Uma ótima opção para passar o tempo é trabalhar com artesanato. Além de fazer com que o tempo passe mais rápido, você acaba ganhando uma nova ocupação, podendo fazer dela uma fonte de renda extra para que o Natal seja recheado de presentes.
Falando em presentes, os artesanatos também são ótimas peças para uma data tão especial quanto o Natal, isso porque você pode decorá-los de forma personalizada, pode usar fotos, desenhos e utilizar muitos outros detalhes.
Uma das opções mais escolhidas pela mulherada na hora de fazer artesanato são as caixas em MDF decoradas. Esse tipo de arte é bem fácil de aprender e fazer, por isso é muito escolhida pela maioria das pessoas que gosta de produzir artesanato. Se você gosta de arte e principalmente, de produzir peças com as próprias mãos, algumas dicas são fundamentais para quem quer fazer caixas em MDF decoradas.
O seu primeiro passo deve ser escolher qual será o projeto que você quer colocar em prática, caixa grande, pequena, quadrada, redonda e muitas outras. É importante que na hora da escolha você saiba qual será a utilidade da caixa, assim poderá escolher com mais tranquilidade o formato ideal para que ela exerça a função.
Outra coisa importante durante a compra das caixas é perguntar se é lixada ou não, caso não, compre um lixa de sua preferência, mas não muito grossa. Na hora passar a lixa, passe em todos os cantos da caixa de forma uniforme, isso porque se concentrar em algum lugar, poderá deformar o MDF.
Com a caixa em mãos, comece a projetar o seu trabalho. Para ajudá-la no projeto, desenhe com um lápis para visualizar qual será o resultado. Já com o projeto em mente e os desenhos na caixa, comece a pintar de dentro para fora deixando o contorno por último. Uma dica importante é, quando utilizar mais de uma cor, principalmente se o contraste for grande, deixe secar bem e lave ou troque de pincel.
Se você quiser utilizar decalques, escolha-os e com cola própria coloque-os na peça, mas mesmo sendo colada, a peça deve ser lixada antes. Após colar, passe uma régua para garantir que não terá bolhas ou relevos. Certifique-se que o decalque está bem colado e seco, em seguida passe o verniz para que o desenho não se solte, ou seja, danificado com facilidade.
Saiba que o uso dos decalques não impede que você pinte a peça à tinta, você pode mesclar as duas técnicas e produzir lindas peças. Inclusive, no lugar dos desenhos você pode colocar fotos, para isso imprima-as à laser e coloque na peça normalmente. Mas lembre-se, sempre que concluir a peça certifique-se que ela está seca e passe o verniz, mas sem exageros para não escurecer a peça. Agora solte sua criatividade e mãos à obra!
olá dorei sua explicação, me diga por favor onde encontro esses decalques que vc fala para mdf? pois não acho em lugar nenhum na internet.
obrigada