O verão apenas acabou de chegar, mas o tempo passa rapidamente e nem nos damos conta, por isso, vamos começar nossa preparação para o inverno, que promete ser bem rigoroso.
Uma boa forma de nos aquecermos no inverno é usando um delicioso cachecol, bem fofinho e quentinho.
Para não gastarmos muitos com esses lindos acessórios, podemos fazê-lo em casa mesmo, em teares de prego.
Os teares de prego são uma forma bem simples e prática de trabalhar a lã, sem gastar muito e ainda dá para se divertir bastante.
Esses objetos podem ser encontrados em qualquer loja que vende produtos para artesanatos e ainda podem ser feitos em casa mesmo, basta pegar algum modelo de tear na internet e levar para algum marceneiro cortar a madeira e ajudá-la a bater os pregos nela.
Vamos deixar aqui um passo-a-passo básico de cachecol colorido, com franja e muito bonito, que ainda pode compor um look bem elegante em numa roupa monocromática.
Primeiramente, você vai precisar de dois novelos simples de cores diferentes, preto e branco, preto e vermelho, verde e amarelo, enfim, de duas cores que você gosta.
Além dos novelos, você vai precisar do tear de tricô, tesoura, agulha de crochê, e ainda agulhas de tricô.
Para começar, você deve amarrar as duas pontas dos novelos e assim trabalhá-las no tear como se fossem uma só. Você deve laçar as lãs no tear esquerdo e depois fazer como um zigue-zague, passando por todos os pregos do tear, então faça um nó no final.
Na volta, coloque a agulha de crochê no nó e volte fazendo uma trance entre os pontos dos pregos do tear, depois basta puxar o último laçado e amarrar nos fios que primeiro foram presos no tear. Se achar melhor, basta cortar as pontas que sobraram para terminar o amarre.
Para ficar melhor e dar andamento ao cachecol, empurre todo o trabalho até encostar na madeira, passe novamente a lã pelos pregos. Quando chegar no último prego, enrole a lã no parafuso.
Depois de terminado, com a ajuda da agulha de tricô, pegue os pontos debaixo e passe para cima, sem retirar os últimos.
As lãs que ficaram soltas devem ser empurradas para baixo, contra a base de madeira. Então, volte a fazer um zigue-zague com as lãs, mas da direita para a esquerda. Então, enrole novamente a lã no tear, só que dessa vez, a partir do último prego.
Assim faça até que a lã acabe, não se esquecendo de deixar um pouco delas para montar as franjas, que devem ser presas no fim do cachecol, para o arremate.
Com a ajuda da agulha de crochê, passe pelos últimos pontos do cachecol as lãs cortadas em tamanhos iguais, e amarre. Pronto, as franjas estarão formadas e seu cachecol terminado.