Como Fazer Ponto Russo Em Toalha de Banho
Uma técnica muito interessante de bordar é o chamado “ponto russo”. E ela já é usada há muito tempo. Os primeiros a usarem esse ponto foram os antigos egípcios. Para isso, eles usavam ossos ocos de asa de pássaro no lugar de agulhas.
O bordado ponto russo foi usado durante a Idade Média, por toda a Europa, na decoração de roupas e nos painéis eclesiásticos. Essa técnica, durante em épocas mais modernas, chegou a ser associada ao bordado de imigrantes russos. E várias gerações foram aprendendo o ponto russo, até chegar nos dias de hoje, em que a técnica continua sendo ensinada.
Atualmente, esse ponto é feito usando inúmeros materiais. E pode também ser empregado nas mais variadas aplicações. Pode ser usada em peças de tapeçarias, onde são costuradas posteriormente; ou podem ser usadas para uma aplicação separada.
Fazendo Ponto Russo Em Toalha de Banho
Abaixo, mostraremos o passo a passo de como fazer o ponto russo em toalha de banho. Continue lendo:
Materiais necessários:
- Agulha específica para ponto russo
- Linha especial para o ponto russo
- Tesoura
- Bastidor (contém 2 partes que se encaixam uma na outra)
- Caneta
- Tecido de linho na cor branca
- Risco ou desenho
Ponto Russo Em Toalha de Banho
- 1º Passo: comece traçando o risco (ou o desenho) para o tecido de linho. Copie o desenho todo. O mais indicado é iniciar o risco pelo dentro, indo em direção as bordas.
- 2º Passo: depois de terminar de copiar o desenho, é hora de pegar o bastidor e desapertá-lo. Afrouxe até que as duas partes estejam separadas.
- 3º Passo: desencaixe as duas partes do bastidor.
- 4º Passo: estique bem o bastidor e faça com que o desenho fique bem centralizado no aro menor da madeira.
- 5º Passo: após esticar bem e centralizar o tecido, é o momento de juntar o aro maior, fazendo com que ele fique bem ajustado.
- 6º Passo: escolha a cor que deseja trabalhar e corte cerca de 2 metros de linha em cada vez que for usar, dependendo do tamanho do seu desenho.
- 7º Passo: passe a linha pela agulha e faça um nó duplo no final da linha, para que ela não se solte.
- 8º Passo: comece bordando pela parte central do risco.
- 9º Passo: a agulha deve entrar na parte traseira do bordado. E é fundamental que o nó fique sempre escondido na parte traseira do bordado.
- 10º Passo: logo que a agulha for introduzida no tecido, deve-se fazer um ponto parecido com o ponto reto. É preciso iniciar e terminar sempre no contorno do desenho (risco).
- 11º Passo: o ponto seguinte deve ser feito bem próximo ao ponto anterior. E assim por diante. Mas é preciso tomar cuidado para que os dois pontos não fiquem no mesmo buraco, ou seja, um sobre o outro.
- 12º Passo: continue fazendo assim até que todo o espaço tenha sido preenchido.
- 13º Passo: todas as vezes que uma parte do bordado for finalizada, é preciso arrematar na parte de trás com um nó e cortar a ponta desse nó.
- 14º Passo: faça o mesmo procedimento acima para todas as cores que for usar. Escolha cores bonitas, que valorizem o seu trabalho.
- 15º Passo: finalizado todo o risco, desaperte o bastidor, e retire o tecido. Corte-o para que toda a sobra seja retirada e costure na tolha de banho, no local que você reservou para isso.
DICA: para que o bordado não desfie antes de ser aplicado à toalha, pincele um pouco de Termolina leitosa na frente e atrás do tecido bordado. Espere até terminar de secar, corte-o e aplique na toalha. A termolina ajudará a impermeabilizar o tecido, cortar e aplicar o tecido bordado.