Pintura De Interiores

Confira As Dicas Principais Para Pintar o Interior De Sua Casa

As férias já estão aí e se você pretende receber amigos e familiares em casa para esses dias de descanso, que tal deixar a sua casa mais bonita? Uma boa opção para mudar a cara de seu lar rapidamente é fazer uma pintura nos interiores de seus cômodos. Pode surgir um pouco de receio na hora de pintar as paredes do interior de sua residência, mas seguindo uma ordem correta de pintura e mantendo o material organizado é possível pintar as paredes rapidamente sem sujeira e sem manchar os móveis. Saiba como a seguir.

Interiores

Interiores

Antes de tudo, escolha o que pretende pintar, bem como escolha entre os dois tipos de tintas destinadas à pintura de interiores: existem produtos à base de solventes e outros à base de água, adequados para superfícies distintas. Por isso, o produto dependerá da superfície a ser pintada e de sua área. Converse com o vendedor da loja de tintas ou com seu decorador para que lhe oriente sobre o produto mais indicado para a superfície que deseja pintar.

Depois, é a hora de verificar a quantidade de tinta necessária para pintar suas paredes, já que não deve nem sobrar e nem faltar. No caso de superfícies planas, como as paredes, tetos e portas, realize a seguinte conta: multiplique o comprimento da superfície pela altura. Desse total, subtraia o número da área das portas e janelas. O valor restante dá o número da área da superfície total que será pintada.

Com isso, calcule para cada 16 metros quadrados usar um litro de tinta em cada camada na superfície aplicada. Vale lembrar que no caso de paredes porosas ou rugosas, será necessário usar 20% a mais de tinta.

Pintura

Pintura

Escolhida a tinta e a quantidade, chega o momento de adquirir o material de trabalho necessário. Dentre as ferramentas principais estão rolos, pincéis, escovas e bandejas para tinta. Não se esqueça de pedir orientações para o vendedor, já que dependendo da viscosidade da tinta, pode ser necessário ou um rolo de espuma ou de lã de carneiro.

A próxima etapa é preparar a superfície a ser pintada: procure lixar a superfície ou limpá-la para receber a tinta. Vale lembrar que ela não deve estar nem com rachaduras nem com imperfeições. Por isso, procure alinhar a superfície com massa corrida. Somente comece a pintar assim que a superfície estiver completamente seca.

Na hora de pintar, comece pelo teto, mas se desejar pintar somente as paredes, comece sempre de cima para baixo, pois dessa forma evita borrões nas partes inferiores. Vale lembrar que é importante retirar móveis e objetos decorativos do local antes de começar a pintar. Caso não seja possível, cubra-os com lençóis velhos ou com jornal.

Primeiro, comece a pintar em um dos cantos da parede, utilizando um pincel nas regiões de janelas, esquadrias e quinas, para um melhor acabamento. Nas regiões maiores utilize rolos grandes de espuma ou de lã de carneiro, conforme o tipo de tinta a ser usada.

Pintura De Interiores

Pintura De Interiores

Atenção também na hora de limpar os pincéis e bandejas após o trabalho. Se você usou tintas à base de solvente, limpe as ferramentas com terebintina, inclusive nos cabos, para prolongar a vida útil de seus rolos e pincéis, já que têm um custo considerável e não devem ser jogados fora a cada pintura como muitas vezes acontece.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *