Curso Artesanato em Madeira

Artesanato em Madeira

O artesanato, ou seja, a arte popular feita pelas mãos das pessoas, normalmente realizando e produzindo peças únicas e exclusivas, é uma arte muito forte no Brasil. O nosso povo tem muitas tradições artesanais, muitas peças e costumes típicos, muitas artes exclusivas e além de tudo isso, um talento natural e muito especial para produzir o verdadeiro artesanato.

Atualmente não há nenhuma restrição, quanto a qual material usar para a produção das peças, você pode usar o que achar melhor, o que for mais conveniente para você, ou ainda o que for escolhido ou requerido pelo cliente final. Os principais materiais para a confecção de produtos artesanais, são as peças de EVA, os produtos de MDF, os tecidos, as linhas e não pode faltar também nesta lista a boa e velha madeira.

A madeira é um dos materiais mais antigos que é usado pelo ser humano, principalmente porque sempre foi um material muito acessível para os homens e em teoria bastava derrubar uma árvore que pronto, estava ali o seu material de trabalho. Ao passo que outras matérias primas, muitas vezes precisavam de processos de transformações e mão de obra para estarem disponíveis, já a madeira sempre pode ser usada praticamente in natura.

O problema dessa tendência e desse mercado que esteve em vigor e a todo vapor por tanto tempo, era justamente a derrubada indiscriminada de árvores, a devastação do meio ambiente, a diminuição das áreas de florestais naturais. Um dos maiores exemplos disso é o continente europeu, onde foram derrubadas quase todas as suas áreas verdes, isso já há muito tempo atrás, não obstante por tantos anos os líderes das nações europeias, principalmente os espanhóis e portugueses, derrubaram também as florestas das suas chamadas terras colonizadas mundo a fora.

Essa situação, no entanto, já é bem diferente nos dias atuais, pelo menos para a grande maioria das pessoas do mundo. Principalmente as pessoas que possuem um nível maior de conhecimento e que conseguem ter acesso às informações referentes aos danos e arquivos sobre previsões futuras devido a esse consumo indiscriminado, mas devemos incluir também que os povos que tem uma cultura forte de valorização da terra também estão juntos na preservação.

Hoje a luta é contra o tempo, é para tentar reverter todo o estrago já causado. Apesar do esforço que existe, principalmente por parte da maioria das nações desenvolvidas, ainda há no mundo líderes que tentam ir contra essa tendência de sustentabilidade, mesmo sabendo que isso é ir contra as gerações futuras, contra os seus filhos e netos, afinal no ritmo que consumimos o mundo não se sustenta por muitas décadas mais antes do colapso.

A partir de tudo isso, entra uma nova área, uma linha de artesanato mais sustentável e que se preocupa com a utilização dos materiais e com o futuro do planeta, por esse motivo, hoje é muito comum também as peças de artesanato sustentável. Esse artesanato usa materiais que seriam ou que realmente foram descartados para a confecção de suas peças, assim contribuindo com o meio ambiente.

No caso das madeiras, elas são um excelente exemplo de como se pode fazer e produzir maravilhosas peças, a partir de materiais reutilizados, inclusive a produção artesanal com madeira recuperada, reutilizada é uma das mais fortes tendências de arquitetura e decoração, de que se tem conhecimento hoje no mercado, não só no Brasil, como também em todo o mundo moderno.

As madeiras reutilizadas, popularmente são chamadas também de madeiras de demolição, uma vez que a maioria das madeiras utilizadas para esse fim são oriundas de demolições, de móveis que seriam destruídos e ainda por fim podem ser obtidas de estruturas antigas de casas, prédios e outras construções, por isso elas levam esse nome.

Normalmente essas madeiras, precisam apenas de uma reforma, uma limpeza ou restauração, pode-se passar também remédio para cupim ou outras pragas e estando pronta, elas podem ser usadas para fazer lindas peças. Essas madeiras não precisam ser perfeitas, porque afinal a ideia é de ser algo chique e descontraído, tendo até um toque de um estilo mais indie em algumas situações.

Curso De Artesanato Em Madeira

Existem hoje muitos cursos no mercado de como se trabalhar com madeira, geralmente as pessoas que mexem com essas artes são conhecidas como marceneiros. Há cursos elaborados, profissionalizantes e que aprofundam cada técnica de marcenaria, assim como há também cursos para aqueles que pretendem levar essa área mais como hobbie do que qualquer outra coisa.

Além disso, é interessante falar que hoje não é somente através de professores e cursos presenciais que vocês podem aprender. A plataforma digital Youtube, disponibiliza milhões de vídeos que ensinam as pessoas como fazer cada trabalho, até mesmo com muitos detalhes, principalmente para quem quer aprender para fazer peças para a casa, sem a vontade de fazer em grande escala, pois muitos dos amantes do trabalho com madeira, veem isso mais como uma forma de lazer e de ganhar um dinheiro extra, do que de fato como uma profissão.

Já é possível encontrar também cursos de artesanato sustentável em madeira, esse é o caminho que mais parece se fortalecer para os mercados futuros. Esses cursos são em maioria presenciais, podem acontecer em fazendas, em comunidades rurais, ou ainda nas cidades. De fato, há alguns detalhes que são difíceis de serem representados em vídeo, mas muitos amadores, curiosos, também produzem lindas e distintas peças sem nunca terem frequentado uma sala de aula para isso, algumas pessoas nascem com dom, outras são persistentes e tem muita vontade de aprender.

O mais interessante também é que peças de demolição ou de descarte em geral, normalmente tem um custo mais barato e por isso seu produto terá um custo menor e uma beleza tão grande quanto se fosse feita com madeira recém cortada. Lembre-se que sempre que for lidar com peças de madeira, principalmente materiais comprados em madeireiras exija o certificado ambiental, para ter certeza de que não foi extraída de reservas ambientais, de áreas ilegais, etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *