Dicas de Artesanato Para Crianças

Para se fazer parte do mundo do Artesanato não é necessário que se tenha idade ou sexo predeterminados, é preciso sim que se tenha uma grande disposição e muita imaginação, pois isso é o que faz diferença no final.  E, se pensarmos bem, essas são características que as crianças têm de sobra.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=feIIZ7sl0Jk[/youtube]

Mas, não são todos os artesanatos que as crianças podem fazer, já que muitos deles envolvem elementos de risco, como cola quente, agulha, máquina de costura, dentre outros. Entretanto, há inúmeros artesanatos que podem ser confeccionados pelas crianças, sem que haja perigo de algum acidente, veja quais são eles logo abaixo:

Dicas de Artesanato Para Crianças

a) Corrupio (Vai e Vem): Materiais necessários para confeccionar o artesanato: Barbante colorido ou branco, 02 garrafas PET, tesoura, 04 argolas de plástico, fitas adesivas ou durex colorido para deixar o trabalho mais alegre e bonito.

Passo a Passo:

  1. Pegue duas garrafas pet, lave bem e remova todo o rótulo. Depois, passe um pano com álcool para remover qualquer tipo de sujeira que possa ter ficado.  Aguarde que estejam completamente secas e corte com a ajuda da tesoura, aproximadamente 1/3 de cada garrafa, começando pelo fundo, (equivalente a pouco mais que a parte do meio);
  2. Use as partes do lado de cima das garrafas para montar o “vai e vem”. Insira uma na outra, fazendo com que os gargalos fiquem para o lado de fora, como poderá ser observado no link abaixo.
  3. Pegue dois pedaços de barbante, sendo que o tamanho do barbante dependerá da idade e o tamanho da criança, ou seja, já que para brincar é necessário que a criança abra bem o braço. Esses dois fios devem ser passados por dentro das garrafas, e, logo depois, amarre cada uma das pontas do barbante numa argola de plástico;
  4. Para fazer a decoração do brinquedo passe fita ou durex colorido na circunferência da garrafa. Se quiser também é possível pintar as garrafas de forma que fiquem bem coloridas e divertidas, aumentando a curiosidade da criança pelo brinquedo.

Passo a Passo com Imagem acesse o link abaixo:

http://www.painelcriativo.com.br/2013/08/26/como-fazer-brinquedo-vai-e-vem-com-garrafa-pet/

b) Boneco de Material Reciclado: Materiais usados: Mais ou menos 18 tampinhas de garrafa pet, 01 pote plástico, que pode ser do tamanho do de maionese; 01 tampinha de frasco de desodorante; 90 centímetros de elástico, daqueles redondos ou roliços; 01 tampinha de embalagem de amaciante; durex colorido; prego; cola quente; e, caneta permanente preta.

Passo a Passo:

  1. Usando um prego aquecido, faça um furo bem no centro de cada uma das tampinhas de garrafa pet, se preferir pode usar um prego comum e martelo ou ainda um furador de metal. Lembre-se de furar ainda no pote de maionese os lugares correspondentes as pernas e braços do boneco;
  2. Em toda a volta das tampinhas passe durex colorido, para deixá-las mais bonitas;
  3. Corte pedaços de elástico que sejam do tamanho certo para se fazer as pernas e braços do boneco, e encaixe através dos furos feitos no pote de maionese. Também passe em volta o durex colorido, para atrair mais a atenção da criançada, removendo a ideia de material usado;
  4. Em cada um dos braços encaixe quatro tampinhas e cinco delas para montar as pernas. Finalize o processo dando um nó nas pontas do elástico, para que as tampinhas não se soltem durante a brincadeira.
  5. Para montar a cabeça do boneco use a cola quente para colar a tampinha de desodorante e, para simular o chapéu use a tampa do amaciante em cima da cabeça e para fixar, ponha também cola quente.
  6. Agora, usando a caneta permanente preta desenhe a boca, o nariz e os olhos do boneco.

c) Pandeiro: Materiais Usados – Pedaço de arame grosso ou médio, aproximadamente 15 tampinhas de garrafa, tem que ser de alumínio, prego, martelo, retalhos de pano, alicate.

Passo a Passo:

A primeira coisa a se fazer é cortar o arame, com a ajuda do alicate, de forma que possa ser montado um círculo mais ou menos do tamanho de um prato ou um pouco menor.

Usando o prego e o martelo, fure uma a uma as tampinhas, com cuidado e bem no centro.

Depois de feito isso, enfie uma a uma no arame que já fora cortado.

Una uma ponta do arame a outra e dê leve torcidas para que fiquem bem firmes e, desta forma, as tampinhas não corram o risco de se soltar.

Na parte do arame que ficou torcida, envolva-a completamente usando o tecido, para não ferir a mão das crianças que irão usar o pandeiro. Prenda bem e, se quiser, pode enrolar outras fitas coloridas para trazer maior alegria à peça.

Lembre-se que este brinquedo somente pode ser feito por um adulto, com o auxilio da criança, pois sozinha ela não pode executar esses trabalho que podem causar acidentes.

d) Cabana Usando Canudos de Jornal: Material Necessário: Para confeccionar cada um dos canudos de papel você irá precisar de 04 folhas de jornal velho, sobrepostas; além disso, ainda irá usar um lápis no canto para ajudar a enrolar as folhas de maneira mais facilitada;

Dica: Cole no centro e permita que o lápis deslizar até sair do canudo. Monte 25 canudos que precisam ter o mesmo tamanho. Use três canudos para montar um triângulo, para prendê-los, grampeie em cada um dos cantos. Repita o mesmo procedimento até que consiga mais ou menos cinco triângulos;

Passo a Passo:

  • Una os triângulos utilizando uma linha longa de canudos em fileira, grampeie-os juntos;
  • Utilize canudos na parte de cima e grampeie no lugar;
  • Deixe os triângulos em pé e grampeie as duas pontas juntas. Faça mais um canudo para juntar na última parte, na última quina;
  • Use os cinco canudos que sobraram para montar uma estrela. Grampeie no centro. Esta parte servirá como telhado da cabana.

Para finalizar é só grampear o telhado na cabaninha e cobri-la usando um tecido bem bonito ou até mesmo um lençol e estará pronta a cabana para as crianças brincarem durante as férias todas. 

Passo a Passo com Imagem acesse o link:

http://www.sonholilas.com.br/2008/09/29/cabaninha-com-canudos-de-jornal/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *