Criatividade: Essa é palavra chave para misturar técnicas e aprimorar diversos objetos usando a arte. Mas que arte é essa? Na verdade, estamos falando de um método muito interessante chamado decoupage. Essa técnica é muito simples e consiste apenas em colagens de gravuras, tecidos e outros materiais para ornamentar cetos objetos como caixinhas, esculturas, bonecos, roupas e muito mais. É usando esse método da decoupage que vamos usar para incrementar diversos objetos, principalmente aqueles feitos em madeira, gesso e até borracha. A decoupage também pode ser aplicada em vidro.
Ao pé da letra, a palavra decoupage vem do verbo francês découper, que significa “recortar”. No artesanato típico, o termo utilizado se refere ao método de colar imagens de papel sobre objetos diversos. Até sabonetes podem ser feitos através da técnica decoupage!
Cara Nova
Sabe aquela caixinha de madeira simples que foi deixada de lado só por não estar na moda e a aquela escultura de gesso que você ganhou da sua bisa? Tudo isso pode ser colocado na sua estante de novo. A decoupage pode deixar todos esses objetos de cara nova!
Passo a passo
Chegou a hora! Vamos aprender a fazer a técnica da decoupage tanto em madeiras, quanto borrachas e outros materiais inesperados. Confira abaixo! Lembrando que todos os vídeos e as dicas ótimas foram transmitidas pelo programa “Mais Você”, que sempre tem um espacinho para o artesanato.
1. Santinha De Gesso
Materiais:
- 1 imagem de gesso;
- Guardanapos de papel decorados (próprios para decoupage);
- 1 pincel fino;
- 1 pincel chato;
- 1 pincel médio macio;
- Termolina;
- Tinta acrílica nas cores marrom, rosa claro, cobre e dourada, preferencialmente.
- Comece pintando a peça que você tiver com as cores mais claras. Vá recortando o guardanapo listado acima no formato em que pretende aplicar na santinha.
- Use e abuse do pincel mais chato para aplicar a termolina na área em que vai colocar o papel.
- Pegue o papel e cole na santinha de gesso, passando termolina por cima.
- Faça esse processo citado acima por diversas vezes e em outras partes da peça para seguir para a técnica da decoupage.
- Use os guardanapos com outras estampas, se for de sua preferencia
Uma dica importante:Como as costas da santinha é uma área maior a ser coberta, evite passar a termolina neste local. Passe o produto apenas por cima do guardanapo utilizado. Faça tudo com muita calma, pois o papel pode rasgar facilmente
2. Chinelo De Borracha
Materiais:
- um chinelo de borracha;
- Guardanapos estampados (próprio para a técnica da decoupage);
- dois pincéis nº 24;
- Glitter;
- Cola para decoupage exterior;
- Tesoura;
- Espátula;
- Lixa de unha;
- Verniz à base de água;
- Vaselina em pasta
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=s6sT5oOyKzI[/youtube]
Modo de fazer:
- Comece passando cola na sola do chinelo com um pincel grande. Espere secar por mais ou menos 15 minutos. Recorte o guardanapo, separando um pedaço para cada lado.
- A folha deve ficar esticada sobre a cola e é assim que tem que ser feito. Pressione com a mão para retirar o ar e não criar bolhas. Com a lixa de unha, dê o acabamento final. Se sobrar bordas com o papel, tire com a tesoura.
- Usando a ponta dos dedos, espalhe o glitter sobre as flores. Passe a cola sobre o guardanapo e aguarde secar por no máximo 72h e passe a cola por cima de novo. Espere mais 72h para a secagem completa.
- Para dar o acabamento final, espalhe o verniz por todo o chinelo com o pincel que ainda não foi usado. Espere secar por pelo menos uma hora. Pegue a vaselina com o dedo ou pincel e passe sobre cada buraco feito para a colocação da tira do chinelo.
3. Na Madeira
Materiais:
- 1 caixa MDF;
- Tinta acrília decorativa preta;
- Cola branca;
- Verniz em spray;
- duas pincéis;
- Régua, lápis e tesoura;
- Fotos em diversos tamanhos;
- Rolo para pintura;
- duas lixas para madeira.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mX6tU1tRL8A[/youtube]
Modo de fazer:
- Primeiro, dê uma lixada na caixa, tanto por fora quanto por dentro. Em seguida, passe a tinta acrílica e deixe secar por algum tempo.
- Depois que a tinta secar, use uma foto grande para medir o tamanho da caixa. Corte o que estiver em excesso, passe cola branca no objeto e deixe secar. Faça pressão para evitar as bolhas. Repita o processo nas laterais da caixa!
- Use a cola branca na caixa inteira, sem deixar espaço . Quando a cola começar a secar, ela ficará totalmente transparente. Ao final, não esqueça de passar o veriz em spray para dar aquele brilho!
Veja os vídeos em “http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/Faca-em-casa/noticia/2012/10/gesso-borracha-madeira-aplique-decoupage-e-de-cara-nova-aos-objetos.html”.
Todas as receitinhas acima foram retiradas do site “Mais Você”.
No Vidro Também…
A decoupage em vidro pode decorar diversos objetos: bandejas, porta copos, garrafas, copos, taças, vasos e uma infinidade de outras peças de luxo ou mais simples! Há quem diga que é uma técnica fácil e das mias baratas que existem.
Graças a site “Assim se Faz”, nós conseguimos umas dicas para você criar o seu objeto, usando a técnica da decoupage em vidros. Confira as dicas do site!
- “Escolha o objeto de vidro em que vai aplicar a decoupage, lave e seque bem, por fim passe um algodão com álcool para tirar qualquer sujeira ou gordura que ainda esteja nele. A transparência do vidro faz com que seja ainda mais importante não sujar a superfície.”
- “Recorte figuras de papel de presente, adesivos ou guardanapos próprios para decoupage. Dissolva cola branca em um pouco de água e com um pincel macio espalhe sobre a figura. Como se trata de peças de vidro as figuras devem ser coladas no verso da parte aparente, voltados para o exterior. Em uma bandeja é colado no fundo, de modo que apareça ao ser visto de cima, por exemplo. Fixe as imagens e espere secar um pouco.”
- “Com um pincel mais grosso de cerdas macias, passe uma tinta acrílica no verso das figuras coladas. A tinta servirá como fundo da imagem, criando uma decoração única. Tome cuidado para a pintura não ficar mal feita e apresentar ranhuras que podem comprometer o resultado final. Depois que a tinta estiver seca, passe verniz para deixar a coloração e a imagem impermeáveis.”
- “Em copos, taças e jarras a decoupage deve ser feita pelo lado da frente, passando verniz na imagem diretamente. Já em objetos decorativos, não é preciso envernizar se o interior não for aparente.”
- “Se quiser dar um pouco de brilho ao objeto, passe um de verniz com glitter antes da tinta. Focando principalmente nos espaços vazios entre as figuras.”
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva