Como Fazer Luminária De Papel

A decoração é um universo bastante amplo e milhões de objetos podem ser feitos com o aval do artesanato. Esta arte é a principal responsável pelos objetos de decoração mais criativos e originais que existem. A melhor gratificação deste meio de expressão é ter produtos feitos com as mãos dentro da sua própria casa! Isto foi o que aconteceu com as luminárias, que deixaram de ser compradas, para serem feitas pelos artesãos mais criativos do mundo. Foi ai que surgiu a novidade do momento: A luminária de papel! Confira aqui, neste artigo, como criar a sua”

Como Fazer Luminária De Papel

Como Fazer Luminária De Papel

O Papel

O papel é um material amplamente usado no artesanato e ele pode ser feito com diversas texturas, já que é produzido através de fibras vegetais. De um ponto de vista mais químico do que propriamente físico, o papel é feito por pontes de hidrogênio, os quais constituem uma pasta fibrosa, usada para fazer o material mais amado do artesanato. O principal ingrediente para a produção de papel é a celulosa, extraída das madeiras das árvores e dos pinheiros. Por isso, este material vêm sendo o grande responsável pelo desmatamento em massa ocorrido no Brasil e no mundo nos últimos tempos.

O Papel

O Papel

Uma Alternativa

Por causa do grande crime que é causado contra as árvores para produzir o papel como ele é, uma alternativa surgiu: “Porque nós artesãos, não usamos o papel de arroz?”. O papel arroz é o principal ingrediente para a produção de luminárias japonesas por exemplo, que criar um efeito de iluminação quase que perfeito para quem gosta deste tipo de decoração.

Quem está de olho em uma alternativa mais econômica para a produção de uma luminária de papel, o material mais aconselhável é o papel-arroz.

Uma Técnica Versátil

O papel é um material muito versátil para a produção de luminárias, além de diminuir bastante o custo de criação. Ela pode decorar diversos locais em temas variados. Abaixo, seguem os lugares onde as luminárias de papel, tanto para colocar no teto, na mesa ou sendo um mero abajur de canto, podem estar para iluminara sua decoração:

  • Lavabo, quartinhos de empregada e locais bem pequenos dentro de casa
  • quartos, sejam eles espaçosos ou não, de crianças ou para adultos
  • Em cima da mesa de jantar ou no centro da sua cozinha
  • Sob o criado-mudo, usado para a leitura
  • Acima do futon para criar um estilo mais rústico

Combinando Cores

Uma das vantagens de se ter uma luminária de papel em casa é a combinação de cores que ela pode fornecer para os decoradores. A sua parede pode estar pintada da cor que você quiser, sempre vai existir um papel com aquele mesmo tom ou pelo menos com coloração bem parecida para não estragar a ideia e muito menos o tema do ambiente. Além do mais, a decoração pode ser incrementadas com quadros, colchas, futons,mesas, cadeiras poltronas e tudo o que for para casar com as luminárias de papel e as suas cores.

Criando a Sua Luminária De Papel

Para começar a idealizar e construir a sua própria luminária de papel, seja ele qual for, de uma olhada no passo a passo logo abaixo, mas não deixe de conferir antes o material que você irá precisar para o processo:

Material Necessário

  • Um estilete para recortar
  • Régua
  • Suporte para corte ou uma proteção de bancada
  • Cola branca ou bastão
  • Soquete
  • Lâmpada
  • Papel colorido de diversos tamanhos (Para deixar a luminária mais resistente, use papéis de gramatura maior do que o tamanho que você deseja criar o seu objeto.)

Como Fazer ?

Este é um processo muito simples de ser produzido, mas não é indicado para crianças realizarem sozinhas por causa do uso constante do estilete para recortar o papel e criar a luminária em si.

Para começar,  coloque uma proteção da mesa para evitar danos na mesma. Feito isso, comece a recortar o papel colorido com a ajuda do estilete. Usando um espaçamento de 1 cm, vá recortando espaços vazados no próprio papel a fim de criar um design personalizado. Faça triângulos, círculos, desenhos ou tudo aquilo que você desejar.

Em uma das bordas do papel já recortado, deixe uma sobre de no máximo 5 cm. Este será o local onde a cúpula da sua luminária será fixada. Preste atenção nas medidas para que nada saia errado e a sua luminária possa ficar linda e bela no espaço que você escolheu para ela.

Após todas as etapas anteriores, feche o papel em formato cônico, juntando uma borda na outra. Meça a circunferência do seu soquete para que ele possa ficar bem fixo na sua luminária, sem correr o risco de escorregar, acabando com todo o seu trabalho. Não esqueça de colar bem as pontas e deixa-las secando por um bom período de tempo.

Agora que o seu lustre está pronto, é só usar uma lâmpada econômica e decorar quyalquer cantinho da sua casa.

Dicas Para Personalizar

Não sabe como personalizar a sua luminária de papel? Confira abaixo algumas dicas para trabalhar bem a criatividade e a imaginação!

  1. Pinte a sua luminária com tinta de aquarela. Desenhe peixinhos, as cores da bandeira do Brasil, faça desenhos que estejam relacionado com o seu time do coração e que tal fazer bolinhas pretas para imitar uma joaninha? A aposta de que os pequeninos gostem é grande!
  2. Enfeite a sua luminária com borboletas, faça figuras geométricas e crie uma produção em alto relevo. Seu lustre vai ficar muito estiloso e está pronto para decorar qualquer comodo!
  3. Você também pode usar materiais recicláveis para decorar como jornal e outros que possam criar uma bela decoração para a sua luminária. Recorte corações e florzinhas para personalizar o seu lustre de papel!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GSso239t3nw[/youtube]

Vídeo

Ainda está com alguma dúvida no processo produtivo? Você está doido para conferir o resultado final sem ao menos começar a produzir o seu lustre? Dê uma olhada no vídeo abaixo!

[youtube]http://youtu.be/m0wJzgYF6IU[/youtube]

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *