Uma boa e confortável almofada faz toda a diferença na hora de descansar, não é mesmo? Já pensou então se ela ainda tiver um delicioso aroma? A seguir vamos te dar dicas de como fazer almofada perfumada e assim poder aproveitar muito mais os seus momentos de relaxamento.
É mais fácil do que parece fazer uma linda almofada perfumada, com um pouco de paciência e habilidade você perceberá que o resultado pode ficar maravilhoso. Depois é só decorar a sua casa com as suas almofadas perfumadas e presentear as pessoas queridas com uma dessas.
Tutorial de Como Fazer Almofada Perfumada
Materiais Necessários
- 20cmX20 cm de tecido branco ou de cor clara
- Pedaços de feltro vermelho e verde claro
- Retalhos de tecido estampado
- 4 flores de cetim vermelhas e 1 amarela
- Manta acrílica
- Enchimento acrílico
- Linha de bordar Corrente em novelo nas cores vermelho e amarelo limão
- Papel para moldes
- Cola para tecido
- Tesoura para tecido
- Régua
- Pauzinhos de canela
- 50 cm de filó
- Esquadro
- Cravos
- Agulha de bordar espessura média
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9Gnt1CXBH-E[/youtube]
Como Fazer
Passo 1 – No papel que você usará para fazer os moldes desenhe e recorte dois quadrados, um deles deve medir 25cmx25cm e o outro 17cmx17cm. Faça também um retângulo de 25cmx16cm.
Passo 2 – O molde maior deverá ser usado para cortar dois quadrados na manta acrílica. Fique tranquilo, pois as folgas da costura já estão inclusas nos moldes.
Passo 3 – Em seguida use o mesmo molde para recortar dois quadrados de filó. Para fazer a parte do fundo da almofada você precisará de um tecido macio, porém, que seja bem poroso para que os cravos e pauzinhos de canela consigam dar o efeito de aromatização quando forem aquecidos. O mais indicado é o filó, porém, se desejar você também pode usar o algodão cru. Nesse caso corte apenas um quadrado.
Passo 4 – Use o quadrado menor para riscar sobre o avesso do pedaço do tecido maior e corte com uma folga de 1 cm ou um pouco mais para as costuras. O tecido deve ser branco ou marfim, no caso de não ter dessas cores pode ser outra desde que clara. Se desejar o tecido pode ser estampado, porém, prefira uma estampa mais simples e não muito chamativa. As estampas de Poá (bolinhas) são perfeitas.
Passo 5 – No outro retalho você deverá cortar dois retângulos que meçam 25cmx25cm e outros dois retângulos que meçam 17cmx6cm. Para fazer os retângulos mais curtos você pode dobrar um pedaço do molde.
Passo 6 – Nesse passo deveremos alinhar os dois retângulos menores sobre o lado direito do quadrado branco de forma que as suas bordas fiquem alinhadas. Fique atento, pois os lados avessos dos retângulos deverão ficar voltados para cima. Alinhave e costure à máquina.
Passo 7 – Coloque os retângulos maiores sobre as bordas livres do quadrado, devem ficar alinhados. Faça do mesmo jeito que no passo anterior. As pontas deverão tocar as extremidades dos retângulos menores e assim formar um tipo de moldura. Depois costure e passe a ferro para que as costuras fiquem esticadas. Depois disso estará pronto para enfeitar a parte de cima da sua almofada.
Passo 8 – Enfeite de Bordado
http://www.fazfacil.com.br/wp-content/uploads/2013/05/moldes-almofadas-perfumadas-300×219.
Imprima os moldes. O círculo deve medir 10 cm e a flor deverá ter 8 cm.
Passo 9 – Em seguida corte o círculo no feltro verde e a flor no feltro vermelho. Se preferir você pode escolher outras cores.
Passo 10 – Fixe o círculo bem no meio do quadrinho com um alfinete. O ponto a ser usado é o caseado para que fique preso no lugar.
Passo 11 – O ponto caseado deverá ser feito começando com um ponto bem frouxo e em seguida passe a agulha por dentro dele. Puxe a linha até que ela fique bem laçada. É assim que o caseado deverá ficar.
http://i2.wp.com/www.fazfacil.com.br/images/almofada_cravo12.jpg?resize=300%2C225
Passo 12 – Depois faça um ponto que fique à esquerda do primeiro, enfie a agulha por dentro desse segundo ponto. Vá repetindo o procedimento até que termine de dar a volta no feltro. Os pontos devem ter a mesma distância um do outro, isso vai ajudar a deixar com um acabamento melhor.
Passo 13 – A flor deverá ser costurada dentro do círculo, também usando o ponto caseado. A dica é não enfeitar muito a flor, pois ela estará bem no centro da almofada e isso pode desestabilizar a peça. Se quiser pode usar uma flor de cetim para dar um visual diferente.
Passo 14 – Montando a Almofada. Depois de terminar a parte de cima da almofada chegará o momento de montá-la. Para isso junte os dois quadrados de filó sobre um dos quadrados da manta acrílica. O alinhavado deverá ser feito com cuidado, pois senão o filó pode acabar escapando.
Passo 15 – A montagem da almofada deverá ser feita da seguinte forma: coloque o quadrado de manta acrílica que sobrou, a parte de cima da almofada (o lado direito deverá ficar para cima), os quadrados de filó e por fim o outro quadrado de manta acrílica. Prenda tudo junto com os alfinetes. Se preferir para dar mais segurança alinhave.
Passo 16 – Costure à máquina. No caso de você ter feito o alinhavo por segurança saiba que não deverá segui-lo. Costure usando uma distância de 2 cm a partir da borda. Você deverá deixar uma abertura para rechear a sua almofada.
Passo 17 – Vire a sua almofada para o seu lado direito e coloque o enchimento acrílico, cravos e pauzinhos de canela. Preste atenção para não acabar enchendo muito, pois se você for usar como almofada para chá pode desestabilizar a xícara.
Passo 18 – Nesse passo feche a abertura da almofada, faça a mão.
Passo 19 – Para dar um último toque coloque algumas flores de cetim que sejam da mesma cor da flor principal. Depois disso a sua almofada estará pronta para além de decorar perfumar o seu ambiente durante o seu chá. A almofada pode ser usada como suporte para o seu chá, para isso basta colocar a sua xícara sobre ela, mas tenha o cuidado de observar se ela está bem firme.
Sugestão – Quem tiver habilidade com pintura de tecido pode usar um tecido liso para fazer o quadrado principal. Depois é só pintar uma imagem na almofada.