Seja por hobby, profissionalmente ou como uma terapia ocupacional, inclusive às vezes por recomendação médica, a tapeçaria serve para relaxar, ocupar a cabeça, fazer corpo e mente trabalharem juntos, entre outras coisas.
Arte milenar de elaborar tapetes ornamentais, a tapeçaria faz parte da cultura de inúmeros países, em especial os do Oriente Médio, cujos tapetes elaborados com os mais diversos e meticulosos bordados, encantam o mundo e costumam fazer parte de projetos de decoração de ambientes sofisticados.
Para ajudar na confecção de tapetes e peças decorativas, a tapeçaria utiliza a técnica de bordar com lã e agulhas especiais, o Arraiolo, que é o principal e mais tradicional ponto que é usado para o bordado. Porém, na arte da tapeçaria também são utilizados outros pontos, como o Persa, Cruz Duplo, Casa Caiada, entre outros.
Praticar Arraiolo e bordado em tapeçaria pode ser uma ótima opção para todas as idades. Os materiais necessários para o trabalho são: lã, agulhas e telas de Juta e Talagarça, que podem ser encontrados facilmente em lojas de artigos para artesanato e armarinhos.
Além de servir de hobby e de terapia, muitas pessoas também adotam essa arte como profissão, já que com a técnica é possível criar uma grande variedade de produtos, desde os tapetes decorados tradicionais, como quadros, passadeiras, pequenos tapetes decorativos para quarto e lavabo, entre outros.
Se você está aprendendo a confeccionar peças em tapeçaria, existem alguns pontos básicos de bordado que são necessários aprender para arrematar as peças, já que o acabamento, no caso dessa arte manual, é muito importante. Isso porque se o artesão deixar um ponto de fazer um arremate no trabalho, a linha pode se soltar e, consequentemente, perder toda a peça.
Dentre os pontos de arremate mais comuns da tapeçaria está o Festonado. Esse tipo de ponto costuma ser aplicado em toda a borda da peça, para que se possa recortar o tecido em excesso para finalizá-la.
Chamado de ponto Festonado ou simplesmente de festão, proporciona um excelente acabamento, servindo praticamente como uma moldura para a sua peça, valorizando-a e ajudando a aumentar suas vendas.
Inúmeros blogs especializados em artesanato informam o passo a passo do ponto Festonado de maneira bem simples e didática, como o Atelier Vera, encontrado no endereço http://www.ateliervera.com.br/pontosport/pontofestonado.php e o Bazar da Tati http://bazartati.blogspot.com.br/2010/07/pontos-de-bordado-aplicaveis-tapecaria.html, que contam com esquemas de bordado semelhantes, mas bem explicativos e que poderão lhe auxiliar muito na tarefa de arrematar os seus trabalhos.
Nos blogs informados acima, as artesãs também explicam o passo a passo dos demais pontos utilizados na tapeçaria, bem como mostram como ficaram os seus trabalhos produzidos, o que ajuda o internauta a se inspirar e criar as suas próprias peças.
Vale lembrar que como são as próprias artesãs que postam seus artigos no blog, elas respondem prontamente às questões de seus visitantes, fornecendo dicas importantes para quem está ingressando na maravilhosa arte da tapeçaria.