Luminária Com Casquinhas De Ovos – Passo a Passo

Este texto é a prova cabal de que é perfeitamente possível se conseguir ganhar dinheiro sem precisar investir muito e nem se jogar de cabeça em ideias mirabolantes. Geralmente o artesanato ajuda bastante nesses casos, mas para usá-lo é preciso ter uma dose razoável de criatividade, bom gosto e deixar a mente bem aberta para as possibilidades que se apresentarem, como um ovo se estabacando no chão.

Claro que sabemos que um ovo caindo no chão é sinal de sujeira, que é difícil de limpar, que faz uma lambança total, mas poucos sabem que é possível se conseguir um artesanato maravilhoso usando a casca desse ovo.

Luminária Com Casquinha De Ovo

A ideia é bastante inusitada e já foi até apresentada na TV e, como não poderia deixar de ser, o ovo, é o grande astro desse artesanato, especialmente por ser um alimento tão perfeito, que dele podemos aproveitar de tudo, até a casca.

A gema e a clara já são frequentemente usadas, tanto na alimentação quanto em outras situações, como a nutrição dos cabelos e até, há bastante tempo, para engomar roupas. O cheiro não deveria ser muito bom, mas deveria funcionar.

Já a casca do ovo também possui muitas funções, por exemplo: moída atua como adubo das plantas por conter alto teor de cálcio e ainda outros tipos de nutrientes. Porém, alguma mente iluminada e aberta a novas experiências descobriu um diferente e criativo uso, e que tem um efeito único: Uma luminária enfeitada com cascas de ovos.

Além disso, as casas de ovos ainda podem ser usadas para enfeitar quadros, fazer moldura e muito mais.

A Praticidade Dos Ovos

Talvez não tenhamos a menor noção da quantidade de ovos que jogamos fora todo o ano. Em qualquer receita básica que fazemos lá vão no mínimo três unidades e se for algo mais elaborado então, como um pão de ló, no mínimo seis ovos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p6l9aibQt5k[/youtube]

Com isso, ao invés de jogar todas aquelas inúmeras cascas fora, é muito melhor usá-las como forma de decoração, não é? É uma matéria-prima bastante barata e simples de ser conseguida, mostrando que é fácil transformar as cascas de ovos em bonitas peças de decoração, tanto para ser usada em casa, quanto para vender, como sugerimos logo acima.

A luminária que sugerimos é feita a partir do uso das cascas em formato de mosaico, mas tudo de maneira bastante natural e nada de milimetricamente acertado na peça.

O Mosaico

A arte do Mosaico é uma das charmosas e bonitas que atualmente existem, e são capazes de decorar qualquer ambiente com um grande bom gosto! Essa arte se resume especialmente fazer a colagem de peças recortadas umas, bem próximas às outras, formando diversas formas e desenhos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=H1xw9ys8smQ[/youtube]

Quase sempre os materiais usados para montar as peças são pastilhas de porcelana, vidro ou ainda azulejos, sendo que o resultado final é sempre bastante deslumbrante e surpreendente.

Agora, como já dissemos, já pensou em conseguir montar peças únicas usando a técnica do mosaico apenas com casca de ovo? Daquele ovo que sempre jogamos fora e achamos que aquela casca não serve para nada.

Então, a partir de agora é importante se  conseguir juntar o máximo de casca de ovos que conseguirmos, seja com amigos, familiares e até mesmo com os vizinhos, pois, sem elas, o artesanato não pode ser montado.

Lista De Materiais Usados Na Luminária

  • Casca de ovos do tipo vermelho, ou ainda, daqueles que você tiver em casa, o melhor é que não sejam os brancos, pois não possuem tonalidades diferentes de cores na casca.
  • Um tubo grande de cola branca ou cola escolar (pode ser encontrada em qualquer papelaria ou loja de artesanato)
  • Um vidro de hidro laca brilhante, e, caso seja difícil de ser encontrada, pode facilmente ser substituída por verniz, já que o uso é somente para dar brilho e acabamento à peça.
  • Uma cúpula branca ou transparente de luminária ou abajur.

Passo a Passo:

  1. Pegue todas as cascas vazias que conseguiu e limpe uma a uma, com bastante cuidado, usando água corrente e removendo todos os resíduos e ainda a película que fica presa na parte de dentro da casca. Assim a cola poderá funcionar de maneira correta e não haverá mau cheiro na peça. Depois disso, aguarde até que a casca seque, de preferência no sol, por no mínimo 12 horas.
  2. Pegue as cascas já secas e separe em pedaços grandes e, aos poucos, vá quebrando, usando somente a ponta do dedo indicador, até que as mesmas atinjam um tamanho aproximado de 02 centímetros.
  3. Depois das cascas estarem completamente secas, pegue a cúpula do abajur e com a ponta do dedo, passe uma leve camada de cola branca sobre toda a superfície da luminária. Não tente passar a cola toda de uma vez, vá usando aos poucos a para que a mesma não fique ressecada.  Com a ponta do dedo, passe a cola e, logo depois prenda a casca do ovo, sempre com bastante cuidado e paciência. 
  4. Lembre-se de limpar a ponta dos dedos em uma vasilha com água para remover a cola todas as vezes que for fazer a aplicação da casca.
  5. Faça isso em toda a extensão da luminária.
  6. Espere até que a cola seque e fique totalmente transparente. Para fazer a finalização da peça, impermeabilize todo o material fazendo uso de verniz ou hidro laca brilhante.
  7. Procure combinar as cores de casca de ovo entre as mais claras e mais escuras, para conseguir criar um efeito mais bonito, montando assim um perfeito mosaico.

A peça já está pronta, e seu abajur ou luminária já estarão de cara nova e prontos para decorar qualquer tipo de ambiente.

Além de usar as casas de ovos nas Luminárias você ainda pode concluir muitos outros trabalhos artesanais usando essa mesma técnica tais como: a decoração de paredes, decoração de mesas, trabalhos de madeira, vidro, cerâmica, e ainda muitos outros. Vai depender exclusivamente de sua imaginação, de seu bom gosto e de sua disposição em criar peça lindas e diferentes para presentear ou ainda revender.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *