Como Fazer Um Tear de Madeira

Para quem gosta de artesanato essa é uma oportunidade imperdível: aprender a fazer um tear de madeira. Vamos mostrar o passo a passo de como criar o objeto “caseiro”, um mini tear.

O legal é não só aprender a fazer um tear de madeira, mas com ele, ter a oportunidade de experimentar a arte de tecer. Algumas pessoas desistem da ideia pela dificuldade de encontrar um tear.

A arte de tear é considerada por muitos, mais do que um artesanato, é vista como uma “terapia”, uma vez que desenvolve a criatividade e ajuda a melhorar as habilidades manuais.

Tear de Madeira

Tear de Madeira

Para criar um mini tear em casa, é possível usar somente materiais descartáveis e algumas sucatas, coisas simples e fáceis de encontrar. Madeira é só um dos materiais que dá para usar para construir um tear, mas outros, como o papelão, também são utilizáveis.

Para fazer o mini tear de madeira, que você conhecerá o passo a passo a seguir, não é preciso ter experiência com trabalhos manuais. Basta ter atenção e vontade de fazer e será fácil ter o próprio objeto para aprender a tear. Com ele, será possível fazer tecelagem de pequenas peças, usando: barbante, linha ou lã.

O mini tear é tão simples e divertido de montar, que pode ser um objeto para propor de fazer junto com crianças maiores, para que elas desenvolvam as próprias habilidades manuais.

Veja A Lista dos Materiais Necessários Para Fazer Um Mini Tear!

  • Um pedaço de madeira com as seguintes medidas: 16cm de largura, 20cm de altura e 6mm de espessura. Esse tamanho pode variar, mas se você não tem a menor ideia de como fazer e como usar um tear é melhor optar pelas medidas exatas dessa lista. Peça a um marceneiro que corte a madeira na medida exata.
  • Uma lixa grossa própria para uso na madeira.
  • Uma lixa fina própria para uso na madeira.
  • 1 arco de serra
  • 1 lápis preto
  • 1 trena

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fVZdJC3Xjf4[/youtube]

Todas As Etapas Para Construção de Um Tear:

1- O primeiro passo é limpar a madeira, retirar qualquer imperfeição, que é normal que tenha. Para isso você deverá iniciar lixando o pedaço de madeira com que será feito o tear. Use a lixa grossa nessa primeira fase.

Uma vez que as imperfeições desapareceram, com a lixa fina, você irá lixar os cantinhos da madeira. Outra coisa importante, é com essa segunda lixa, retirar qualquer fiapo de madeira que possa ter ficado, isso é perigoso e pode acabar machucando a mão de quem for usar o tear.

O que conta na hora de lixar a madeira, para que fique bem feito, não é usar a força e sim fazer com calma e atenção, para que fique perfeita.

2- Nas duas laterais menores da madeira, com a ajuda da trena, faça marcações de lápis, que deverão ser a cada meio centímetro em todo comprimento, de uma ponta a outra.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

3- Se você tiver certeza que as marcações estão corretas, poderá fazer os “dentes” na madeira, que são pequeno cortes, em cada um desses pontos feito com lápis, isto é, a cada meio centímetro.

Esse processo deve ser feito com muita atenção, porque deve ser um corte mínimo, praticamente só para marcar, que deverão ser feitos com o arco de serra.

4- Chegou a hora de usar a lixa fina de novo, mas dessa vez, dobre-a e passe em cada um dos espaços criados anteriormente, do meio centímetro. A lixa precisa estar dobrada para automaticamente, lixar em ambos os lados do corte. Caso você não consiga usá-la dobrada, faça de um lado e depois faça do outro. O importante é que ambos fiquem lixos, sem nenhum fiapo.

Atenção: Quando for fazer o trabalho de lixar a madeira é ideal forrar a base que você estiver usando de apoio. O ideal é que seja feito em lugar aberto por causa do pó que sairá do objeto.

5- Terminada a quarta etapa é hora de montar o urdume (fios verticais, que servirão de base para criar uma peça), isto é ,trabalhar com ele.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DIOMySGUH84[/youtube]

Aprenda A Fazer Tapeçarias Com O Seu Mini Tear!

Você pode escolher entre os fios de barbante, de lã ou de linha. Veja o passo a passo, que serve para qualquer tipo de fio escolhido!

1- Comece passando o fio de trás para frente, na primeira fenda, na parte superior, volte-o para trás e passe agora dentro da primeira fenda, na parte inferior. Faça o mesmo processo na segunda fenda, parte superior, seguida da parte inferior, ssmpre girando por trás. Confira se a parte de trás do seu mini tear está ficando enrolada pelo fio, para ter certeza que fez o movimento certo.

2- Use duas cores de fios, uma escura e outra clara, e faça o processo de passá-los, duas vezes com cada uma das tonalidades, alternando, até que todos os “cortes” tenham sido preenchidos. O resultado será de um urdume com fios claros e escuros intercalos: 2 claros, 2 escuros, 2 claros, 2 escuros e assim por diante.

Veja se está tudo bem colocado, se nenhum fio foi mal posicionado.

3- Para não correr o risco de estragar o seu trabalho, amarre bem as pontas dos fios na parte de trás do mini tear.

4- Agora é hora de praticar a tecelagem, os fios verticais estão prontos, o urdume e agora é hora de trabalhar com os fios horizontais. Com a ajuda de uma régua abaixe o primeiro fio vertical e ao mesmo tempo levante o segundo, vá fazendo essa “passagem” até o final. Um para cima outro para baixo com a régua e no final vire-a (em pé), assim ficará bem separado os que foram para baixo e os que foram para cima.

5- Pegue um rolinho de fios, que é chamado de borboletinha, e passe no “caminho” formado pela régua, seguindo a direção da direita para esquerda. Coloque a régua na posição normal e desça ela até a parte inferior do mini tear, sem retirá-la do meio dos fios.

6- Faça o mesmo movimento com a régua feio anteriormente depois passe outro fios, vai repetindo o processo até chegar na parte de cima do tear.

Atenção: Os fios usados devem ser de duas cores, clara e escura, e sempre num rolinho, para fazer cada processo, caminho da régua, sem cortar o fio.

7- Quando estiver pronto é só retirar as alças da peça, aquelas que ficaram presas nos “cortes” e fazer o acabamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ali diz: Todas As Etapas Para Construção de Um Tear. Mas onde estão as medidas, afinal???? Grato e aguardo resposta.

    Alberto Pante 3 de dezembro de 2013 2:25 Responder
  • Gostaria de receber, as medidas para fazer um tear?
    Obrigada

    Carla 17 de setembro de 2014 12:27 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *