Como Fazer Travesseiro de Pescoço em Formato de U

Quando chega o momento de viajar, seja de ônibus, carro ou avião, é muito importante contar com um bom travesseiro de pescoço. Esse item oferece um descanso e um conforto para o pescoço, pois repare que numa viagem longa essa é a parte do corpo que mais sofre com os solavancos da estrada ou simplesmente por ficar muito tempo na mesma posição.

Travesseiro em U

Travesseiro em U

Se você viaja com frequência ou deseja ter um travesseiro de pescoço para usar no dia a dia no seu sofá ou cama confira as nossas dicas de como fazer um modelo desses em casa. Pode ser muito mais simples do que você imagina fazer o seu travesseiro de pescoço e relaxar.

Travesseiro de Pescoço

Em geral os travesseiros de pescoço têm a forma de U para conseguirem dar suporte e conforto para a cabeça. É possível encontrar espuma em forma de U para colocar nos travesseiros em lojas de tecidos, se preferir pode usar fibra para deixá-lo mais macio ou então enchê-lo de arroz para que fique no formato do seu pescoço.

Quem desejar um travesseiro feito de algodão pode usar um material macio e elástico como aquele de moletons, microfibra ou então malha de camiseta. A dica é ter um tecido que seja um pouco maior do que o dobro do tamanho do travesseiro que você pretende fazer.

Conforto Durante Viagens

Conforto Durante Viagens

Tutorial de Como Fazer Travesseiro de Pescoço

Materiais Necessários

  • Tecido
  • Linha de costura que combine com o tecido
  • Lápis, caneta ou giz
  • Espuma, fibra de enchimento ou arroz
  • Fita métrica Tesoura
  • Alfinetes retos
  • Máquinas de costura
  • Agulha de costura à mão

Como Fazer

Passo 1 – O primeiro passo é dobrar o tecido ao meio com os lados corretos se encontrando. Em seguida desenhe uma forma em U que seja pouco maior do que o tamanho do travesseiro que você tenha. Se preferir pode fazer o download de um padrão para te ajudar.

No caso de quem já está usando uma espuma em formato de U a dica é colocá-la sobre o tecido e desenhar uma linha de aproximadamente uns 5 cm ao redor do contorno.

Passo 2 – Corte então as duas camadas de tecido e com a ajuda de alfinetes junte-as.

Passo 3 – Costure as camadas do travesseiro juntas deixando apenas uma borda externa na parte de baixo do travesseiro. Se você está usando a espuma em forma de U deverá deixar uma abertura maior enquanto que uma abertura de 7,5 cm já seria suficiente para um travesseiro com os outros tipos de enchimento.

Passo 4 – Corte pequenas tiras de costura nas bordas curvas do travesseiro com cuidado para não cortar a própria costura. Reduza as costuras, pois isso facilitará virar o travesseiro do lado certo e as bordas ficarão mais suaves.

Passo 5 – Vire o seu travesseiro do lado certo e recheie com a espuma, fibra ou arroz.

Passo 6 – Em seguida vire as bordas da abertura do travesseiro para dentro para que as pontas que estão sem acabamento fiquem para dentro do travesseiro e então prenda usando um alfinete.

Passo 7 – Costure à mão a abertura usando um ponto em chicote.

Outras Possibilidades Para Fazer Travesseiro de Pescoço

O travesseiro de pescoço em forma de U pode ser uma excelente alternativa para quem fica receoso numa viagem de avião, pois ajuda a relaxar durante o percurso. Além disso, esses travesseiros podem ser usados para fins ortopédicos ou simplesmente para relaxar assistindo ao seu programa favorito na TV.

O formato de U ajuda para que esses travesseiros se encaixem de forma confortável na parte de trás do pescoço com a extremidade que é aberta na frente, isso evita que a cabeça fique deslizando numa posição desconfortável e que prejudique o seu sono. Esse tipo de almofada ainda pode ser usada para aliviar o estresse e relaxar o pescoço além da coluna vertebral.

Variados Modelos

Variados Modelos

É possível encontrar lojas que oferecem os travesseiros de pescoço em forma de U, mas claro que dependendo do que você deseja pode fazer o seu próprio travesseiro em casa. Confira abaixo mais um tutorial de como fazer o seu travesseiro de pescoço e aproveite todos os benefícios dessa peça.

Como Fazer

Passo 1 – O Corte do Tecido: Comece dobrando o tecido ao meio e junte os seus lados, lembre-se que o tamanho deverá ser maior do que aquele desejado no final da confecção da peça. Para te ajudar é possível consultar alguns livros de costura com moldes e padrões para fazer o seu travesseiro de pescoço. Quem estiver usando espuma deve colocar numa tela e desenhar uma linha em volta de mais ou menos uns 2 cm maior do que o travesseiro.

Passo 2 – Costurando os Pedaços: Depois de cortar duas camadas de tecido tão bem quanto você conseguir (use uma tesoura afiada) costure-os juntos deixando uma abertura na borda externa da forma de U. Quem estiver usando espuma como recheio para o travesseiro de pescoço deve deixar uma abertura maios de mais ou menos uns 3 cm de comprimento.

Passo 3 – Fazendo Slits: Sem fazer corte através da costura faça pequenas fendas na costura em torno das bordas curvadas. Isso vai fazer com que se torne mais fácil virar o travesseiro com o lado direito para fora. Além disso, ainda vai assegurar que os bordos da almofada de pescoço fiquem lisas.

Passo 4 – Enchendo o Descanso: Após virar o travesseiro do lado direito para fora coloque a espuma de arroz ou então o recheio de fiberfill. Embale o recheio no preenchimento até que o travesseiro fique firme e deixa mais ou menos 1 cm de espaço na abertura. Quem preferir pode usar arroz para preencher o descanso, para isso misture um pouco de arroz branco com ervas aromáticas como, por exemplo, lavanda ou canela esmagada.

Passo 5 – Colocando nas Arestas: Nesse passo deveremos dobrar as arestas do travesseiro para dentro para fixá-lo num conjunto para que não fiquem visíveis. Ponto para trás e para a frente, de uma ponta a outra até que a abertura esteja totalmente fechada. Lembre-se de amarrar seu segmento com um bom nó para que ele não abra mais tarde. Depois fazer uma costura dupla para o descanso de arroz para evitar que os grãos escapem.

Moldes de Travesseiro de Pescoço

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito legal

    lidiney 13 de novembro de 2014 16:43 Responder
  • Ai nem me fale de dor nas costas, passei por momentos bem dif

    Anônimo 17 de janeiro de 2015 4:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *