Como Fazer Um Smoking

Todos os locais em que vamos, sem que seja necessário é bem notado uma vestimenta comum para eles. É uma questão de senso comum, não iremos de terno na feira, nem de short curto na igreja. Algumas roupas são mais caras do que outras exatamente por isso, por apresentarem uma necessidade de um corte mais elaborado, com mais detalhes e consequentemente mais trabalho.

O fato é que usamos tecido em muita mais coisa do que apenas roupas, nem que seja em toalhas, lençóis, sofás ou até mesmo cortina. Isso acaba passando despercebido e nem nos damos conta da importância que a arte da costura e do tecelar são para nossas vidas.

Como Fazer Um Smoking

Como Fazer Um Smoking

Se formos observar socialmente ou até mesmo de maneira religiosa, os tecidos sempre estiveram presentes em marcos importantes, demonstrando o poder econômico dependendo do material utilizado.

As roupas fazem parte da realidade humana, na tentativa de proteger contra as mudanças climáticas, animais e até mesmo de outros seres humanos. No começo as peles de animais eram a maneira mais comum de se vestir, com o tempo o homem deixa de ser nômade e todo o material encontrado já pronto tem que ser plantado, seja para alimentação ou para a sobrevivência de maneira geral.

Os anos passaram e a vestimenta mudou, graças às diversas inovações dentro da indústria têxtil e principalmente a costura avançada.

História Do Tecido

É difícil precisar uma data para dizer quando o tecido realmente começa a ser produzido, pois não há rastros de épocas tão antigas, já que os tecidos se decompõem. Os mais antigos são datados de 6 mil anos a.C, na região da Turquia. Mas algumas formas de escrita antiga, dizem mais sobre tecidos de 18 mil a.C, com agulhas de ossos, sendo difícil dizer como eram.

Na China o marco é em 2,8 mil a.C. com a fabricação da seda, que é muito famosa por trazer viajantes de toda a Europa para comprar essas especiarias. O algodão e lã como conhecemos só foram ficar populares no século I, isso só aconteceu com uma melhora nos teares, tendo a criação das primeiras rodas de fiar.

Somente com a revolução industrial no século XVIII que as coisas melhoraram, e os tecidos deixaram de ser feitos totalmente a mão. As máquinas desenvolvidas na época, produziam tecido em massa como nunca visto, mas ainda era somente com fibras naturais.

Somente no século XIX que fibra sintética começou a ser produzida, ganhando muita força já que a quantidade de habitantes no mundo era bem maior do que se conseguia plantar de algodão e lã. As fibras sintéticas mais comuns são as de poliéster e nylon. Além daquelas totalmente produzidas por vegetais e ou sinteticamente ainda existem aquelas que vem de animais.

Com a variedade de tecido foi possível criar muita coisa, as cores vivas só foram utilizadas nos séculos mais recentes, necessitando de várias tentativas até que a cor dos tecidos não saíssem com tanta facilidade.

Costura

Costura

Costura

Sem o tecido não seria possível ter nossas roupas, mas sem as costura, seria impossível diferenciar blusa, calça ou vestido. Antigamente era um processo totalmente artesanal, porém hoje em dia com máquinas é considerado uma manufatura que busca unir duas partes de algum tecido ou então outro material. Eles devem ser previamente medidos e cortados para que já fique no tamanho certo após a costura. A agulha e a linha ainda é base para uma costura, mesmo que seja nas máquinas, dando texturas e movimento dependendo da roupa escolhida. A costura faz parte de diversas produções, incluindo cortinas e sofás.

A costura pode ser feita como um hobbie, ou seja, somente roupas para família, consertos básicos e somente isso, ou então como um fonte de renda,o que pode ser muito bom. O artesanato ainda vive de uma maneira mais simples em muitas famílias, por isso conseguem manter uma maior personalização, do jeito que a pessoas desejar.

Dentro da costura existem diversas áreas, quem costura social não costuma costurar roupas de banho, por isso costuma-se dividir esses trabalhos dentro de um empresa por exemplo, cada coisa precisa de uma máquinas diferente. Para facilitar a vida dessas pessoas é interessante ter um molde ou as medidas bem precisas, principalmente se for alta costura.

Smoking

Smoking

Smoking

É um tipo de terno com uma gola muito específica, sendo que para as costureiras é sem dúvida uma das mais difíceis. É usado em ocasiões totalmente formais, normalmente a noite, mas que precisam de um gravata borboleta da mesma cor para combinar.

Para confeccioná-la o molde deve ser muito bem feito, as medidas do terno são simples, feitas como qualquer outra. A gola merece uma atenção maior, se tiver um molde fica bem fácil, tendo que aumentar somente as proporções, como a gola fica sempre virada, ela precisa ser costurada já daquela maneira. Não esqueça de medir a circunferência do decote das costas, mas não se preocupe tanto com o da frente pois é padrão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *