Artesanato
As peças de artesanato fazem parte da cultura do nosso país, elas estão muito presentes nas representações sociais, mais do que somente peças para venda, a cultura do artesanato está ligada às camadas sociais e econômicas e para muitas famílias é uma espécie de arte e muitas vezes o único sustento de uma casa. O artesanato consiste em produzir peças a mão, sem muita ajuda de máquinas ou elementos industriais, é a produção caseira e feita pelas mãos de alguém que normalmente se dedica inteiramente à essa arte.
A decoupage é uma forma de artesanato, uma vez que é feita pelas mãos de muitos artistas populares, muitas vezes são peças únicas e especiais, é o verdadeiro conceito de edição limitada, além disso rende belíssimas peças e pode ser utilizado em muitos tipos de confecção, desde confecção de caixas, confecção de vasos, confecção de pratos e confecção também de canecas, esses são só alguns exemplos do que se pode fazer com essa técnica.
Decoupage
Apesar de ser muito falada e de ter tido o seu boom de produção e sucesso a alguns anos atrás, a decoupage ainda hoje é uma técnica muito usada e muito pedida pelos clientes dos artesãos. Mesmo que esse nome seja muito comum para muitas pessoas, há uma grande parcela da população que ainda não sabe exatamente como se desenvolve uma peça de decoupage, ou como se reproduz essa técnica de peças tão lindas, portanto, vamos explicar um pouco como aplicá-la.
Antes de qualquer coisa é preciso dizer que a decoupage é bem simples de ser colocada em pratica, o seu trabalho e dificuldade está muito mais na precisão, nos detalhes e na paciência que se precisa ter para produzir a peça perfeita, com o resultado que se está buscando. No mais, vale dizer que a arte da decoupage consiste basicamente em usar a colagem de papeis, revistas e guardanapos em peças, passa assim melhorar a sua aparência e sua beleza, essa colagem deve ser muito delicada, assim sendo ela aparenta inclusive ser uma pintura.
Quando falamos de colagem de guardanapos, é porque existe um material que é como um guardanapo e ele é especifico para trabalhar com a técnica da decoupage, esse material é bem delicado e vende em muitas lojas de materiais para artesanato, há a opção de escolher entre muitas estampas diferentes, a sua escolha depende da peça que está fazendo, da faixa etária de utilização, etc. Esse papel costuma ter um preço baixo e é bem versátil.
Inicialmente você deve saber que existem muitos materiais que são indicados para se aplicar a técnica da decoupage, o que vai variar para escolher entre eles é o que você está tentando produzir, qual o efeito visual e a resistência desejada. Entre os materiais mais usados para essa técnica estão o vidro, a madeira, o MDF e também a cerâmica.
Decoupage em Canecas
Algumas pessoas tem uma tendência a pensar erroneamente que não é possível produzir canecas decoradas com decoupage, mas é sim e as peças ficam lindas. Estamos acostumados a ver a aplicação da técnica principalmente em madeira e MDF, mas os vidros e cerâmicas também são boas matérias primas para a decoupage.
Neste momento você já imagina que o segredo de uma boa e perfeita obra de decoupage é o seu acabamento e colagem, portanto, vamos explicar como proceder para que o resultado final da sua peça seja o mais ideal possível. A seguir vamos aos passos obrigatórios de produção dessa arte, leia a todos eles atentamente e depois coloque tudo em prática.
Passo 1: Limpar muito bem a superfície que será usada para aplicar a decoupage, para que quando você colar não hajam proeminências, ou sujeiras que você não poderá limpar depois.
Passo 2: Separar os materiais para a colagem, no caso as estampas, papeis ou guardanapos que serão utilizados.
Passo 3: Antes de colar, coloque as suas estampas em cima da peça onde será feita a colagem, assim você saberá onde ela se encaixa melhor.
Passo 4: Agora chegou o ponto da colagem de fato, como é uma técnica delicada e geralmente os guardanapos também são bem delicados, esse passo requer muita atenção, é indicado que você tenha um pincel em mãos para poder espalhar a cola sem afetar o papel. Essa cola pode até ser a cola comum, mas há uma cola especifica para a técnica de ecoupage que tem uma fixação maior.
Primeiramente passe a cola na peça, sem muita abundancia apenas uma camada fina, sem excessos, após passar, aplique uma camada de cola no papel, em sua parte de trás, na parte que ficará encostada na peça.
Passo 5: Agora é o momento de juntar o papel à peça, esse momento é de muita atenção, coloque um sobre o outro com muita atenção e com muita calma, neste ponto pode ser que surjam algumas bolhas, se isso acontecer passe os dedos sobre elas de maneira muito cuidadosa para eliminar as bolhas, tenha calma e delicadeza para não rasgar o papel.
Passo 6: Finalizando a peça, neste ponto para que se produza uma peça de artesanato mais resistente é indicado que você passe novamente com o pincel, uma nova camada de cola, sobre o papel já colado, mas lembre-se de não colocar cola em excesso, pois isso pode comprometer a integridade do papel. Se achar necessidade, espere secar um pouco e aplique mais uma camada de cola novamente sobre o papel.
Passo 7: Este passo é opcional, algumas pessoas fazem e outras não, esse passo consiste na aplicação de uma camada selante de esmalte sobre a peça pronta e após ela já estar seca. A funcionalidade desta aplicação é o fato desse esmalte proteger a peça, principalmente dos desgastes da umidade.
Observação: Você pode pôr um papel sobre o outro, um guardanapo sobre o outro se desejar, basta ter cuidado para não danificar a peça que estará por baixo.
Agora que você já conhece esse passo a passo, que se aplica para a aplicação da técnica em diversos materiais, é só você escolher a sua estampa, usar a imaginação e produzir lindas peças de artesanato.
Bom dia, gostaria de fazer o curso de canecas personalizadas.