Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, buscar aprimoramento profissional constante ajuda o candidato a aumentar suas chances de obter um novo emprego ou garantir um aumento de salário. Mas, o que fazer se a pessoa conta com uma rotina atribulada de trabalho e está sem tempo de frequentar um curso presencial e não conta com o equipamento necessário para as aulas em EAD (Educação à Distância)?
Nesse caso, uma boa alternativa é realizar os cursos oferecidos pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Criado em 1985 pelo professor da Universidade de Viçosa (MG), Nelson Fernandes Maciel, que também é engenheiro eletricista e especialista em Energia Alternativa da instituição de ensino mineira, considerada uma das melhores do país, oferece vários cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, com apostila, DVD e certificado na conclusão do curso, reconhecido pela instituição de ensino, que vale tanto quanto os cursos presenciais.
O objetivo do CPT segundo o seu idealizador, é facilitar o acesso ao conhecimento, mesmo nos locais mais remotos do Brasil, como forma de desenvolvimento e aprimoramento de seus alunos, que dessa maneira podem aumentar suas chances no mercado de trabalho ou então trabalhar por conta própria.
Dessa forma, o projeto cresceu e se desenvolveu, passando das fitas em videocassete para os modernos DVD’s, sempre com a mesma qualidade de ensino, já que atua em convênio com as principais instituições de ensino brasileiras, oferecendo cursos de alto nível, com garantia de informações bem como credibilidade comprovada tanto no mercado brasileiro como internacional.
O Centro de Produções Técnicas conta com parceria com as seguintes instituições de ensino brasileiras: Além da Universidade de Viçosa, o CPT conta com parceria de mais treze grandes universidades, como a Universidade de Brasília – UNB; Universidade do Estado de São Paulo – Unesp; Universidade de Campinas – Unicamp; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; entre outras.
Além disso, o CPT conta com parceria de onze centros brasileiros de tecnologia e pesquisa, como o EMATER-MG; CEPLAC e EMBRAPA, bem como duas escolas que são referência em formação tecnológica no Brasil: HOTEC e SIGBOL.
Os cursos do CPT se distinguem dos outros formatos por sua eficiência, acessibilidade, objetividade, bem como pelo fato de fornecer um grande conteúdo de informações aos alunos em um curto período.
Além disso, os interessados podem optar por diversos cursos nas mais distintas áreas do conhecimento, como artesanato, formação profissional, atendimento ao cliente, beleza e saúde, agricultura, pecuária, gestão empresarial, entre outros.
Professores das mais renomadas instituições de ensino parceiras do CPT, são os responsáveis por elaborar o conteúdo dos cursos, onde cada um deles é composto por uma apostila interativa bem como vídeo, aulas em DVD para que o aluno possa acompanhar a matéria na prática.
Além disso, o aluno pratica exercícios no livro, e no final do curso realiza uma avaliação, que será corrigida pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, que possui filiação junto à ABED – Associação Brasileira de Ensino à Distância. Caso seja aprovado, a instituição emite certificado, que atende às exigências da ABED, que possui tanto valor quanto um curso presencial.