Pensando em dar uma cara nova aos móveis de sempre? Uma das soluções para aquela mesa que está gasta e manchada, entre outros móveis antigos de sua casa que você está cansado da aparência, mas que têm um valor sentimental, é utilizar as técnicas de pintura com a pátina, para que as peças fiquem novinhas em folha.
Trata-se de uma técnica de pintura na madeira, preservando seus vincos naturais e disfarçando imperfeições de madeiras gastas, riscadas, desbotadas ou manchadas. Antes de receber a pintura, a madeira deve ser lixada, para remover imperfeições e irregularidades, bem como para que a tinta fique uniforme.
Assim que a madeira fique totalmente lisa, deve ser aplicada a tinta especial para a pintura em pátina, que costuma ser vendida em lojas de materiais de construção ou de bricolagem. Você pode optar por só um tom na madeira, ou até dois, o que proporciona um resultado interessante.
Além da pátina tradicional, está muito em moda a pintura em pátina envelhecida, uma boa solução para quem já pintou o móvel com a pátina normal e a tinta desgastou-se com o tempo. É possível resolver essas imperfeições e deixar o móvel ainda mais bonito e requintado.
Confira o passo a passo para se fazer pintura em pátina envelhecida do Blog Além da Rua Atelier: