Todos nós sabemos que a moda é algo que se renova sempre e reaproveitar roupas usadas no passado é sempre bom. Por isso, chega de dar fim as suas roupas pelo simples fato de já ter usado muito, e ter “enjoado” da cara delas!
Com o Fast Patch, você pode dar uma cara nova e única as suas peças de roupa e acessórios, e ainda reutilizar aquela camiseta velha, ou de propaganda que você já tinha retirado do guarda-roupa por não te servir mais. É hora de despertar a criatividade que há em você e renovar seu guarda roupas.
O Fast patch (remendo rápido) é como o próprio nome sugere uma técnica de reparo em tecido, que por muitas vezes se desgastam ou rasgam e são recobertos com retalhos para disfarçar o defeito, e prolongar a vida útil. Que apesar de ser uma ação condizente com a realidade humilde de muita gente, em preferir “remendar” que comprar outro, é atualmente bem vista em muitas classes sociais, independente de questões financeiras. É uma questão de simpatia.
Pois basta uma estilizada para o efeito de fast patch sair do setor de reutilização imediata e entrar no de reutilização e estilo.
Na atualidade é muito comum ver a procura das pessoas pela individualização, elas buscam diferenciarem-se em tudo, principalmente no modo de vestir. E nesse contexto o Fast patch é um ótimo pedido.
Faça Você Mesmo
Para customizar a sua camiseta você vai precisar de alguns materiais básicos, e se quiser pode acrescentar outros que você queira, mas lembre-se que a idéia é evitar gastos, por isso prefira usar o que você já tem em casa, ou no máximo gastar pouco em loja de aviamentos, artesanato, armarinhos de A a Z.
Materiais:
Tecidos termocolantes para fast patch: Eles podem vir em formato pronto para ser aplicado na camiseta, como coração, flor, urso, etc. Ou ser um retalho para que você mesmo faça o desenho e recorte. Para aplicar esse produto você vai precisar de um ferro de passar roupa e um pouco de habilidade manual.
Para Evitar Incidentes, é Preferível Que Você Peça Recomendações De Aplicação Ao Vendedor Ou Faça o Seguinte:
- Lave a camiseta a ser customizada.
- Coloque a camiseta sobre uma superfície plana, próximo a acesso de energia para poder usar o ferro de passar roupa.
- Posicione a aplicação no local desejado sobre a camiseta.
- Sobre a aplicação coloque um tecido, que em sua composição não tenha elementos sintéticos (100% algodão, por exemplo);
- Em seguida ligue o ferro de passar roupa em utilizando em temperatura um pouco quente passe sobre o tecido que está sobre a aplicação. Isso fará com que a temperatura aqueça a aplicação liberando a cola, mas que pela inexistência do ferro com a aplicação não haja nenhum incidente, capaz de danificar sua peça de roupa. Considerando que o adesivo termocolante pode vir a ter outros elementos sintéticos que derretam se tiverem em contato direto com o ferro.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=g4TgOKFStWw[/youtube]
Glitter termocolante para faspatch: Antes já era bastante visto em estampas de camisetas, mas de forma discreta. É normal encontrá-los modelados em formatos de desenho, onde os mais clássicos são flores, corações, caveiras e palavras de efeito do tipo: “Smile”.
Strass e metais termocolantes: Esse aviamento não é novidade no mundo da confecção, mas o que antes era mais usado em jeans na substituição dos spikes de encaixe, atualmente está se popularizando devido a boa aceitação das técnicas de customização que estão ficando cada vez mais freqüentes e fáceis quando se trata de termocolantes. Há várias formas de encontrar esse tipo de aviamento, mas geralmente ele é encontrado em unidade, pacote ou metro. Quanto a aplicação, no ramo industrial a aplicação do strass e metais, do tecido termocolante, glitter, bem como de qualquer aviamento do tipo é feito com a utilização de uma prensa térmica (Máquina que pressiona e aquece o material que estiver entre suas barras).
Moldes de letras para fast patch: Não é difícil de fazer, mas caso você realmente não tenha a menor pratica com atividades artesanais recorra aos programas de computador. Escreva o alfabeto, escolha a forma, e amplie o tamanho de modo que depois de impresso, e recortado você consiga redesenhar sobre o tecido termocolante montando palavras ou frases sobre sua camiseta.
Tesoura e ferro de passar: Provavelmente você já tenha esses itens em casa, mas para um melhor aproveitamento recorra a uma tesoura nova, ou amolada e a utilize apenas para atividades onde deve cortar tecido.
Camiseta usada, ou nova sem estampa: Essa é fácil de encontrar.
Depois Que Providenciar Esse Material Siga Os Seguintes Passos:
-
Escolha a Frase Que Desejar:
Você é livre para escolher aquilo que mais define você, mas lembre que estampar uma camiseta é uma difícil missão e que requer uma grande responsabilidade, afinal entre outras coisas, nós somos aquilo que vestimos.
Se estiver sem opção, inspire-se em frases criativas e pouco clássicas do tipo: “Fuja do óbvio”, “Nunca diga nunca” “Ame hoje”. Etc.
-
Utilize Os Moldes Pra Riscar As Letras:
No verso do ou dos tecidos escolhidos, você deverá transcrever a frase utilizando o molde de cada letrinha. Observe a posição e o que é frente e verso do tecido, para não perceber que está errado só depois de feito.
- Recorte e monte: Sobre a tabua de passar roupa, você deve montar sobre a camiseta a forma como gostaria de ver estampada.
- Aplique: Agora utilizando o ferro de passar, faça a parte da fixação, já explicada anteriormente, deixando o ferro sobre o tecido de algodão aproximadamente 12 segundos, e deve contemplar todas as letras.
- Finalize decore com strass e metais termocolantes: Por fim, você pode aplicar strass, glitter ou metais nas bordas das letras. Ou ainda preencher a camiseta com outras idéias que por ventura tiver.
Agora que você já sabe como fazer seu fast patch, não desperdice mais roupa alguma. Aproveite e use a técnica como saída para aumentar a sua renda mensal, afinal você pode fazer as aplicações nas roupas dos seus amigos e assim criar seu próprio negócio.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DESYaUqJzlw[/youtube]