Como Fazer um Porta-Chaves

As chaves são itens bastante simples de serem perdidos ou ainda de postos em lugares que jamais pensaríamos, ficando ali guardados por tanto tempo, que preferimos trocar a fechadura e comprar novas chaves. O pior disso tudo é que as benditas chaves sempre somem quando mais se precisa delas, ou seja: quando se está atrasado para o trabalho; quando as crianças têm um consulta médica inadiável; quando estão todos lhe esperando dentro do carro e você não encontra a chave para trancar a casa, e por aí vai.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AEmEtA4DgUo[/youtube]

Claro que todos nós já passamos por situações semelhantes e ficamos reféns de nossa memória ou da memória de nossas familiares na hora de encontrar a chave, o que não foi nada agradável. O melhor, em todos os casos, é ter um lugar certo para deixar todas as chaves: as do carro, do portão da frente, da porta do fundo, da gaveta e tudo o mais. Assim, todos sabem onde deixar e sempre que for necessário elas podem ser encontradas sem constrangimento ou dificuldade.

Então, que tal ter em casa um porta-chaves, e melhor ainda, um acessório criado por você, feito do seu jeito, com sua estampa e cores preferidas? Isso é bem legal e ainda rende um passatempo bem diferente, fazendo-o esquecer da correria do dia a dia.

O artesanato é sempre bem-vindo, e para fazer um porta-chaves bem legal, divertido e diferente você irá precisar de materiais simples e fáceis de serem encontrados, além de uma dose de imaginação e paciência, para colocar em prática toda a sua veia artística.

Acomodar as Chaves Usando Um Porta-chaves Artesanal

Para ajudar a todos que estão cansados de perder suas chaves e se desesperar com isso, separamos algumas dicas de como fazer seu próprio porta-chaves artesanal, que pode ser colocado próximo à porta de entrada e assim, logo que se chega em casa, as chaves já podem ser ali deixadas, sem que fiquem jogadas por todos os cômodos da casa. Caso queira, você pode até mesmo pendurar um saquinho enfeitado ou uma meia, para aproveitar e colocar ali também o celular.

Qualquer porta-chaves pode ser feito a partir do uso de alguns materiais como MDF, madeira ou biscuit, e ainda que seja tudo enfeitado a partir da utilização de várias técnicas, como decoupagem, pintura, uso do EVA, feltro, e ainda outras.

Depois de confeccionar e decorar o porta-chaves basta pendurá-lo na parede do escritório ou da casa, e, desta forma, terá sempre as chaves organizadas sem que passe pelo transtorno de não se lembrar onde as guardou.

Materiais Usados

  • Verniz de Madeira, preferencialmente na cor escura
  • Folhas de Jornal velho
  • Pincel Chato
  • Alguns Pedaços de madeira com aproximadamente 01 cm de largura
  • Tinta na cor escolhida para o artesanato
  • Furadeira
  • Ganchos pequenos de bronze, que serão usados para prender as chaves
  • Fita

Passo a passo

Como Fazer

1- Use as folhas de jornal para forrar sua área de trabalho para não fazer uma desagradável bagunça. Pegue seu pedaço de madeira e, com a ajuda do pincel para a pintura e ainda o verniz escuro, cubra toda a área da madeira com o verniz, tomando cuidado para não deixar algum espaço sem cobertura. Aguarde algumas horas até que a peça esteja completamente seca, e, somente depois siga para a próxima etapa.

2- Caso o verniz não atinja a cor tão escura quanto você queira, dê uma nova aplicação do produto, aguarde secar, até que atinja a coloração pretendida. Depois que a madeira estiver totalmente seca, com a ajuda da furadeira, faça furos na parte de cima à esquerda e ainda a direta da madeira, para que ali sejam colocados os ganchos para as chaves. Caso fique alguma parte meio arrebitada, com uma lixa fina, acerte todas as arestas da peça, com bastante cuidado, e, caso o verniz seja removido, pinte apenas a parte que sofreu a lesão.

3- Agora, com a tinta na cor escolhida, e o pincel, pinte seu porta-chaves usando qualquer técnica de pintura que conheça, ou, se preferir, faça colagens de lugares turísticos do mundo, cole flores, personagens infantis e tudo o mais que sua imaginação permitir. Seja bastante criativo nesse momento, deixe sua peça totalmente personalizada, fazendo a decoração da forma e do jeito que achar melhor. Aguarde até que a decoração tenha secado por completo, e siga para a etapa seguinte.

4- Prenda o gancho na madeira, no primeiro lugar que foi furado, tudo com bastante cuidado para não estragar a pintura que fora feita anteriormente. Se precisar de ajuda, use para isso a furadeira, e prenda todos os demais ganchos à madeira. Tenha cuidado para não colocar ganchos demais e deixar a peça com excesso de informação, e deixar ainda as chaves todas enroscadas umas as outras. O ideal é que sejam colocados até 06 ganchos, com espaço de aproximadamente 03 centímetros entre um e outro.

5- Usando o lado direito da madeira, passe um pedaço de fita, então, passe o fio usando a parte da frente da perfuração até atingir o outro lado, e lá é necessário que se dê um nó, para que o mesmo esteja bem firme. Repita o mesmo procedimento usando o lado esquerdo da peça já montada.

O lugar mais recomendado para se deixar um porta-chaves é bem próximo à porta de entrada da residência ou escritório, facilitando a observação. Se preferir, deixe próximo um porta correspondências e um porta-celular, assim, tudo o que você precisa estará sempre à mão, sem que você precise procurar na casa toda.

É interessante que se tenha um porta-chaves para as crianças colocarem também suas chaves, de preferência em um lugar que seja acessível. Com isso, os pequeninos também saberão da importância que tem a organização, e criarão o hábito de organizar seus pertences. Além disso, para elas, é importante que as chaves venham com identificação, para que possam usá-las com a certeza de que atingirão seu objetivo.

Se quiser, monte seu porta-chaves de maneira diferente, usando outros materiais tanto na decoração como na fabricação da peça, lembrando que a o formato mais usado é o quadrangular, mas nada impede que você monte um em formato triangular ou circular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *