Aprenda como fazer e quando usar a técnica do artesanato chamada de falso entalhe
A técnica do entalhamento em madeira não é tão fácil quanto parece de ser feita. Ela consiste em tirar pequenos pedaços da madeira com pequenas brocas e martelos e, aos poucos, uma figura irá se formando no pedaço de madeira que se assemelha bastante à realidade, se for feita com bastante carinho e cuidado. Mas não é apenas tirar lascas de madeira, como o visual aparenta, é bem difícil e exige um pouco de manejo dos instrumentos que são específicos para este fim.
O visual do entalhe é maravilhoso e por isso é admirado no mundo todo. São chamados de escultores e não artesões, os que fazem entalhe, que em sua maioria e tradicionalmente é feito em madeira, mas pode ser feito em outros materiais como mármore, ferro, aço e areia endurecida, basta apenas ser possível pela resistência da matéria-prima ser usada a técnica do falso entalhe na região desejada, de forma que caiam apenas pequenas lascas do material.
E o que seria falso entalhe?
Para quem não tem tanto manejo com ferramentas de entalhamento, que são pesadas e afiadas e envolvem muita precisão em cada batida, a dica é usar uma técnica que anda ficando bem popular no meio do artesanato:
o falso entalhe. Este nada mais é que uma imitação nada grosseira do efeito em uma peça artesanal que se assemelha muito ao artesanato, mas não passa de um truque visual que resulta em uma ótima peça.
O falso entalhe tem ganhado muito espaço no artesanato porque o efeito é mais ou menos tri dimensional nas peças. Vemos que a peça está em alto-relevo, podemos sentir suas lasquinhas que foram retiradas, mas na verdade a madeira nunca viu nenhum martelinho para tirar seus pedaços. Por isso é que se chama falso entalhe, pois ele é falso mesmo, contudo não é por isso que perde a sua beleza.
Como fazer falso entalhe
O falso entalhe do artesanato na verdade na passa de uma cobertura sobre a peça. Por cima de uma caixa de madeira é colocada uma pasta para modelagem e com uma pequena espátula basta tirar pedacinhos ao redor da massa enquanto ainda mole que ela irá se moldando e ficando com cortes quadrados, como se fosse madeira. É mais fácil fazer com a massa porque ela é bem mole e não exige força, e dá para consertar quando ainda está mole. Depois de finalizar, é só deixar em repouso em local seco e arejado por um dia que a massa vai ficar endurecida e o efeito será permanente.
O falso entalhe pode ser usado em qualquer material e há peças em cobre usando a técnica, basta que se tenha a massa com a cor próxima do objeto.
meui legal