No mundo da costura, existem diversas técnicas que podem ser usadas para diversos fins. Na produção de almofadas e outros objetos por exemplo, existe o chamado ponto favo de mel. Para criar este tipo de costura, não é necessário ter curso superior e muito menos muita habilidade com as mãos. O passo a passo para a produção de almofadas com este estilo é super simples e não requer muita perda de tempo do seu dia. Neste artigo, você vai aprender um passo a passo super básico para iniciar a produção das almofadas favo de mel, como assim são conhecidas. Quem sabe você não ganha um dinheirinho extra com isso, ein?
O Favo De Mel Para Outros Produtos
Esta técnica do ponto favo de mel é bastante antiga, embora muitos ainda não saibam. Muitas costureiras de plantão começaram com a produção deste ponto em bolsas e casacos, por exemplo. Somente depois de algum tempo que o ponto favo de mel foi aplicado em almofadas para decorar.
O favo de mel é um ponto super simples de se fazer, já que consiste em apenas algumas técnicas de arremate e costura básica. Ao final, você não demorará nem cinco minutos para fazer um ponto destes. Depois, os objetos de decoração que puderem ser incluídos serão apenas opcionais.
Depois De Criar o Ponto Favo De Mel
Após a produção da costura, você seguirá fazendo a sua almofada como se faz tradicionalmente, por exemplo. O ponto favo de mel é feito em um tecido específico para que ele possa ter a sustentação necessária. Por isso, é muito importante dar o arremate correto e um acabamento bem feito ao ponto.
Posteriormente, com o ponto já selado, a almofada poderá ser preenchida com qualquer material fofo para dar aquele aconchego. Depois, basta fechar a almofada de forma que a costura fique bem acabada, até mesmo para a espuma de dentro não conseguir se soltar.
Almofadas Para Design
É muito importante saber reconhecer o valor que existe entre uma almofada lisa qualquer com uma produzida através do ponto favo de mel. Além do tecido utilizado ser diferenciado, o ponto favo de mel dá uma ar bem decorativo a qualquer ambiente que esteja sem graça. Já as almofadas lisas estão sempre decorando de uma forma mais simples. Porém, não se engane! O ponto favo de mel é bastante delicado e não vai deixar a sua sala por exemplo, com um ar exagerado.
Para Tirar a Prova, Utilize As Dicas Do Passo a Passo Logo Abaixo!
Passo a passo
Os materiais utilizados na produção das almofadas favo de mel vai ser revelado no decorrer deste passo a passo, portanto fique bem atenda ao que você terá que fazer!
- Para começar o passo a passo, é bom sempre prestar atenção ao básico como o tecido a ser utilizado. Neste caso, é sempre muito importante optar pelo tecido oxford, um tipo mais grosso e próprio para fazer o ponto favo de mel. Outro ponto a se considerar é o tamanho da almofada. Para um objeto de 40 cm , mais ou menos, o que seria uma almofada bem pequenininha, apenas para fins decorativos, o ideal seria usar um tecido oxford de apenas 90 cm de comprimento. Assim, não haverá problemas na hora de fechar a costura.
- Marque com uma caneta de cada lado do tecido oxford um espaço de 2 cm em 2 cm. Existe a opção de fazer um espaçamento cada vez maior. Para isso, experimente outras medidas como 3,5 cm ou até mesmo 4 cm. Com uma tesoura, pique onde você marcou com a caneta. Porém, cuidado para não rasgar demais o tecido ou fazer recortes extremamente exagerados.
- Aonde você fez um pique com a tesoura, não se esqueça de ir puxando os fios do tecido. Depois, é bom guardar os fios puxados para continuar o passo a passo. Guarde os fios para costurar.
- Depois de realizados todos os passos acima, é sempre útil verificar como o tecido vai ficar posteriormente. O ideal é que ele fique todo quadriculado para que o ponto de mel seja feito com muita eficiência.
- Agora, é hora de ocupar os fios que você retirou do tecidos oxford nos passos acima. Eles poderão ser presos a uma agulha para iniciar o processo de costura e o posterior ponto favo de mel.
- Passe a agulha no quadradinho sempre utilizando a técnica de costura de dentro para fora, para que o ponto não entorte. O fio deverá estar saindo de dentro do furinho feito no tecido. Faça este processo em todos os cantos dos quadradinhos, não esquecendo que o fio deverá sempre sair de dentro para fora.
- Depois de realizar todo esse processo nos quatro cantos do quadradinho, puxe o fio e ele ficará com um aspecto de florzinha com quatro pétalas bem finas. Não esqueça de costurar no meio para que a florzinha não se desmanche. Este é o conhecido ponto favo de mel.
- Pegue uma pérola, miçanga ou pedrinha e costure junto ao ponto, deixando o objeto bem no meio. Este é apenas um passo para a decoração do favo de mel e de toda a almofada. É muito importante deixa-la sempre bela, além de fazer apenas uma simples costura. Arremate a pedrinha em cima do seu ponto favo de mel. Quando esta etapa acabar, o seu ponto favo de mel estará igualzinho a uma flor, só que agora com um miolo.
- Agora que você já aprendeu a fazer o arremate e o ponto favo de mel para u quadradinho do tecido, comece a fazer o mesmo para o do lado, depois embaixo e pegando todos os quadrados no tecido, até que eles esteja repleto dessas florzinhas feitas pelo favo de mel em costura.
Duvidas
Você ainda não exercitou o seu ponto favo de mel e está achando super difícil executar esta tarefa. Não tem problema! Abaixo segue u vídeo para retirar todas as suas dúvidas a respeito desta técnica de costura.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wX_5CsAv6Zk[/youtube]
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1yGGCWVhEW4[/youtube]
adoro sao lindas