Como Fazer Casinha Para Pet

Se você tem ou pensa em ter um animal de estimação é fundamental atentar para cuidados simples, como alimentar com a ração indicada para a idade e o tipo de animal que você tem em casa, dar banho com a freqüência correta, levar o bichinho ao veterinário com regularidade e proporcionar um lugar adequado e seguro para o animal dormir. No caso do cachorro, o ideal é que ele tenha sua casinha, para que aprenda onde é o seu lugar na hora de dormir, os modelos são vários.

Como Fazer Casinha Para Pet

Como Fazer Casinha Para Pet

Quando for escolher como será o local que o seu cachorro  vai dormir, uma série de fatores devem ser levados em consideração. Em especial, deve se atentar para qual é o tamanho do seu animal. Existem à venda os mais variados modelos de casinhas, havendo desde os modelos mais simples aos mais elaborados, que se parecem verdadeiras casinhas de boneca.

Se você prefere personalizar a casinha, encomendar com um marceneiro ou até montar você mesmo uma, alguns cuidados são fundamentais. Atenção para não deixar pontas de pregos ou grampos aparentes ou, ainda, lascas de madeiras. Para fazer o telhado da casinha não utilize telhas de verdade, monte o telhado e todas as outras partes da casinha com madeira. Se for pintar ou impermeabilizar a casinha do seu animal jamais utilize materiais tóxicos, procure tintas e vernizes adequados. Para os cachorros, a casinha funciona como uma toca, ou seja, ela é o esconderijo no qual o animal encontra total proteção. Existem à venda casinhas de péssima qualidade e que pouco resistem às intempéries climáticas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eAuun3iTidE[/youtube]

Abaixo Segue Uma Série De Cuidados, Descritos Com Mais Detalhes, Que Devem Ser Considerados Na Escolha Ou Construção Da Casinha Do Seu Cão:

Tamanho

Obviamente, a casinha deve ter um tamanho proporcional ao tamanho do animal, de modo que cachorro consiga ficar de pé, deitado e, também, consiga dar uma volta em torno de si mesmo dentro da casinha.

Tamanho

Tamanho

Caso o seu cachorro ainda seja um filhote, escolha uma casinha que seja ideal para o tamanho que ele terá quando adulto. Para o maior conforto e proteção do filhote, coloque um colchão, sempre limpo, para ele dormir.

Se morar em regiões frias, seja filhote ou já adulto, coloque cobertas de tecido do tipo plush ou toalhas, tudo higienizado e lavado a cada semana, para aquecer o animal quando ele for dormir. Ainda sobre a questão do frio, cuidado para não dar uma casinha muito maior que o tamanho indicado para o seu cachorro. Se a casinha for muito grande, o calor se dissipará facilmente, deixando o ambiente frio e desconfortável para o animal.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ch2vhBy6zLg[/youtube]

Qual o Melhor Material Para a Casinha?

Sabemos que existem diversos modelos de casinhas de plástico à venda, porém o ideal são as casinhas feitas de madeira, com cuidado para não ser uma madeira propícia para a proliferação de fungos e cupins.

Se For Comprar Uma Casinha De Plástico, Quais Cuidados Devem Ser Tomados?

Uma casinha de plástico possui muitas vantagens, como por exemplo: ser fácil de limpar, o telhados das casinhas costumam ser removíveis, são casinhas leves e fáceis de carregar. Entretanto, há uma enorme desvantagem em relação ao plástico. Ele é muito volátil às mudanças de temperatura. Se esfriar ao longo da noite e, principalmente, nos dias de inverno rigoroso, a casinha do cachorro vai esfriar e ficar desconfortável para ele dormir. O mesmo vale para os dias de calor, ela vai absorver muito rapidamente essa temperatura e ficar quente demais para o animal dormir. Quando escolher esse tipo de casinha, deixe ela em local protegido da chuva e do vento.

Quais Os Cuidados a Serem Tomados Se a Casinha For De Madeira?

As casinhas de madeira exigem uma limpeza mais freqüente. Como dito anteriormente, escolha uma casinha de madeira nobre para evitar doenças na própria madeira. A grande vantagem desse tipo de casinha é que a madeira absorve e mantém melhor e por mais tempo o calor do cachorro.

Se a Casinha For De Madeira, Como Deve Ser o Acabamento?

Não deixe pontas de pregos ou grampos expostos e, muito menos, lascas de madeira. Pois o seu animal pode começar a roer essas arestas e, ainda, machucar se. A sugestão é cobrir com durepox as arestas que você não conseguir esconder ou lixar.

Outro cuidado, a fim de dar maior durabilidade à casinha e proteção ao seu animal a madeira deve receber uma pintura de pelo menos verniz com filtro solar. Escolha uma tinta que não seja tóxica. Além da pintura exterior, faça uma de mão na parte interna da casinha. Um problema comum nas casinhas de madeira é o acumulo de sujeira nos cantinhos da casinha. Para evitar isso preencha, de modo que fiquem arredondados, com durepox ou com silicone esses cantos. Esse cuidado vai facilitar a limpeza da casinha.

Formato Da Casinha

Como já citado, o cachorro tem que conseguir ficar de pé, deitado e, também, consiga dar uma volta em torno de si mesmo dentro da casinha. Existe outro fator que também deve ser considerado. É a entrada da casinha. Parece bobeira mas não é. O ideal é que a casinha tenha um hall de entrada, ou seja, uma parede logo após a porta da entrada e antes do dormitório do cachorro, para protegê-lo do frio e, principalmente, do vento direto. Para evitar a umidade e a entrada de outros bichinhos que não o seu animal na casinha, faça o chão elevado em pelo menos vinte centímetros do solo.

Qual o Tipo Ideal De Telhado Para a Casinha Do Cachorro?

Monte um telhado de modo que a inclinação do mesmo não permita o acúmulo de água na casinha. Faca, ainda um telhado que seja removível, pois isso irá facilitar o processo de limpeza. E, como já citado, o telhado ideal é feito de madeira e, também, impermeabilizado com verniz atóxico.

Agora que você já sabe como deve ser a casinha do seu cachorro, procure o local para adoção de cãezinhos mais próximo de onde você mora! Seja ele filhote, com ou sem raça, quando decidir cuidar de um animal tenha certeza que poderá cuidar e fornecer toda a estrutura necessária para ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *