Porta-chaves e Mural de Recados: Como Fazer

As pessoas, hoje em dia, tendem a deixar as coisas largadas em qualquer lugar, esquecer compromissos e de perder objetos com freqüência. Pensando em dificultar as perdas de objetos, algumas pessoas optaram por portar os seus objetos com chaveiros grandes, de fácil visualização. Mesmo com essa “solução”, as pessoas perdiam os objetos como pendrive e chaves. Pensando em uma resolução para este problema, foi criado o porta-chaves, onde você pendura as chaves (sejam elas do carro, da casa ou do trabalho) e as pega quando necessitar das mesmas.

Porta-chaves

Existem porta-chaves de todo tipo de material e com todo tipo de ornamentação, mas dependendo do material que o porta-chaves é feito e da decoração que ele ostenta o valor do porta-chaves varia. Existem porta-chaves feitos em MDF, madeira, plástico e até em EVA. A decoração varia de cliente para cliente, onde existem decorações mais infantis, femininas, masculinas, temáticas ou neutras. Para baratear o valor do porta-chaves, vamos aprender agora como fazer um porta-chaves barato e com a delicadeza do seu trabalho.

Porta-chaves

Porta-chaves

Material Necessário

Para fazer este porta-chaves, você vai precisar de:

  • EVA de diversas cores
  • Duas peças de MDF, uma reta (retangular ou no formato desejado) outra em formato de vaso (meio vaso)
  • Tesoura
  • Forminha com o formato desejado
  • Arame
  • Ganchos
  • Cola quente e
  • Cola instantânea

Obs.: O vaso pode ser de argila, biscuit ou outro material de sua preferência.

Passo a Passo

O primeiro passo é cobrir a peça inteira de MDF com o EVA da cor de fundo escolhida. Você vai colar o EVA no MDF com cola quente. Logo depois de preparar a base do porta-chaves, você vai preparar os enfeites. Corte o EVA nas cores escolhidas e no formato semelhante, porém maior, que o da forminha desejado. Existem formas com formato de rosa, coração, casa… Este que estamos ensinando é no formato de flores em um jarro. Aqueça o EVA que você vai colocar na forminha com um ferro de passar ou até mesmo chapinha de cabelo. Após aquecer o EVA, você vai pressioná-lo com força para modelar o EVA.

Com cola quente ou instantânea você vai colar o arame atrás do EVA já modelado, fazendo o cabo da flor. Para dar um acabamento melhor, cole um circulo de cor diferente da cor da flor para simular o miolo da flor. Para o enfeite não ficar tão simples, você pode fazer com EVA verde folhas e colá-las no arame.

De preferência, pinte o vasinho na cor de base do porta-chaves. Após o vaso secar (caso você tenha pintado), cole-o com a cola instantânea no MDF. Atenção para centralizar o vaso.

No final do cabo das flores (na ponta do arame) cole um pedaço de EVA para proteger a ponta e não deixar as flores solta. Cole esse EVA no fundo do vaso, fazendo com que as flores fiquem dentro do vaso.

Com a ajuda de um prego, fure os locais desejados para os ganchos. Se você quiser, pode fazer miniflores para enfeitar o gancho, fazendo com que o gancho seja o miolo dessa miniflor. Faça um furo também em cima, onde você vai colocar o prego para segurar o porta-chaves na parede. O ideal é que o porta-chaves fique perto da porta de entrada e saída, pois assim logo na entrada a pessoa lembra de colocar ou tirar a chave dali. Está pronto o porta-chaves!

Mural de Recados

Outra coisa que as pessoas também esquecem muito são os compromissos ou de passar um recado. É complicado lembrar de tudo quando se tem muitas coisas a lembrar, para isso usamos agendas (para agendar previamente compromissos). Mesmo com agendas eletrônicas ou ate mesmo aquelas que andamos em nossas bolsas, as pessoas ainda esquecem. Para lembrar de compromissos como um médico, uma festa importante ou até passar um recado para alguém que more na mesma casa que você, você pode usar os recadinhos para tal comunicação. Antigamente as pessoas colocavam esses recadinhos nas geladeiras com a ajuda dos imãs, mas ultimamente as pessoas tem em seus quartos e salas um mural de recados. Vamos aprender agora como fazer um mural de recados com seu toque.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ziEoMNxLRn8[/youtube]

Material Necessário

Você vai precisar de:

  • Um isopor do tamanho e formato que você quiser (quadrado, círculo, coração…)
  • Retalhos de tecidos (se for da sua preferência, pode usar só um tecido também)
  • Cola branca
Mural de Recados

Mural de Recados

Passo a Passo

É muito simples de fazer esse mural. Você vai colar o tecido escolhido (ou os retalhos) com cola branca no isopor. Depois que o isopor estiver seco você pendura ele no local escolhido e com alfinetes de mapa mundi (aqueles da cabeça maior, normalmente coloridas) você anexa seus recados, compromissos, fotos, lembranças, avisos… Você pode colocar no mural um calendário para facilitar o controle de datas e recadinhos carinhosos para o mural também ser divertido. Se você quiser enfeitar de uma forma diferente ou desenhar bem, você também pode colar no mural desenhos, como uma caricatura sua.

Outros Tipos de Murais

Para quem quer um mural de recados mais sério, como para o trabalho, existem outras formas de fazer.

Você pode fazer para o seu trabalho um mural que remete aos tempos de escola: um quadro negro. Você deve escolher a parede desejada e delimitar o espaço, podendo ser do formato que você quiser até a parede inteira. Depois que o espaço for delimitado você pinta o espaço com uma tinta fosca e de preferência escura (para facilitar a visualização e limpeza). Depois de o mural feito (com apenas um passo: a pintura), você deve providenciar o giz para todos anotarem os recadinhos.

Para quem é designer e gosta de inovar, você pode fazer uma almofada fina e colocar na parede, e os recadinhos serem postos com alfinetes na almofada. A almofada pode ser feita em casa mesmo, com tecido e retalho como enchimento, ou com a própria espuma de enchimento.

Agora não há mais desculpas para perder as chaves ou esquecer um compromisso. É só colocar a mão na massa e elaborar o próprio produto, o que vai fazer com que o produto fique mais barato, e fique à sua cara.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *