Como Fazer Bandeja Vintage

Muito se tem falado em peças e artigos que seguem a tendência vintage, mas você sabe o que é vintage?

Definição de Vintage

Vintage pode ser designado como um estilo de vida e ainda de moda de maneira retrógrada, uma maneira de recuperar os estilos vindos das décadas 20, 30, 40, 50 e 60. O termo Vintage se originou no século XVIII e posteriormente passou a designar como o “ano em que foi fabricado o vinho”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DYQDapXfbY4[/youtube]

Ocorre que, com o passar do tempo, o termo foi se incorporando ao vocabulário da moda para que se conseguisse uma melhor definição de um acessório ou uma peça de roupa que contenha um determinado estilo que pertença há outra época e não esta.

Vários estilistas conferem a volta dos estilos de moda dos anos setenta, oitenta e noventa um certo conteúdo “vintage”, mas, por ser mais recente, o termo não é usado da maneira devida que é imposto a estas décadas. Um exemplo bastante conhecido de estilo vintage é a moda pin-up . Além disso, peças que levem tecidos propositalmente gastos  também levam o nome de vintage, especialmente por trazerem consigo uma aparência de coisa antiga, usada, de outra época.

Aqui vamos ensinar o passo a passo de um artesanato que traz um estilo vintage, portanto, com aparência de coisa antiga, uma bandeja vintage. Além de elegante, ela pode ser usada tanto apenas para enfeitar um ambiente, como também para servir refeições e produtos às pessoas.

Bandeja Vintage (modelo 1)

Material Usado

  • Uma bandeja do tamanho e formato que quiser, em material MDF
  • Um vidro de tinta PVA, própria para ser usada em MDF
  • Várias gravuras que remetam aos tempos antigos, de preferência que tenham motivos relacionados à decoração ou alimentação, pois elas serão os principais usos da bandeja.
  • Diversos papéis de scrapbook, que podem ser encontrados em papelarias ou em grandes lojas de departamentos.
  • Um tubo grande de cola branca
  • Tesoura com ponta
  • Vidro líquido ou verniz
  • Um pincel chato

Passo a Passo

  • -A bandeja em MDF pode ser encontrada em qualquer loja que venda objetos para decoração, inclusive até em lojas populares como aquelas que vendem artigos a 1,99, que certamente não é o caso da bandeja.
  • -Pegue a bandeja e passe um pano seco e limpo para remover qualquer tipo de sujeira ou poeira, para que a pintura fique bem lisinha e bonita.
  • -Com o pincel chato pinte toda a bandeja de MDF usando a tinta PVA, que no caso foi usada a cor branca. Não deixe que nenhum espaço fique sem ser pintado, inclusive as laterais, interior e alça.
  • -Agora, espere até que seque a primeira demão de tinta e passe mais uma, para que a pintura fique mais bonita e brilhante. Aguarde nova secagem, por no mínimo duas horas.
  • -Enquanto a pintura da bandeja seca tome as imagens antigas que separou e comece a recortar com bastante cuidado uma a uma, com a finalidade de formar uma moldura para ser aplicada na bandeja.
  • -Depois de ter recortado as gravuras, pegue o papel de scrapbook e recorte um pedaço que se encaixe perfeitamente no tamanho do fundo da bandeja e, sobre ele siga colando as figuras de maneira aleatória fazendo inclusive diversas sobreposições. Se quiser pode deixar espaços em branco, ou ainda cobrir todos eles com as figuras antigas. 
  • -Se preferir ainda pode colocar sobre cada uma das figuras uma moldura de scrapbook, como se tivessem sido removidas de um álbum antigo.
  • -Com a bandeja de MDF já com a pintura seca, pegue o scrapbook que tem a colagem de figuras e cole-o no fundo da bandeja e aguarde até que seque completamente, para que o papel não enrugue e não rompa.  Lembre-se de não colocar muita tinta no fundo da bandeja, senão o papel pode ficar molhado e estragar todo seu trabalho.
  • -Assim que estiver tudo bem seco, misture um pouco de água e cola branca em partes iguais, e com o pincel, passe sobre toda extensão da colagem, para que tenha uma maior durabilidade e fique bem mais brilhante e bonita.
  • – Na finalização da peça ainda pode ser usado o vidro líquido ou até mesmo o verniz em toda a peça, inclusive na gravura. 

Modelo 2

  • -Caso queira, para deixar a peça ainda mais bonita, passe uma demão de tinta branca em toda a bandeja e, com a ajuda de uma lixa fina, siga lixando toda ela. Sendo que, em alguns pontos, ponha mais força e já em outro não. Assim ela ficará com menos tinta em determinadas partes e com mais em outras.
  • -Depois você pode pegar uma tinta mais escura, na cor de café, por exemplo, e passar por cima da tinta branca já depois de lixada e, assim que estiver seca você passa novamente a lixa, dessa vez com um pouco mais de força ara que apareça também um pouco da tinta branca debaixo.
  • -O efeito conseguido na peça será o de pátina, que traz um ar mais envelhecido à bandeja e, para finalizar, aplique o verniz. 
  • -Tanto na primeira ideia, quanto na segundo o efeito vintage será conseguido, e a peça de um jeito ou de outro ficará muito bonita para enfeitar ambientes ou para servir aquele cafezinho gostoso para os familiares e amigos.
  • -A ideia da bandeja vintage é tão bem-vinda que ainda pode servir como presente para aquela pessoa mais querida. E além de usar a bandeja somente com a pintura e as gravuras ainda é possível, como auxílio da cola quente, pregar em volta da borda da peça um pouco de renda, que no caso, pode ser de uma cor mais escura como champanhe ou marrom claro para combinar com a bandeja e pátina ou branca, que cai melhor com aquela que somente foi pintada de branco.
  • -Aproveite as dicas da bandeja vintage e use para fazer molduras para quadros, porta-retratos,  detalhes de malas, nécessaires, porta-treco, caixa de maquiagem e tudo o mais que sua imaginação puder sonhar.

O melhor dessa técnica empregada nos dois modelos, é que se torna muito fácil de ser aplicada e barata também, portanto, bastante acessível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *