As técnicas artesanais são inúmeras e todas elas são capazes de deixar qualquer simples objeto com uma cara nova e bonita, pronto para enfeitar e embelezar qualquer tipo de ambiente, desde o mais simples até ao mais sofisticado. Dentre estas inúmeras possibilidades estão os mosaicos, que são coloridos e trazem uma nova roupagem ao objeto. Porém, não há apenas os mosaicos convencionais, mas ainda os falsos mosaicos.
Falsos Mosaicos
Os mosaicos são formas de decoração facilmente reconhecidas, independentemente das pessoas, e nada mais é do que um aglomerado de peças pequenas que quase sempre são coloridinhas para proporcionar uma maior evidência, esse ajuntamento de peças tem como principal foco conseguir uma composição certa, que pode ser figuras abstratas ou um desenho. Claro que essas designações já eram de ser conhecimento, mas será que você consegue saber a diferença entre um falso mosaico e um mosaico verdadeiro?
A técnica que oferece um falso mosaico vem numa crescente, especialmente difundida entre artistas que preferem uma decoração simples. Não é complicado de se difícil entender o motivo dessa técnica tem conseguido tanto espaço nos últimos tempos. Principalmente entre os artistas iniciantes, que não se valem de muita experiência, e ainda assim conseguem colocar a prova toda sua criatividade com a técnica.
A Diferença Entre O Falso E O Verdadeiro
A diferença entre o falso e o verdadeiro mosaico está no material usado para empregar a técnica, pois os mosaicos “verdadeiros” são conseguidos através do uso de conchas, pedras, e até mesmo papel, fazendo uma composição. Ao contrário disso, os falsos fazem uso somente de pingos de tinta, tornando o trabalho muito mais acessível, e fácil de ser concluído e até mais em conta financeiramente.
Vantagens e Desvantagens
A primeira vantagem é o preço, e além dela ainda podemos destacas o resultado final que não apresenta grandes alterações entre os dois modelos, a diferença pode apenas ser notada por pessoas que estão habituadas a fazer as práticas e conhecem ambas as técnicas.
Onde Usar O Falso Mosaico
Muito utilizado em ambientes diversos ambientes, especialmente nos residenciais o falso mosaico vem ganhando grande destaque, já que é perfeito para repaginar determinados moveis proporcionando grande modernidade aos mesmos, sendo perfeito a quem não tenciona investir em moveis artesanais, trazendo a ele grande personalidade.
Além de poder ser utilizado nos móveis, a técnica do falso mosaico pode ser usada também em vários objetos, como caixas de madeira, porta-maquiagem, portas copos e em demais objetos, deixando-os únicos e alegres.
Como Criar O Falso Mosaico
Para montar seus próprios mosaicos é preciso escolher primeiro o tipo de figura ou imagem que pretende reproduzir, é possível se montar uma gravura a partir do zero ou ainda adquirir ou buscar uma figura em formato de mosaico (o que pode auxiliar bastante na produção), essas figura que já estão prontas já possuem o formato de quadrados pequenos ou figuras e dessa maneira compor a imagem.
Como Fazer O Falso Mosaico
Caso sua ideia seja a de montar uma caixa usando esse tipo de mosaico, lembre-se que a imagem ou figura deve ser aplicada diretamente sua superfície. Para ajudar na montagem do mosaico é preciso primeiro pintar a caixa de uma cor que auxilie na adequação do desenho, depois de fazer a pintura será necessário passar a cola em toda a extensão do objeto em que será feito o mosaico. Para isso, faça uso de um pincel chato ao aplicar a cola, isso ajudará a espalhar bem melhor o produto.
Caso opte por utilizar a figura já pronta é fundamental que se tome cuidado para não deixar que se crie bolhas no papel, pois isso poderá prejudicar demais o aspecto do desenho. Uma boa maneira de se conseguir evitar esse problema é usar um saco plástico e fino e pressionar a gravura na superfície do objeto.
Depois de cumprir com todas essas etapas, já é possível se dar inicio à aplicação do falso mosaico. O processo criativo pode se iniciar a partir do momento que se faça o preenchimento dos quadrinhos usando a tinta relevo transparente, sendo fundamental prestar bastante atenção para que a tinta não saia de seu limite e acabe caindo em outro quadradinho.
Até essa etapa não será possível se perceber a comparação feita com o mosaico verdadeiro, o passo seguinte é que proporciona o charme da peça. Agora é hora de fazer a aplicação do verniz brilhante que possua base de água, ele proporcionará o efeito de mosaico verdadeiro.
O produto deve ser aplicado usando um pincel e ainda quantas demãos forem preciso, até que se fique inteiramente satisfeito com o resultado. Depois de cumprida essa etapa e desde que a peça esteja seca é possível aproveitar mais de sua arte.
Mais Peças
Há diversas técnicas e modos de se fazer o falso mosaico, sendo possível usa-las em nos mais variados objetos, por isso, veja abaixo determinadas ideias e ainda seu passo a passo para decorar e fazer com que sua casa fique mais bonita e ainda tenha a sua cara.
Uma das dicas para a decoração que pode ser mais aproveitada é a utilização de discos velhos de vinil, o que pode proporcionar uma opção de decoração excelente quando utilizada sobre balcões e mesas, veja como é simples e prático para criar seu disco mosaico!
Materiais Necessários:
- 01 disco de velho de vinil
- Um vidro de Tinta acrílica preta
- Um vidro de Tinta relevo brilhante: laranja, azul e branca.
- Um pincel chato desde que tenha cerdas macias e ainda um pedaço de papel
- 01 assadeira em tamanho médio
Passo a Passo
- -Para fazer seu disco você deve iniciar colocando água para ferver dentro da assadeira e nela mergulhar um dos lados do disco, isso fará com que esse lado fique amolecido. Depois remova o disco da água em usando a mão molde o mesmo até que fique com aba. Isso deve ser feito nos demais lados do disco, ao final ele deve ficar parecido com um prato quadrado.
- -Para a pintura, deve-se pintar todo o meio do disco usando a tinta acrílica preta. Depois de seco, pegue um pedaço de papel, prenda no verso e no centro do e segure, assim você montará as “pedras” que formarão o mosaico, a própria tinta fará com que os pedaços de papel se grudem ao fundo.
- -Usando a tinta azul faça vários pingos numa metade do meio do objeto, na outra você pode começar a fazer a mesma coisa usando a tinta laranja. Nas laterais usa-se a tinta branca.
- -Para finalizar repita o mesmo procedimento na outra metade do disco, para proporcionar um detalhe diferente, intercale as cores laranja e azul, formando um mosaico de verdade!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JWtnF5L0muE[/youtube]
tem que ter mais criativideades