Abajur Com Filtro De Café Usado: Passo a Passo

Um cafezinho quentinho ninguém rejeita, não é mesmo? Não dá mesmo para resistir aquele bom perfume, depois do amoço, no fim de tarde ou pela manhã, ela está uma das bebidas mais amadas e populares do nosso país.

O mais legal do café é que depois de passá-lo e se deliciar com a bebida quentinha, você ainda pode reaproveitar aquilo que foi usado para fazê-la. Isso mesmo, o pó de café usado, por exemplo, é um excelente adubo. Ele ajuda no crescimento forte das plantas e as deixam ainda mais bonitas. E além disso, o filtro de papel onde foi coado o café também pode se transformar e dar vida a uma bonita peça de decoração na sua casa: uma luminária.

E vamos ver então, como criar uma linda luminária com filtro de café usado? Você vai ver que é bem simples e fácil de fazer e o resultado é realmente uma graça. Comece anotando quais os materiais que serão necessários.

Veja a Lista!

  • Muitos filtros de café usados (é melhor ter mais e sobrar do que faltar). Depois de coar o café, deixe-o secar, retire o pó com cuidado para não rasgar.
  • Cola branca
  • Pincel médio
  • Verniz acrílico
  • Água
  • Tingecor Guarany Amarelo 03
  • Tingecor Guarany Cáqui 38
  • Abajur com luminária lisa

Veja Como Fazer: Passo a Passo

  1. O primeiro passo é dissolver na água, esquente-a primeiro, a metade do conteúdo da embalagem da Tingecor Cáqui 38. Mexa bem e em seguida, quando a tinta estiver bem misturada, faça o mesmo com a cor amarela e misturando-a com água. Reserve ambas. Atenção: faça a mistura das tintas com a água em vasilhas de tamanho médio. 
  2. O segundo passo é lavar os filtros com muito cuidado para não rasgar e em seguida, mergulhar um a um na mistura feita com a tinta caqui 38, em seguida, retire de uma e mergulhe na outra, na amarela 03. Deixe por alguns minutos, retire o pó e pegue os filtros que já foram coloridos e rasgue-os nos mais diversos tamanhos.
  3. Agora é hora de trabalhar com a cola branca, misture-a com água, pode ser fria mesma, na mesma proporção, isto é, quantidade de cola igual a quantidade de água. Com a ajuda do pincel passe a cola no abajur, coloque um pedaço do filtro de papel colorido, passe cola sobre ele cole um outro. E comece a organizá-los sem deixar que fique um papel colado sobre o outro.
  4. É importante que ao colar os filtros de  café sobre o abajur para criar o efeito, você deixe sobras de papel na borda, que servirão para dobrar e fazer o acabamento no final. Faça o mesmo processo até cobrir todo o abajur e termine dando uma demão de verniz acrílico sobre todo o trabalho. Depois é só esperar secar e ver o resultado final.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=72YBSSgChog[/youtube]

Aprenda Outras Ideias De Artesanato Que Você Pode Fazer Com Filtro De Café Usado!

Não foi tão fácil que o filtro de café se tornasse tão popular na confecção de artesanato. A primeira ideia foi aquela de encapar a cúpula do abajur com o papel usado, que acabamos de ver e já sabemos fazer. Porém, como as pessoas são muito criativas, não demorou muito para que elas descobrissem outras possibilidades de trabalhos artesanais com o filtro de café usado. Hoje em dia você pode encontrar várias maneiras de reaproveitar o papel usado e criar objetos super bacanas para decoração da sua casa.

Além da proposta do abajur com filtro de café usado que foi proposta para você! Veja também uma ideia bem bacana de como criar um quadro usando o filtro de café usado com decoração. É bem simples e temos certeza que você vai gostar!

Anote Os Materiais Necessários Para Fazer a Peça:

  • Corantes a base de água.
  • Uma tela de pintura 30 x 30 centímetros.
  • Filtros de café bem lavados e inteiros. (40 unidades)
  • Tesoura
  • Cola branca
  • Pincel chato pequeno
  • Cola fixadora
  • 1 argola de MDF
  • Miçangas

Veja Agora Como Fazer o Quadro Com Filtro De Café Usado, Passo a Passo:

  1. Comece usando o corante, ele servirá para cobrir toda a tela. Espalhe bem como se tivesse pintando em toda a superfície e espere secar completamente. 
  2. Pegue os 40 filtros de café usados e limpos. Coloque em uma vasilha grande o corante (misture com água como mandar a embalagem do produto), mergulhe os filtros de papel e deixe até que você perceba que eles pegaram aquela cor. Retire e deixe secar.
  3. Depois recorte as rebarbas do filtro de café, aquelas dobras picotadas e use-as para colar na argola MDF. Você deverá encapá-la usando essa parte do filtro de papel. Deixe secar bem.
  4. Coloque a argola na tela, no centro, usando uma multi faixa para fixá-la. Dentro dela, faça rosas usando o filtro de café usando, elas devem ser coladas.

Cole uma rosa depois da outra até criar um miolo e quando este estiver formado, ao redor dele, coloque a cola, sem acrescentar água, em boa quantidade e jogue as miçangas sobre ela. Espere secar e o seu quadro está pronto.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=_qb018hDVAk[/youtube]

Veja Algumas Dicas Para Deixar o Seu Quadro De Filtro De Café Usado Ainda Mais Bonito!

  • Não importa qual a cor do corante, escolha aquela que mais combina com a decoração do ambiente onde ficará o quadro. A variação de cor não interfere na beleza do objeto.
  • A ideia principal é usar os filtros de café usados nessa peça de artesanato, mas ele também pode ser substituído por um espelho.
  • As cores fortes ajudam a dar uma energia mais alegre para casa, experimente um corante de uma cor viva.

Viu como é fácil reaproveitar o filtro de café? Agora é só você comprar um abajur com uma cúpula bem sem graça e deixá-lo super moderno e bonito e ou ainda, incrementar a decoração com um quadro bem criativo e diferente.

Lembre-se que para fazer qualquer tipo de artesanato com os filtros de papel usados de café é necessário antes lavá-los bem e deixar secar. E não vale usar filtro de papel novo porque ele não terá aquele amarelado “natural” deixado pelo café.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostara de saber onde comprar as cúpulas de café e rabichos para acender o abajour, em São Paulo

    Maria Aparecida Nolasco 13 de março de 2014 3:00 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *