Artesanato Mineral: Sugestões de Peças e o Passo a Passo

O artesanato, tanto em nosso país, quanto nas demais partes do mundo, é uma das maiores formas de expandir a cultura de um povo e isso ocorre também no Brasil, visto que somos formados pela união de diversas nações. Em razão disso, temos influências culturais de diversas localidades, possuindo técnicas artesanais bastante diferenciadas. O que o Brasil tem de mais rico certamente é a natureza, por isso, usar e abusar dela na confecção de peças artesanais é extremamente conveniente, e, no caso em questão, especialmente as Pedrarias, mencionadas como Artesanato Mineral.

Pedras

O Artesanato Mineral        

O artesanato Mineral é fabricado em diversas regiões de nosso país e sua matéria prima básica, como o próprio nome já diz são os minerais, ou seja, as diversas pedras e rochas que podem ser encontradas em diversos locais. Elas embelezam as mais variadas peças e acessórios, e até utensílios da casa, servindo como cabo para colheres, tampos de mesas, cúpula de abajur e ainda vários outros.

Apesar de não ser um artesanato muito fácil de ser esculpido, já que as pedras vêm originalmente brutas, é bastante usado em acessórios, como por exemplo:

  • Pulseiras
  • Colares
  • Anéis
  • Brincos
  • Anel para prender guardanapo
  • Caixas decorativas
  • Bolsas de mão
  • Flores para enfeitar chinelo e ainda muitos outros

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UuJSGtAN_sQ[/youtube]

As pedrarias e rochas utilizadas na fabricação desses artesanatos, quase sempre não têm alto valor comercial, sendo apenas decorativas ou, no máximo, semipreciosas, sendo retiradas do solo comum e depois trabalhadas através das mãos dos artesãos e ainda muitas outras já são compradas prontas diretamente em lojas de artesanato, vendidas em diversas cores, texturas e tamanhos.

Essas pedras também podem ser utilizadas para bordar roupas, especialmente vestidos de festa e ainda para ornamentar um pouco mais as peças mais simples, como camisetas, blusas e ainda casacos. Com a aplicação de pedras as roupas chegam a custar duas vezes mais, já que estão valorizadas com a inclusão deste item especial.

Mas muitas pessoas que não têm habilidade com o artesanato têm vontade de criar lindas peças usando as técnicas do Artesanato Mineral, no entanto, não sabem onde encontrar os materiais certos nem o modo de fazer de algumas peças. Por isso, pensando em quem tem vontade de se aventurar nesse novo e maravilhoso mundo, vamos mostrar o modo de fazer uma linda peça artesanal com pedrarias.

Porta-Guardanapo com Pedrarias – Passo a Passo

O porta-guardanapo que iremos ensinar não é sofisticado como aqueles que vemos em novelas em filmes e que são mostrados em refeições extremamente elegantes, mas, mesmo assim, é bastante bonito e versátil, ficando excelente para prender o guardanapo e os talheres, podendo ser usado em uma reunião com os amigos, uma jantar familiar ou até um almoço a dois. E, apesar de ser em pedraria é muito simples de ser feito, e não requer uma grande prática em artesanato e nem muita habilidade, basta ter vontade de aprender, paciência e os materiais certos à mão.

Material Necessário para a Fabricação do Porta-Guardanapo

Os materiais que serão utilizados na fabricação do prendedor de guardanapo podem ser encontrados em qualquer loja de artesanato ou até em algumas papelarias, e seu custo total é bem baixo. A peça serve tanto para você usar em casa, quanto para vender e fazer uma renda extra ou presentear algum amigo querido.

Material

  • Fita bebe na cor que combine com a pedraria escolhida
  • Linha de nylon (tem que ser de nylon, não pode ser de outra matéria prima, senão corre o risco de arrebentar durante a confecção da peça)
  • Tesoura de boa qualidade
  • Régua
  • Argolas de plástico (tanto podem ser transparente, quanto nas cores que combinem com a pedraria e não podem ser grandes demais e nem pequenas, pois é por elas que passa o guardanapo).
  • Flores de Pedrarias (estas podem ser grandes ou pequenas, e conforme o tamanho delas é o quanto você usará de flor em cada porta-guardanapo).

Modo de Fazer

  • Com a ajuda da régua deve-se medir o pedaço de fita em 10 centímetros e cortar, devendo-se fazer o mesmo com a linha de nylon. Então teremos um pedaço de fita e um pedaço de linha.
  • Agora, basta passar a linha de nylon diretamente no furinho da flor, ou seja, em seu meio, e, na parte de baixo se formará uma pequena argolinha e nela passa-se a fita pelo furo, terminando na parte de cima.
  • Antes de colocar a outra ponta da fita bebe, deve-se prender uma das argolas e depois se puxa a fita, prendendo-a muito bem. Essa argola será a responsável por prender o guardanapo e os talheres, de forma que fiquem bonitos e bem firmes.
  • Depois de presa a argola é só dar dois nós na fita, e cortar a sobra da fita e da linha, e ainda assim, se a linha ficar um tanto áspera ao contato é só derreter a ponta com a ajuda de um fósforo aceso. Assim, a linha não incomodará nenhum convidado ao toque.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vcIURSflMW4[/youtube]

Para maiores informações e ainda observar o passo a passo da peça diretamente através de fotos, é só acessar o blog: http://trocasdelinhas.blogspot.com.br/2010/03/pap-porta-guardanapos-com-pedrarias.html e tirar todas as suas dúvidas.

Este porta-guardanapo pode ser feito de forma diferenciada, inclusive sendo utilizado fio de silicone e pedrarias coloridas, como se fosse um elástico de cabelo, no entanto, com a mesma finalidade que o primeiro, ou seja, prender o guardanapo e os talheres.

Esta segunda opção também fica muito bonita e deixar a mesa muito mais alegre e festiva e além dessas duas sugestões ainda é possível se fazer inúmeras outras composições com as pedrarias, basta dar uma passeada pela internet que sugestões brotam de todos os sites.

Em algum site certamente você encontrará aquela ideia que estava procurando para incrementar sua Ceia de Natal ou mesmo presentear aquele parente tão querido que sempre te traz algo original no Natal.  Quem sabe não seja neste o ano que você irá surpreendê-lo de forma bastante positiva, e com um artesanato diferente, bonito, elegante e feito diretamente por você, seguindo seu bom gosto e sua originalidade.

O artesanato é uma forma saudável de aproveitar o tempo a seu favor. Experimente!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Como faço o porta guardanapo de borboleta? Onde comprar as peças para montar? Encontro ele pronto? Sabe me dizer qual o valor?
    Obrigada,
    Adair

    Adair 11 de outubro de 2014 3:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *