A pintura marmorizada que é feita usando a técnica chamada de de marmorização, a princípio é considerada fácil, porém, é necessário observar que exige uma grande atenção, habilidade e paciência de quem quer fazê-la.
Quando se faz pintura marmorizada, muitas vezes, é necessário recomeçar, fazer tudo de novo, para chegar ao objetivo traçado no início. Por isso, a necessidade de se ter tanta paciência.
Por outro lado, como não é nada impossível, podemos dizer que a parte fácil é o tipo de tinta que é usado para aplicar na técnica, que é a esmalte, bem simples de diluir na aguarrás. Basta fazer essa mistura e ela estará pronta para ser utilizada.
Vale ressaltar que cada mármore tem uma exigência diferente do outro, então, é aconselhável, na hora de fazer a pintura marmorizada, estar com um mostruário para detectar qual é realmente a cor que deseja usar.
O ideal é antes de começar a fazer o trabalho, testar a tinta, pode ser usando uma peça de eucatex como “cobaia”. Aplicando a técnica como se fosse o trabalho final, para se ter uma ideia de quanto a habilidade é necessária.
Material Necessário Para Pintura Marmorizada
A seguir, você encontra a lista com os materiais que servem para realizar a pintura marmorizada ou a técnica de marmorização, como preferir chamá-la:
- Tinta esmalte
- Solvente que de preferência deve ser aguarrás, mas que pode ser substituído por algo semelhante.
- A peça na qual será aplicada a técnica.
- Um tecido que seja malha, um pedaço médio.
- Cotonetes.
- Vasilhas para que sejam preparadas as tintas que serão usadas na pintura.
- Pincéis para aplicação das tintas. Um para cada cor, quando for usada mais de uma tonalidade.
- Para fazer um acabamento bacana: verniz.
O Que é Necessário Para Aplicar a Técnica
A principal ferramenta de quem aplica essa técnica é o tecido de malha, que deve ser usado dobrado. Já o cotonete deverá ser usado somente em alguns casos, quando o mármore que está sendo aplicada a técnica tem formas ou lugares pequenos, que seria impossível chegar com o tecido. Também serve para facilitar a tintura nas juntas.
Lembrando que o tecido de malha deverá ser usado única e exclusivamente para aplicação de uma tonalidade de tinta. Para cada cor, um tecido.
Preparando o Material Para Pintura Marmorizada
Como falamos lá no início é uma técnica que exige bem pouco. O principal item a ser preparado é o tecido de malha, que deve ser dobrado. Depois é só molhar dentro do solvente, pois a tinta acrílica seca mais lentamente que a tinta óleo.
Não esqueça que o solvente mais indicado é o aguarrás.
Passo a passo, como fazer a pintura marmorizada:
1- Não se preocupe com a cor da peça que receberá a tintura marmorizada, poderá ser de qualquer tonalidade. Porém, se for a primeira vez, o mais indicado é trabalhar com um mármore de fundo branco ou que pelo menos tenha uma única cor, no máximo acinzentado. Esse é um modo de se acostumar com a técnica e aprender o quanto a tonalidade vai se modificando.
2- Peça limpa na mão, pronta para trabalhar, passe uma demão de tinta , que deve ser esmalte. Escolha a sua cor predileta. Nesse momento, a aplicação da tinta é normal, como se você estivesse pintando a peça.
3- Se o mármore for colorido a aplicação deverá acontecer uma de cada vez e cada uma delas só poderá ser aplicada depois que a outra estiver completamente seca.
4- Ainda dá para brincar com as cores e usando aguarrás no tecido ou uma esponja macia, passar uma tinta sobre a outra e misturá-las.
5- Continuando, quando a tinta está ainda fresca é hora de usar o tecido de malha. Antes, ele deverá ser umedecido no solvente e depois é só aplicá-lo sobre o objeto fazendo movimentos circulares.
6- Se perceber que o tecido está ficando seco, molhe-o novamente, é necessário para que seja possível fazer o trabalho.
7- Quando você começa a fazer o trabalho de pintura marmorizada e passando o tecido de malha com aguarrado percebe que a coloração não é aquela desejada, para mudá-la é necessário aplicar novamente a tinta, mas com o objeto ainda molhado. Não deixe secar. Caso isso aconteça, não será possível fazer o ajuste corretamente da tonalidade.
Pintura Marmorizada Com Duas ou Mais Cores
Você já sabe que poderá usar mais de uma cor para fazer a pintura marmorizada, porém, vale ressaltar que neste caso, a atenção deve ser redobrada. A primeira coisa é definir qual será a cor principal, aquela que será o fundo do trabalho.
As demais, que são chamadas de secundárias, devem ser aplicadas somente nas partes em que será usado o tecido de malha, pinceladas sobre essa área.
Depois é só fazer movimentos com a malha umedecida no solvente para “tentar” juntar as cores, pelo lado oposto e pelo mesmo lado, faça isso como se tivesse criando riscas, como aquelas que podemos verificar no mármore original.
Você tem que juntar a tinta fresca criando esse efeito e se quiser, também pode usar uma esponja macia para criar o efeito fazendo círculos, neste caso, faça isso ao redor do primeiro efeito.
Para dar movimento e deixar o seu trabalho ainda mais bonito, você pode fazer esses efeitos em várias direções diferentes, até mesmo, uma cruzando com a outra, porém, evite criar paralelos, o resultado não é legal.
Dicas: Pintura Marmorizada
- Use sempre o mesmo tecido de malha e observe bem na hora de escolher cores e tonalidades. As cores vão se unir umas as outras, no caso de mais de uma, pense nisso na hora de fazer a escolha.
- Em áreas muito pequenas nem perca seu tempo tentando trabalhar com o pano, o resultado será desastroso, use diretamente o cotonete. Nos espaços menores, melhor ainda.
- Você também pode optar por usar um pincel bem fino para fazer as áreas menores. Em alguns casos, pode ser que o cotonete seja “grande demais”. Verifique antes de começar e tenha um pincel pequeno para esses detalhes.
- Para que as marcas não fiquem muito evidentes destes detalhes feitos com pincel ou cotonete, use a técnica com a esponja fazendo um movimento suave ao redor.
- Depois que estiver completamente seco o trabalho de pintura marmorizada, use um pincel ou rolo para passar verniz em toda a superfície.
O ideal é primeiro fazer o teste em um pedaço de qualquer coisa e somente depois aplicar a técnica no mármore. Isso serve também para você verificar acabamento e as cores.
Em ambientes requintados, como mansões e palácios, o material preferido para os pisos, escadarias e até fachadas costuma ser o mármore. Um dos revestimentos mais nobres que pode ser obtido na natureza, o mármore costuma ter a sua extração trabalhosa, além de ser cada vez mais raro, por isso o preço por metro quadrado é bem elevado, inviável para grande parte da população.
Mas, é possível deixar o ambiente de sua casa tão sofisticado quanto as famosas mansões que aparecem nos filmes, apostando na pintura marmorizada nas paredes. Realizando a pintura adequadamente, você obtém um excelente resultado final, quase idêntico ao mármore original.
Utilizando esmalte sintético acetinado, um pedaço de malha de algodão, diluente e estopa, você faz uma bela pintura marmorizada nas paredes de sua casa. Trata-se de uma excelente maneira para mudar radicalmente a decoração sem gastar muito.
No site http://www.multicolor.com.br/marmorização.htm é possível conferir o passo a passo da pintura marmorizada em paredes. Siga à risca as instruções para obter um excelente resultado.
Uma das técnicas artesanais de acabamento que dá um bom resultado é a Pintura Marmorizada. Para criar esse efeito lindo e que agrega mais valor às suas peças é necessário conhecer a técnica da Marmorização, que consiste em pintar as peças como se fossem feitas de mármore.
Trata-se de uma técnica muito legal, que gera peças lindas e que ainda tem garantido uma boa renda extra para muitas pessoas que trabalham com artesanato. Vale a pena conferir um pouco mais sobre essa técnica e começar a aplicá-la em suas peças. Conheça um passo a passo bem simples e não deixe de fazer em casa.
Passo a Passo
Este passo a passo está dividido em três etapas, que são: a criação do fundo manchado, a criação de manchas e veios e as rachaduras.
Fundo Manchado Sem Contraste
Material Necessário:
- Pedaço de malha de algodão
- Esmalte Sintético Acetinado
- Estopa
- Diluente à base de Aguarrás
Como Fazer:
Na superfície em que se pretende criar o efeito será necessário dar pinceladas das duas cores de tinta de esmalte sintético escolhidas por você. Utilize a estopa encharcada em diluente para retirar a mancha das pinceladas. Uma dica é espremer o excesso de diluente antes.
Depois, dê pequenos tapinhas com a estopa sobre a superfície para dispersar a tinta. Para garantir um efeito mais legal, crie um mata-borrão com estopa envolta em malha de algodão, o que gera um efeito mais borrado na pintura.
Manchas e Veios
O primeiro passo para criar esse efeito de manchas e veios é fazer um movimento que lembra uma vassoura ao longo da superfície, utilizando a estopa envolvida em malha de algodão com a mesma tinta utilizada na primeira etapa. Varra a tinta para criar o desenho dos veios. Observe que o desenho deve seguir a mesma direção das manchas. Basicamente, você deve fazer o desenho de linhas, que nada mais são que os veios.
Rachaduras
Para criar as rachaduras nessa pintura marmorizada, você precisará de um diluente que tenha como base a aguarrás e também um cotonete de algodão. O que você deve fazer é mergulhar o cotonete na aguarrás e começar a fazer o desenho das rachaduras na superfície que está sendo feita a pintura marmorizada.
O mais legal é tentar variar a espessura do algodão, pois assim os desenhos das linhas vão começar finos e ir ficando mais grossos. Lembre-se também de deixar alguns pontos da pintura mais brancos para dar um efeito marmorizado.
Depois desse processo, você terá uma pintura marmorizada que em diversos casos lembra muito uma pintura de mármore de verdade. As suas peças ganham um visual mais legal e se destacam mais entre as peças artesanais. Vale a pena investir um pouco mais de tempo no preparo dessas peças e ter um resultado ainda mais interessante.