Seja como forma de terapia, hobby ou profissão, o fato é que a tapeçaria é uma das mais antigas e valorizadas técnicas de arte manual, muito mais antiga do que se imagina. Isso porque arqueólogos já descobriram pinturas que remetiam à tapeçaria e datavam de mais de quatro mil anos. Dessa forma, podemos perceber que a tapeçaria é um artesanato quase que tão antigo quanto a humanidade.
Importante ressaltar que assim como a humanidade, a tapeçaria também evoluiu, devido ao surgimento de novos materiais para a confecção. Se os povos antigos costumavam fazer tapetes com lã e pelos de animais, como lã de alpaca (animal da mesma família da lhama), de ovelha, vicunha e pelos de cabra, agora as peças ficam mais ricas esteticamente, isso por causa da utilização dos fios sintéticos, como o rayon, poliamida, acetato, poliéster e acrílico.
Ao contrário do tricô, que é elaborado por meio de um fio contínuo, a tapeçaria é uma arte manual e que precisa ser confeccionada utilizando dois conjuntos de fios. São feitos desenhos em telas de Talagarça ou Juta, as quais formam peças duráveis, resistentes e que podem ser utilizadas tanto como tapetes quanto como quadros decorativos.
É possível elaborar todos os desenhos imagináveis na Talagarça ou Juta aplicando o ponto Arraiolo, o mais utilizado na tapeçaria, derivado de uma técnica de tapeçaria portuguesa da vila portuguesa de Arraiolos, de onde essa arte manual herdou o nome.
Como o Brasil foi colonizado por portugueses, que por mais de três séculos tiveram uma intensa influência em nossa cultura, naturalmente a técnica de tapeçaria em Arraiolo tornou-se a mais popular do país, já que grande parte da população aprendeu essa técnica com alguma mãe ou avó descendente de portugueses.
Antes da popularização da internet, a arte da tapeçaria em Arraiolo estava restrita às pessoas que aprendiam a técnica de suas mães e avós. Mas, com a democratização da rede mundial de computadores, cada vez mais pessoas têm a oportunidade de aprender a bordar tapetes e peças decorativas.
Isso porque graças ao site de vídeos Youtube é possível acompanhar aulas passo a passo de tapeçaria em Arraiolo, de graça e no conforto de casa, bastando ter um computador com acesso à Internet.
Como forma de divulgar seus blogs pessoais e vender seus produtos, muitos artesãos postam videoaulas de tapeçaria nesse site, nas quais explicam os pontos principais do bordado, de maneira bem didática. Importante ressaltar que como os vídeos no Youtube têm função de dar uma pausa ou retornar, o internauta pode rever as explicações quantas vezes quiser.
Nos blogs de artesanato, também é possível aprender os principais pontos de tapeçaria, desde como iniciar uma peça, até dar o seu acabamento. No caso do arremate, um dos pontos de tapeçaria mais populares é o ponto de Contorno, que é utilizado para aplicar alguns detalhes na peça, podendo ser feito de maneira transversal, vertical ou horizontal.
No blog Como Fazer Artesanato, é possível conferir o passo a passo completo do ponto de Contorno. Acesse:
http://comofazerartesanato.blogspot.com.br/2009/02/pontos-de-tapecaria-contorno.html