Tapete de Fuxico Amarradinho
Você sabia que dá pra fazer lindos tapetes usando roupas velhas, cortinas que não usa mais, retalhos antigos, tudo o que tiver de tecido que não usa mais serve. Com eles, é possível criar lindas peças de fuxico, como capas de almofadas, colchas, panos de pratos, tapetes, e muito mais. E é sobre os tapetes que vamos falar mais um pouco e aprender como fazer alguns modelos passo a passo.
Como Surgiu a Técnica de Fuxico
Os índios brasileiros cultivavam algodão e os fiava para confeccionar redes para dormir. Até então, eles não produziam o tecido. Eles trabalhavam as fibras em trançado.
No início da colonização, o algodão era uma das principais culturas. Com isso, as tecelagens manuais foram se desenvolvendo até formarem uma variada indústria de produção de tecidos e fios.
Uma curiosidade sobre o desenvolvimento dos trabalhos de tecelagem manual, era que os padres jesuítas queriam vestir as pessoas que estavam sendo catequizadas, pois os nativos andavam nus naquela época.
A família real portuguesa veio para o Brasil em 1808. A corte mudou alguns costumes locais e nas atividades manuais. Alguns exemplos foram as rendas e os bordados, que enfeitavam ainda mais os trabalhos locais.
As brasileiras usavam os trabalhos europeus como forma de inspiração. No entanto, a matéria-prima que usavam atribuía um toque tropical para as peças que produziam.
Especula-se que o fuxico tenha sido criado pelos escravos africanos. Hoje em dia, o fuxico existe em todas as regiões do Brasil
O fuxico é uma técnica de artesanato que utiliza restos de tecido para confeccionar as peças. Estima-se que esse artesanato tenha cerca de 150 anos. Seu nome é por causa de mulheres que aproveitavam quando se reunião para costurar e faziam mexericos e intrigas sobre a vida alheia.
Essa técnica de artesanato era muito associado a pessoas de baixa renda ou à comunidade rural. Atualmente, com a utilização de outras técnicas artesanais, seu uso na decoração e na moda, o fuxico passou a ter mais destaque e valor.
Como é Feito o Fuxico
A técnica do fuxico é feita com pequenas trouxas de pano. Costura-se círculos de sobras de panos recortados. Logo após, elas são costuradas umas às outras e formam toalhas de mesas, bolsas, bijuterias, colchas, caminhos de mesas, capas de sofá, vestuário, e muito mais.
Esse artesanato serve também para enfeitar tiaras, panos de copa, e muito mais.
Primeiro Vamos Listar os Materiais Necessários:
- Tecidos, mas precisa ser do tipo que não desfia. Pode ser liso ou estampado
- Molde redondo (pode ser uma tampa de um vidro, um pedaço de cartolina, um pires, etc)
- Agulha
- Linha reforçada
Agora o Passo a Passo:
- Primeiro, traçamos círculos nas peças de tecidos com a ajuda do molde redondo;
- Depois, fazemos os fuxicos separadamente;
- Dobramos a borda, passamos a agulha com a linha de forma que o tecido fique franzido. Repita por toda a extensão do círculo.
- Ficará semelhante a um saquinho de tecido;
- Puxe a linha e dê um nó para não soltar;
- Faça vários outros fuxicos, o suficiente para a o seu tapete;
- Após fazer todos os fuxicos, costure uns aos outros para formar o seu tapete.
Sua peça está pronta! É muito fácil e divertido de fazer.
No vídeo abaixo, temos o exemplo prático de como fazer o fuxico.