Como Pintar um Quadro em Casa

Não precisa ser pintor para, literalmente, pintar um quadro ou ter habilidades muito desenvolvidas para sentir este desejo e pô-lo em prática. Se observarmos as grandes obras de arte que a humanidade vangloria, percebemos que cada uma delas tem o toque muito peculiar de quem as pintou, imprimindo assim o seu estilo, a sua personalidade e o seu gosto. E é este traço e este gosto que devemos expressar quando vamos pintar um quadro. Esta doação de nós mesmos é o que nos permite, sem grandes esforços ou aulas longínquas, perdidas na história, pintarmos um quadro.

Primeiro Passo: Decidir o que Pintar. Qual o Estilo?

Inicialmente, deve-se querer pintar um quadro e este precisa ter a sua cara, o seu gosto, ou a cara e o gosto de alguém que pode ser a sua inspiração ou alguém a quem você dará o quadro de presente. Para facilitara sua vida, caso esteja em dúvida em como quer o seu quadro, se com o estilo mais futurista, mais moderno, retrô, tradicional, etc, vale a pena pesquisar um pouco na internet sobre alguns artistas, o que inspirou cada época, ou simplesmente ser criativo, original e imprimir nas telas a sua personalidade e o seu gosto.

Quadro

Quadro

Segundo Passo: Escolha dos Materiais. O quê, afinal, você Precisa Adquirir?

A escolha dos materiais adequados na hora de pintar o quadro faz também a diferença no resultado final, afinal de contas, para um bom resultado, além dos materiais certos e adequados, eles precisam ser de boa qualidade, para garantir o efeito esperado.

Alguns Materiais que serão Necessários

  • Cavalete – Que auxiliam no suporte à tela;
  • Pincéis – São de várias formas, tamanhos e o pincel ideal vai variar de acordo com o tipo de pintura que você irá realizar, pois tem os que são propícios para pintura a óleo ou a base água. O ideal é que você tenha dois tipos de pincéis, o mais fino para dar alguns retoques pequenos e o mais grosso para fazer os traços mais definidos e firmes;
  • Telas – Há algumas observações que devem ser levadas em conta na hora de escolher uma tela.

1- O tecido deve ser natural e de peso médio de algodão cru para assim oferecer maior durabilidade;

2- As barras de madeira precisam ter sido preparadas em forno seco, pois assim garante a estabilidade do bastidor;

3- A superfície deve ser revestida com primário triplo de acrílico livre de ácido;

4- O tecido que recobrir as laterais do bastidor deverá ser sem a presença de agrafos.

Outra coisa que se deve observar também é o tamanho da tela, que vai variar de acordo com a imaginação do seu desenho, pois existem, aproximadamente, 20 tamanhos de telas;

  • Paleta – A escolha da paleta é uma etapa muito importante, pois trata-se da superfície onde serão postas e misturadas as tintas que serão usadas na pintura do quadro e que dará vida à sua imaginação. As paletas existem em vários materiais, preços, tamanhos e qualidade. Ela deverá ser escolhida de acordo com o tipo de tinta que será usada, se será à base de óleo ou à base água, o espaço de mistura que você vai precisar e também se a paleta ficará em sua mão no momento da pintura ou se apoiada em alguma superfície;
  • Cores – A decisão das cores é uma etapa delicada, precisa e muito importante. Para escolher quais cores comprar, é preciso, antes de tudo, ter em mente o que será pintado, pois comprar tintas aleatoriamente poderá gerar um custo desnecessário e o material pode ficar encalhado, caso você não volte a pintar.

O ideal é comprar as cores primárias e aprender a misturá-las para criar outras tonalidades, o que facilita, assim, na matização, surgindo novas cores.

É necessário também, como citado anteriormente, escolher se a tinta será à base água ou óleo;

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uie08VuFyCE[/youtube]

Os itens citados acima são bem específicos e são utilizados pelos artistas plásticos em geral, mais alguns outros itens que não convém citá-los por não se tratar de uma pintura profissional, mas de uma pintura realizada em casa, num momento de descontração e inspiração, por isso, alguns deles podem ser substituídos por muitos objetos que temos em nossa casa, como por exemplo, a paleta de cores pode ser substituída por um prato grande, raso e liso. O cavalete pode ser substituído por uma estrutura ou suporte apenas para sustentar a tela.

Decidido o que pintar e comprados os materiais, então mãos à obra!

Terceiro Passo: Execução do Desejo: a Pintura do Quadro

Indicamos que, antes de começar a pintar diretamente na tela, você realize um esboço num papel com aquilo que lhe vem à cabeça. Posto isso no papel, é hora de analisar se é este mesmo o desenho que deseja. Esse passo é importante se a sua intenção é pintar um desenho específico, como uma paisagem ou uma imagem específica. Mas também não precisa, necessariamente, ser um desenho formal, pois muita gente tem primazia por arte abstrata e pode ser esta, também, a sua tendência.

Ousadia e Beleza

Ousadia e Beleza

Decidindo por uma ou outra, deixe a sua imaginação correr solta. Transmita a sua característica, o seu gosto e a sua alma na pintura. Além de ocupar o seu tempo e lhe proporcionar um grande prazer, a pintura, há muito tempo, é considerada uma das terapias mais fascinantes e incríveis, pois além de ser muito agradável, lhe dá uma sensação de prazer e liberdade inigualáveis.

É lógico quê, diante da falta de prática, nos primeiros quadros você não fará quadros grandiosos como Leonardo da Vincci, Manet, Tarsila do Amaral ou pouco, desenvolvendo essa sua aptidão.

Uma boa dica para você aprimorar o seu talento, que muitas vezes pode estar camuflado diante da correria do dia a dia é entrar num curso básico de pintura. Este, além de lhe ensinar muitas técnicas de pintura, conhecimento sobre telas, cavaletes e principalmente, sobre as tintas, como misturá-las para obter novos tons, vai lhe dar a técnica necessária, que muitas vezes nos falta.

Então é isso, essas foram algumas dicas de como pintar o seu próprio quadro em casa, usando os materiais certos e deixando a imaginação fluir livremente!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *