Como Tingir Barbante

O tingimento é uma técnica milenar, utilizada sempre de forma química para que modifique a coloração dos fios e fibras têxteis, além de modificar cordões através da aplicação de matérias coradas, bem como soluções de dispersão, este tipo de processo varia bastante pois para cada tipo de fibra têxtil existem diversos corantes específicos que precisam ser utilizados para que o tecido não se desbote ou corra tinta.

Através deste tipo de processo de coloração acontece uma modificação nos tecidos bastante diferenciadas, considerada físico química de substratos de forma que a sua luz refletida possa lhe oferecer uma percepção utilizada de cor. Os produtos que provocam este tipo de modificação nos tecidos são os chamados corantes.

Barbante Tingido

Barbante Tingido

Os corantes que são utilizados nada mais são do que compostos orgânicos capazes de realizar uma coloração diferenciada para substratos de tecidos que poderão ser têxteis ou não, de forma que a coloração deverá ser relativamente sólida a luz e também em tratamentos de umidificação.

Todos os tipos de compostos que são utilizados de substratos têxteis deverão sofrer vários tipos de processos físicos e químicos durante o beneficiamento, e a real necessidade destes processos tem como objetivo principal um melhor aspecto e também a capacidade de tinturear além de oferecer um acabamento específico para este tipo de tecido utilizado.

Através dos setores de tinturaria é que os substratos têxteis deverão sofrer todos os processos de preparação assim como os tingimentos em uma técnica utilizada que se chama beneficiamento.

Barbante

Barbante

Antes de serem preparados os artigos têxteis devem ser cuidadosamente preparados antes que seja realizado um tingimento das peças. Os tecidos deverão passar por um processo que é chamado de preparação ou pré tratamento oferecendo uma eliminação de todas as impurezas de substrato assim como as impurezas como as ceras, pectinas naturais, óleos lubrificantes, gomas, entre outros. Todas as impurezas tanto naturais como artificiais deverão sair do tecido quando ele sofrer o processo de tecimento na tecelagem.

Os tecidos ainda normalmente chegam nas tinturarias em tonalidades de cru. Passando a serem submetidos a processos tanto químicos como físicos que dependerão dos tipos de fibra e também o produto final que se quiser ter.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KrPd2dzzyjs[/youtube]

Os tecidos e também fios deverão chegar nas tinturarias em cru. E poderão passar a ser submetidos a processos tanto químicos como físicos dependendo do tipo de fibra e também produto final que se quiser ter.

Os Métodos de Tingimento

Tingimento em Fibra

Este é o processos que costuma ser utilizado nas fibras mais longas, de lã e filamentos, para que desta forma possam se conseguir artigos mesclados. No caso de se utilizar artigos que sejam sintéticos é possível que se consiga uma coloração que tenha a adição de pigmentos antes da fabricação dos filamentos.

O Tingimento Realizado nos Fios

Este é o processos mais comum de tingimento, e acontece em bobinas, é possível também que eles possam ser feitos durante os próximos processos de fiação. É o mais indicado para criar tecidos listrados, xadrez ou mesmo jacquard. O tingimento realizado dos fios deverá favorecer para que se possam conseguir cores mais ingualizadas. Apesar disto o tingimento favorece para que se possam ter cores mais semelhantes porém oferece alguns problemas com relação as outras técnicas de tingimento. Alguns outros processos também poderão representar um maior gasto no tempo de mão de obra do tintimento. Outra técnica bastante utilizada é o tingimento através de urdume, que nada mais é do que um tingimento feito por urdume aberto ou através de cordas. Ambos os processos deverão ser bastante utilizados para o tingimentos com corantes de coloração índigo.

Tingimento de Tecidos

Este é o tipo de processo mais desenvolvido nos últimos anos devido as grandes vantagens como por exemplo uma maior igualização em todos os comprimentos da peça a ser tingida, contando com um menor desperdício de corantes, e ainda uma menor quantidade de processos que estão juntamente realizados com as operações de beneficiamento dos fios.

Como resultados deverá existir um tecido que possui uma coloração lisa, esta realizada com tecido em corda que irá ocupar um espaço menor, e o tecido poderá ser tingido até mesmo em estado relaxado ou mesmo aberto, não formando os chamados vincos onde é possível se trabalhar no tecido através de todos os processos contínuos de tingimento.

Um processo indicado para tingimentos em lote é o por bateladas, que atua em metragens menores ou mesmo de pouca produção, na mesma máquina ainda é possível se contar com todos os processos de preparação, alvejamento, tingimento e também lavagem. Podendo serr com os tecidos em corda ou abertos dependendo da máquina que se utilizar, sendo assim as mais comuns são do tipo chamado Barca, Jet, flow ou Jigger.

No processo de coloração semi contínuo deverá acontecer a impregnação do tecido com banhos de tingimento realizados por Foulard, depois destes processos o tecido deverá ficar por algumas horas em repouso para reação do corante e ter uma posterior lavagem. Este é o processos chamado de pad batch.

Os processos realizados de forma contínua sempre são indicados nas colorações onde existem grandes produções e também lotes que tenham uma maior metragem e possam ser tingidos. A reação dos corantes com a fibra deverá acontecer de forma acelerada com a adição de vapores ou mesmo temperatura. O tecido então fica pronto para tingir devendo entrar em uma máquina e sair tingindo e lavando. Os processos mais comuns neste sentido são os chamados padsteam com vaporizador para tecidos de algodão e também o chamado paddry que contam com a circulação de ar quente para tecidos sintéticos.

Uma Rápida Classificação dos Corantes

Existem várias classes de corantes, veja a seguir rapidamente algumas das que são mais utilizadas nas indústrias têxteis:

A técnica de celulose que é utilizada em materiais diferenciados como algodão, viscose, linho e ainda rami, são criados corantes reativos, diretos, á tinta, e índigo para esta finalidade.

O poliéster gera corantes considerados dispersos.

A Poliamida onde é preciso se utilizar corantes ácidos e dispersos.

E também a lã onde deverão ser utilizados corantes ácidos e reativos.

Como Tingir Tapete De Algodão Cru

Separamos para vocês algumas dicas e passos a passo de como tingir tapete de algodão Cru.

Antes de tingir um tecido de algodão, é preciso lavá-lo para remover a goma. A nossa dica é, deixe de molho durante duas horas, depois lave bem e deixe de molho novamente. Por fim coloque para secar, sem torcer.

Para o tingimento, vamos ao passo a passo.

1º Coloque água para ferver.

2º Assim que a água estiver no ponto, acrescente o chá, 1 colher de opa de sal e ferva por mais 5 minutos.

3º Após 5 minutos retire os saquinhos, coloque o tecido e deixe ferver por mais 10 minutos.

4º Desligue o jogo e deixe o tecido de molho por mais 20 minutos.

Nossa dica final é: caso queira utilizar novamente o chá para tingimento, conserve-o na geladeira.

Como Tingir Tapete De Algodão Cru

Como Tingir Tapete De Algodão Cru

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *