Imãs de geladeira: Quem não gosta? E que tal móbiles para colocar em cima do berço do sem neném E que tal uma brinde de festa de criança para enfeitar ainda mais um dia? Ou quem sabe um detalhe para customizar um arco ou uma presilha de cabelo? Fazendo borboletas de tule e arame com certeza você vai ter a sua criatividade aflorada para criar todos os objetos mencionados acima. Por isso, neste artigo, você vai aprender a usar esta técnica e aplica-la aonde quiser!
O Significado Das Borboletas
As borboletas são elementos delicados da natureza. São considerados insetos polinizadores e que fazem muita diferença para as plantas no geral. Quem tem muitas borboletas presentes no jardim, por exemplo, pode ser considerada uma pessoa de sorte, pois as flores do seu jardim com certeza devem estar saudáveis demais para atrair esses pequeninos animais. As borboletas também aparecem em diversos locais diferentes. Muitas meninas por ai a usam como um ótimo molde para criar peças artesanais, em tatuagens ou outros lugares.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DHpxaImRCzs[/youtube]
O significado das borboletas é conhecido desde muito tempo, até mesmo com o surgimento das mais variadas espécies que o mundo possui. Por possuir asas coloridas e que batem diversas vezes por segundo, as borboletas são um símbolo para representar a liberdade e a beleza como um todo. Para comprovar este significado, basta dar uma olhada na palavra: “Borboleta” vem da expressão “belbellita”, termo que indica o “belo”.
Já a psicologia explica o significado das borboletas de uma forma mais completa. Para esses especialistas, o inseto de asas coloridas é um símbolo para a ligeireza e que pode representar momentos de inconstância. Por isso, o seu significado pode estar estritamente ligado a transformação e a realização de um novo começo. Por isso, se for criar uma borboleta bem legal para as suas peças de artesanato, não se esqueça que ela vai significar muito mais do que a simples noção de liberdade e sim, de renascimento!
O Tule
O tule é um material bastante conhecido para quem mexe com costura, ou quem costuma fazer peças delicadas e bem detalhadas. Os famosos tutus das bailarinas geralmente são feitos em tule, assim como muitas roupas da moda.
Muitos artesãos começaram a usar o tule para criar objetos muito curiosos e com o intuito de customizar as suas criações de uma forma diferente. Uma das ideias que começaram a surgir no mundo do artesanato foi criar asas de pequenas borboletinhas forrando-as com tule de variadas cores e deixando tudo mais artístico.
O Arame
Para forrar as asinhas das borboletas criadas por mãos de artesãos, era preciso utilizar primeiro um molde para as asas, na qual o tule ficasse bem fixado para a criação como um todo. Por isso, os criativos artistas pensaram que o arame, material muito flexível, poderia servir para este objetivo. Assim, as borboletinhas feitas apenas com arame e tule começaram a tomar conta deste universo tão prático. Por isso, se você também achou uma ótima ideia para decorar, dê uma olhada no passo a passo logo abaixo:
Passo a Passo
Para começar a criar a sua delicada borboleta usando Tule e arame, primeiro veja quais serão os materiais que irão ser utilizados para cria-la:
1. Material Necessário:
- Fio de 2 mm de arame (Qualquer fio que você escolha irá facilmente se curvar à mão, mas o arame escolhido é suficientemente espesso para suportar as rendas de tule que irão ser envolvidas em torno do próprio.)
- Faça primeiro um teste com as mãos para saber se você vai saber criar as asas realmente, sendo elas pequenas ou grande.
- Fios finos, daqueles usados para fabricar jóias também podem ser usados neste caso, já que são muito maleáveis. No caso, usem um fio de 1 milímetro de espessura.
- Tule nas cores que o artesão preferir
- Miçangas coloridas para personalizar as asas da sua borboleta e o corpinho da mesma.
- Alicate e tesoura para finalizar o trabalho.
2.Como Fazer?
- Para começar a criar as asas e sempre tomando cuidado para não entortar muito o arame, use um molde apropriado para fazer os círculos do mesmo tamanho. Se for criar asas pequenas, enrole o arame em um potinho e “voilá”, suas asas estarão prontas e com tamanho iguais. Para fazer asinhas maiores, use uma panela ou um pote de tamanho maior. Assim, dê a volta no objeto com o arame e faça uma asa maior.
- Repita o processo até criar dois pares de asas. Após produzir todos os círculos de arame, use o tule para ir forrando cada um deles. Cuidado pois o tule é um material muito sensível parecido com uma meia fina. Por isso, ele rasga facilmente, estragando todo o seu trabalho. Para fortalecer a criação, forre diversas vezes o arame com o tule da cor escolhido.
- Amarre o tule com um nozinho bem simples para que ele fique imperceptível em meio as asas da sua borboleta. Se houver tule em excesso ao forrar as asas, use a tesoura para cortar o tecido que sobrou.
- Use o fio mais grosso indicado no material para colocar as miçangas e assim, criar o restante da borboleta. Com as miçangas, você irá dar forma ao corpo da borboleta, mas lembrando que a quantidade de contas dependerá do tamanho da sua borboleta. A utilização das miçangas é opcional, pois a montagem das asas por si só já pode ser a sua borboleta, sem usar mais nenhum objeto para a sua arte. Mesmo assim, criar é sempre uma viajem e a sua borboleta vai ficar bem mais bonitas com as continhas coloridas. Não é nenhum trabalho a mais, com certeza.
- Enrole o fio na sua borboleta para que as continhas não se soltem. Assim, torça as pontas dos fios para fixar tudo em um só lugar, ou seja, no meio da sua borboletinha. A pontinha dos fios quando são torcidas podem formar as anteninhas da sua borboletas sem ter que usar mais arame ou outros detalhes.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tGyrUXAUCRw[/youtube]