Como Fazer Tapete Amarradinho de Barbante
Os tapetes amarradinhos de barbante são peças lindas e que conferem muita elegância para sua casa. Podem ser usados em qualquer lugar da casa, como na entrada da casa, em cima de mesas ou móveis, etc. Fica demais em qualquer lugar, E os modelos são os mais variados possíveis. Com criatividade, você pode fazer os tapetes mais lindos para sua casa ou, até mesmo, para vender. São uma ótima fonte de renda, pois pode ser vendido em feiras, lojas e na sua própria casa. É um trabalho totalmente manual, não necessita de nenhuma ferramenta especial além de uma agulha específica e tesoura.
Crochê
A técnica utilizada para fazer os tapetes de barbante chama-se crochê. É muito simples de fazer. Para esse artesanato, usamos uma agulha especial com um gancho na ponta. Os pontos são feitos em forma de trançados. Para produzir as peças, é necessário apenas escolhe a linha que vai precisar (barbante barroco, fio 100 % de algodão, fio de algodão com viscose, perlé ou fio 100% poliéster), agulha de crochê de acordo com a espessura da linha escolhida (as agulhas variam de 2 a 7 mm), tesourinha e gráficos de crochê, facilmente encontrados na internet ou em revistas.
Os quatro pontos principais do crochê são:
- O ponto correntinha: é o mais simples e fácil de aprender. É considerado o ponto base do crochê. Pois é a base para iniciar qualquer trabalho. Sua abreviação nos gráficos é “corr”. O vídeo abaixo mostra o passo a passo de forma bem detalhada:
- O ponto baixo: ponto muito usado para arrematar as bordas, É bem útil para áreas fechadas, mas serve também como base para pontos abertos. E quando se quer pontos mais fechados e firmes. Sua abreviação é “p.b”. Veja no vídeo abaixo:
- O ponto baixíssimo: bem parecido com o ponto baixo. Por ser um ponto muito delicado, é mais indicado para finalizar os trabalhos, emendar as carreiras e andar sobre os trabalhos, pois é um ponto sem volume. A abreviação desse ponto é “p.bxmo”. Veja no vídeo abaixo:
- O ponto alto: é um ponto muito importante no crochê. Ele ajuda a acelerar a produção da peça e agrupar com outros pontos. Muito bom para criar relevos. Além disso, a partir dele é possível criar o ponto alto duplo e o ponto alto triplo. A abreviação é “p.a.”. Veja o vídeo abaixo:
Com esses quatro pontos básicos do crochê, é possível confeccionar os mais variados modelos de tapetes.
Tapete de Barbante Passo a Passo
Vamos fazer o passo a passo de um lindo tapete de barbante. É super fácil! Veja abaixo a relação de materiais necessários:
- Agulha para crochê de 4mm
- Barbante 6
- Agulha de tapeceiro
- Tesourinha
Agora Aprenda Como Fazer:
- Faça a laçada inicial, depois um círculo mágico, suba 3 correntinhas e 12 pontos altos dentro do círculo.
- Todas as carreiras devem ser arrematadas com ponto baixíssimo no primeiro ponto alto dessa carreira.
- Em seguida, subimos 2 correntes e fazemos 2 pontos altos para cada ponto de base. Arremate. A soma é de 24 pontos.
- Agora, subimos 2 correntes e fazemos 2 pontos altos. Em seguida, seguimos a sequência de um ponto alto, dois pontos altos, um ponto alto, até o fim.
- Agora, arrematamos 36 pontos. E escondemos os fios que sobrarem dentro dos pontos.
- Quando terminar de fazer todos os círculos que deseja para seu tapete, faça a união com a agulha de tapeceiro.
Você pode conferir o passo a passo desse tapete acessando o LINK
No vídeo abaixo, temos o passo a passo de um lindo tapete de barbante e muito fácil de fazer: