É possível fazer muita coisa usando material reciclado ou gastando pouco, basta que você tenha mãos firmes e bastante criatividade. O artesanato, além de tudo, é uma forma de relaxar, de dar uma pausa na vida agitada, que praticamente todo mundo vive atualmente.
Entre tantas coisas, que fica difícil contar, que podemos fazer em modo artesanal e usando material reciclado, vamos aprender a fazer um cinzeiro. Mesmo para quem não fuma, é bom ter o objeto em casa para os amigos que ainda não largaram o vício ou simplesmente, para enfeitar o ambiente.
A primeira dica será de como fazer um cinzeiro artesanal usando latinhas de alumínio, que podem ser de qualquer tipo, mas dê preferência as de refrigerante ou cerveja de 350 ml. Agora é possível encontrar algumas menores ou mais altas.
Se a ideia do cinzeiro não te atrai mesmo, não tem problema, o mesmo objeto poderá ser usado como um porta velas ou porta incenso. Para fazer uso dessa segunda forma, para incenso, será necessário colocar um pouco de areia, que servirá para que ele fique em pé e não se apague.
Confira O Passo A Passo Para Fazer Cinzeiro Artesanal:
O que é necessário para fazer o cinzeiro artesanal: estilete, lápis, régua, tesoura,
- Pegue uma latinha de alumínio de refrigerante ou cerveja e lave-a muito bem, tanto a parte interna quanto a parte externa. Em seguida, enxugue-a, para deixar bem seca a parte interna, use uma caneta com o pano enrolado em volta para conseguir alcançar o fundo.
- Agora você irá precisar do estilete, com ele, recorte a latinha de alumínio, retirando toda a parte da tampa. Faça lentamente e com muito cuidado para não cortá-la torta. Retire a tampa, não será preciso usá-la.
- Com a ajuda do lápis e de uma régua, procure marcar toda a dimensão da latinha em volta, com cerca de um centímetro de largura. Faça pontinhos a cada um centímetro.
- Uma vez marcada a latinha, com uma boa tesoura, recorte bem em cada ponto, de cima para baixo, fazendo uma tira, que chegue até antes da base da latinha.
- Depois que você tiver recortado todas as tiras, vá abrindo uma a uma, formando um “sol”. Deixe tudo aberto e muito cuidado para não destacar completamente a estira da base da latinha, que fica bem sensível neste ponto.
- Agora será a hora de montar o cinzeiro, todo o processo é feito com dobras simples, mas que exigem muita atenção.
- Pegue duas tiras, que estão uma do lado da outra, e a da direita leve sobre a esquerda e da esquerda sobre a direita, fazendo uma espécie de trança de duas “mechas”.
- Depois a ponta da esquerda coloque para dentro, passando por baixo da direita, para que o acabamento fique escondido embaixo, e faça o mesmo com a ponta da direita, escondendo-a na parte de baixo da esquerda.
- Vá fazendo esse processo de dobra de duas a duas. Tenha atenção porque a cada tira seguinte que tiver que se dobrada, ela terá que ficar sobre aquele que foi dobrada antes.
- Esse é um trabalho basicamente de dobras, uma vez que você terminá-las, o seu cinzeiro artesanal estará pronto.
Dicas Para Incrementar O Seu Cinzeiro Artesanal:
- Você pode antes de começar a trabalhar com o alumínio, comprar um produto específico para retirar tudo aquilo que está escrito na embalagem. Deixando ficar só na cor do alumínio.
- Você também pode optar por comprar uma tinta específica e pintar a latinha antes de começar a trabalhar o alumínio. Mas, não se esqueça de deixá-lo secar bem, antes de fazer as dobras, para não sair a tinta.
Cinzeiro Artesanal Com Garrafas de Plástico
As garrafas de plástico, usadas para tantas coisas no artesanato, também servem para fazer um cinzeiro bem legal, não para porta velas, claro, que você acabaria colocando fogo na casa. Porém, para colocar cinzas de cigarro, o objeto pode ficar bem legal e criativo.
O processo para fazer o cinzeiro artesanal com garrafa de plástico é praticamente o mesmo daquele usado para fazer em alumínio, talvez a diferença seja na maior dificuldade de manusear o plástico. Fazer as dobras e fazer com que elas permaneçam.
Para que o resultado saia do jeito que você planeja, é importante não errar a dobra, isso deixa o plástico com a marca incorreta e difícil de refazer.
A garrafa plástica neste caso, tem aquela espécie de pés pequenos no fundo, que deixa o objeto ainda mais charmoso, mas atenção, deverá ser usada areia no fundo, depois do cinzeiro pronto, para colocar as cinzas e apagar o cigarro.
O cinzeiro artesanal feito com a garrafa de plástico é maior, dá para imaginar pelo tamanho da base. O fundo desse tipo de garrafa é bem maior do que aquele das latinhas de refrigerante e cerveja.
Se você tiver muita dificuldade para manter as dobras, use cola de plástico e prenda as partes que ficam escondidas na parte de trás com o produto.
Usando Outros Objetos Para Fazer Cinzeiro Artesanal
Usando a imaginação dá para transformar muita coisa em cinzeiro artesanal, basta que a base do objeto tenha o tamanho que você deseja. Porque qualquer que seja o produto que será reaproveitado, a base deverá ser sempre aquela que será a do cinzeiro pronto.
Outra coisa importante é colocar areia dentro da base, quando o objeto escolhido não pode ter contato direto com o fogo, como seria o papel ou o plástico das garrafas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lIeQk8XLb10[/youtube]
Ideias de Materiais Que Podem Ser Usados Para Fazer Cinzeiro Artesanal
- latinhas de alumínio
- garrafas plásticas
- caixas de papelão
- alguns copos de produtos industrializados
- embalagens de produtos de beleza
Agora é só soltar a imaginação e ficar de olho antes de colocar qualquer coisa no lixo. Na recuperação dos objetos é possível encontrar muitas possibilidades de dar vida nova a uma coisa que não serve mais. Crie, invente e experimente. Outra dica importante também é que antes de começar qualquer trabalho artesanal, certifique-se que você tem todos os materiais necessários, como uma boa tesoura, estilete, as colas adequadas aquele tipo de material. Com essas pequenas atenções, você fará um lindo cinzeiro artesanal e outras coisas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9P5kHWLfAX8[/youtube]
gostei dos cinzeiros mais queria ver mais opções de como fazer um cinzeiro artesanal!!! se tiver mais uma ideia mande para o meu e-mail.