazer os cortes no papel, corte os pedaços de papel pensando de que maneira você quer que eles sejam colados na superfície que foi escolhida. Seja criativo, você pode usar papéis com estampas ou mesmo fazer cortes com formas diferentes. Observe que existem os chamados guardanapos de decoupage que são papéis especiais para serem usados nessa técnica e que tem desenhos variados que podem ser usados para criar composições e desenhos.

Passo 4 – Após estar com os pedaços cortados chega o momento de coloca-los sobre a superfície que você deseja cobrir, mas atenção que nesse momento ainda deve ser sem o uso da cola. Somente vamos ver como ficará a disposição e não colar. Enquanto faz esse teste você irá perceber de que maneira fica mais bem organizado a disposição dos recortes e já observa o quanto de cola irá usar.

Passo 5 – Agora que você já tem os pedaços recortados e já sabe mais ou menos o quanto de cola irá usar podemos começar a fazer a colagem. Você pode usar cola branca ou então a cola específica para decoupage. É importante usar um pincel para espalhar bem a cola, faça uma camada fina e cuidado para que não fiquem formadas bolhas no papel.

Passo 6 – A cola deve ser passada no papel que depois deve ser posicionado com todo cuidado em cima da superfície que foi escolhida para a decoupage.

Passo 7 – Depois de fixar o papel em cima da superfície com a cola passe os dedos ou o cabo do pincel de maneira a desfazer bolhas e imperfeições. Para que o resultado da sua decoupage fique bom é importante que o papel fique bem liso em cima da superfície escolhida.

Passo 8 – Os demais recortes de papel devem ser aplicados da mesma forma em cima da superfície a ser recoberta. É importante dizer que alguns pedaços de papel podem ficar sobrepostos em cima da peça. Tudo depende do seu gosto e de como você deseja que fique o visual da sua peça depois de terminar.

Passo 9 – Quando terminar de colar todos os papéis passe uma camada bem fina de cola em cima da superfície para que os papéis recortados fiquem bem fixos e sem pontas soltas. Se achar necessário você pode ainda repetir o procedimento por mais duas vezes.

Passo 10 – Quem desejar ter mais segurança pode ainda usar uma camada de esmalte selante que tem a função de fazer a proteção da peça contra a umidade de maneira que a decoupage dure mais tempo.

Ideias

Agora que você conhece a técnica de decoupage e sabe como fazer pode começar a pensar em ideias práticas para fazer a aplicação. Para quem está com foco em produzir peças especiais para o bebê pode comprar guardanapos com essa temática recortando as figuras do universo infantil e fixando-as de maneira bem diferenciada sobre a superfície.

Você pode ainda recortar as letras que formam o nome do pequeno em papel colorido e colar as mesmas sobre a peça de maneira que identifique que aquele item é do bebê. É possível fazer caixas de fraldas decoradas, latas para colocar lencinhos, porta-retratos decorados e muito mais. Tudo depende de deixar a sua imaginação fluir e criar peças cheias de carinho e estilo para os pequenos. São tantas possibilidades que você vai querer ficar horas fazendo isso.

A chegada do bebê é muito especial, a espera é repleta de expectativas e de preparativos. A futura mamãe começa desde cedo monta o quartinho da criança, compra o enxoval e monta a decoração. Se você é futura mamãe pode passar o tempo fazendo com suas próprias mãos algumas peças para o enxoval de seu bebê, com a técnica da decoupage.

A decoupage consiste na aplicação de papéis especiais, próprios para esse artesanato, em diversos materiais, entre eles MDF, toalhas e sabonetes. Você pode comprar os guardanapos para decoupage ou mandar imprimir em papel específico. Os temas são vários, e no caso de bebês, a temática é muito meiga e fofa.

Sapatinhos, chupetas, imagens de ursinhos e cores em tons pastéis  são as mais comuns para decorar quartos de bebês. Você pode fazer as toalhas com esse tipo de artesanato e caixinhas de MDF para guardar as fraldas, produtos de higiene e as diversas outras coisas que um bebê precisa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Découpage

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia.

    Como posso comprar estas peças para pintar?
    Gostava de ter o candeeiro, a moldura, a cesta com as caixinhas para utensilios, o fraldario e a caixa para as toalhitas e tambem a placa para a porta do quarto?.
    Como posso comprar e qual o preço?

    Aguardo resposta

    Beatriz 9 de setembro de 2013 11:33 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *