Como Fazer Tapetes Com Retalhos

Assim como decorar a casa, usar a criatividade nas horas de criar um ambiente mais aconchegante e bonito tanto com a disposição dos objetos como na criação deles é sempre muito inspirador e divertido. Sem contar que deixa o ambiente com uma cara única, e isso pode acabar se tornando até fonte de renda extra.

Também dá pra fazer muitas coisas com materiais recicláveis, coisas que iriam ser jogadas fora e com o uso de ideias e criatividade tá pra transformar “lixo” em peças incríveis. Decorar a casa acaba se tornando uma das coisas mais relaxantes e quem tem habilidades manuais e gosta de artesanato vai gostas dessas dicas para aprender a fazer um tapete com retalhos.

Então, para você que gosta de reaproveitar materiais e criar coisas novas, peças ou objetos diferenciados, aproveite essas dicas:

Tapete Trançado

Esse modelo de tapete é feito com retalhos, mas eles ficam trançados e super modernos. Para fazê-lo você vai precisar de:

Materiais

  • Retalhos de tecidos coloridos
  • Um retângulo (ou a forma que você quiser e o tamanho também são de sua escolha) de papelão, mas tem que ser aquele mais resistente, mais grosso.
  • Agulhas grossas, pode ser as de tapeçaria,
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Caneta
  • E régua

Passo a Passo

Primeiramente você precisa riscar o papelão, então você pode medir na borda deles, e cortará como se fosse uma franja, tirinhas de 1 cm, mas nas bordas você deixa uma tira mais grossa com uns 2 cm. Isso serve para que o papelão fique mais firme. Essa franja é onde você vai prender as tiras de retalho, então elas podem ter uma profundidade de até uns 5 cm.

Depois que você cortou as franjas por todas as bordas do papelão, é necessário fazer as tiras com o retalho. Tudo depende do tamanho de papelão que você pretende usar. Corte o retalho sempre um pouco maior para sobrar um pouco de tecido. Em seguida comece a encaixar na vertical, as tiras de retalho entre as franjas do papelão. Faça isso de um lado e do outro em linha reta. 

Em seguida você vai trançar as tiras na horizontal. Por exemplo, em sentido contrário você também irá encaixar as tiras de retalho de um lado, mas para chegar do outro lado, com as agulhas de tapeçaria você vai trançar até chegar ao outro lado para prender na outra franja. Sempre um por cima e um por baixo, e deve-se intercalar com a da fileira do lado, se você começou em uma fileira por cima, a outra deve ser começada por baixo, e assim por diante.

Para dar acabamento, esconda os pedaços de papelão que formam a franja, para dentro da parte trançado, sem que eles fiquem aparecendo. Assim as pontas das tiras de tecido ainda vão ficar para fora, nesse caso corte as sobras de pano e está pronto o tapete. Evite colocá-lo no banheiro, pois o papelão não resiste muito a água ou ambientes úmidos.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=KyQR9uHsfos[/youtube]

Tapetes com Retalhos de Malha

Material

  • 1000 tiras de tecido (ou mais) na medida de 2,5 cm X 13 cm
  • Uma tela antiderrapante, também pode variar o tamanho de acordo com a dimensão que você quer, mas pode ter uma medida média de 45 cm X 70 cm mais ou menos

Passo a Passo

Depois que você já recortou todos os tecidos em tiras, você vai pegar a tela e começar a passar uma tirinha por cada um dos buracos dela. Fazendo com que a tira fique com os dois lados para cima, ou seja, vai passar por um buraco e passar de volta pelo buraco do lado.

Nessa etapa você pode fazer de duas formas, apenas passar e deixar os retalhos dessa forma, ou dar um nozinho. O nozinho é bom, pois irá fixar melhor os retalhos, porém você terá de colocar o dobro de retalhos para que o tapete fique bem cheio e dar o efeito mais bonito. Sem dar o nó você pode pular alguns buracos que o resultado ainda será cheio.

Dicas

Uma dica legal nesse tipo de tapete é que você use malha mesmo, pois é um tecido que não desfia quando cortado. E, além disso, ele pode ser comprado por quilo saindo mais barato. Caso você tenha toalhas velhas em casa, a malha também pode ser substituída por esses tecidos de toalha. É um fim criativo que você dá para toalhas muito gastam e são super confortáveis para se pisar no chão do banheiro.

Além dessas ideias você também pode fazer desenhos com a disposição das cores nos tapetes. Combinações de branco e preto são ótimas para esse tipo de ideia. Para ficar mais fácil você pode fazer o desenho antes da tela e depois ir acompanhando o desenho com as cores pintadas na tela.

Outra técnica que utiliza retalhos também e dá pra confeccionar vários modelos de tapete é o patchwork. Esse exemplo pode ser usado na criação de desenhos também ou não, mas a principal técnica é a junção de pedaços de tecidos através de costuras feitas a máquina ou a mão mesmo.

Use tranças de tecidos de cores diferentes para intercalar um tapete de tecido trançado. Fica ainda mais colorido, é simples e fácil de fazer e bem rápido.

Se forem fazer tapetes para ambientes como banheiro ou piscina, utilize sempre na base um material que seja antiderrapante, tapetes geralmente escorrega muito sobre pisos, para evitar acidentes, procure sempre esse tipo de material que garante um pouco mais de segurança.

Muitas pessoas também gostam de misturar diferentes tipos de tecido nos tapetes amarradinho. Isso não gera problema algum, mas tente escolher tecidos que não soltem tinta e não desfiem muito. Senão a vida útil do seu tapete dura menos tempo por causa dos espaços vazios que vão se acumulando por causa de tecidos que desmancham mais fácil.

Utilizar tecidos que não aderem muita sujeira é uma das dicas essenciais. Tapete fica sujo muito rápido, pois todos costumam limpar os pés nele. Confeccionando-o com panos que não grudam sujeira, facilita muito na hora de lavar, e como você não tem que esfregar muito para que ele fique limpo, também dura muito mais tempo.

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *