Pode parecer que não, mas no mundo todo, o consumo de copos de plásticos é muito grande durante os horários de trabalho. Calcula-se que no Brasil, por dia, cada pessoa use pelo menos 8 copos plásticos. Para se ter uma ideia do que isso representa, vamos imaginar um encontro, uma palestra, com duração de somente três dias e que 350 pessoas estão participando, seriam gastos 8.400 copos. É muita coisa, não é mesmo?
Vá imaginando essa situação se repetindo, em palestras, quando as pessoas estão na igreja, em eventos de trabalho, feiras, academia de ginástica, etc. Se continuarmos usando os 8 copos como base, em 3 dias, em um evento com mil participantes, chegaremos em um ano, com 1 milhão e 296 mil copos plásticos usados.
A opção para diminuir a quantidade de copos plásticos usados é trocá-los por canecas ecológicas, que podem ser desde das compradas em lojas ou até mesmo, feitas em casa por nós mesmos. Mas, porque trocar o copo plástico pelas canecas ecológicas?
Copo Plástico x Canecas Ecológicas: Qual A Melhor Opção?
Vamos pensar raciocinando de acordo com o que nos é sugerido em relação a ingestão de consumo de água. O ideal é que cada pessoa beba a cada dia dois litros de água. Digamos que essa pessoa faça esse consumo fora de casa, o que irá implicar em usar um copo de plástico descartável. Neste caso, seriam 16 copos de 125 mililitros a cada dia e no fim do ano, o total seria de 6 mil unidades.
Sabe qual o problema dessa conta? Para fabricar esses copos serão necessários 730 litros de água. O planeta pode mesmo desperdiçar tanta água?
A fabricação de copos plásticos não é só um problema porque estamos gastando mais água do que deveríamos, uma vez que esse precioso líquido está acabando na Terra. Além da água, para fabricar os copos plásticos são jogados na atmosfera 4,6 quilos de CO2 e mais outros gases que “colaboram” para o aquecimento global. Somado ao que a indústria polui para fabricar todos aqueles copinhos, ainda temos que pensar na poluição provocada pelo veículo que os irá transportar.
Pensa que acabou os problemas com os copos plásticos? Infelizmente não, pois eles ainda serão um problema para o meio ambiente. Um copo plástico vai demorar 100 anos para se decompor.
E a caneca ecológica? A caneca ecológica é fácil de lavar e você gastará bem menos água para lavá-la e usar de novo do que seria para fazer um copo plástico. Se beber dois litros de água, nem vai precisar lavar e se beber outra coisa no copo, no máximo, ela deverá ser lavada 8 vezes ao dia. O gasto de água com a limpeza diária não seria mais de 4 litros. Em um ano, seriam gastos 1.460 litros de água, bem menos do que é gasto para fazer copinhos de plástico.
E então, o que é melhor para o nosso planeta, copos de plástico ou a caneca ecológica?
Caneca Ecológica: Projeto Socioambiental
Vale a pena conhecer o projeto socioambiental da caneca green. Sempre ressaltando o quanto vale a pena trocar o plástico pela caneca ecológica. Segundo dados da ONU, Organização das Nações Unidas, o plástico já é responsável por 70% da poluição dos mares. Cerca de 46 mil fragmentos do material podem ser encontrados a cada 2,5 quilômetros quadrados na superfície dos oceanos.
Você pode pensar que é simples reciclar o plástico, mas não é bem assim. A Vigilância Sanitária faz um controle e nem todo material ela permite que seja reciclado. Principalmente, aqueles copos plásticos sujos. Eles não são reaproveitados.
O inofensivo copinho ainda tem uma substância na sua composição, segundo o Ministério da Saúde, o estireno, que não faz bem para o homem. Ao longo prazo, o constante uso pode “ajudar” a desencadear doenças como câncer, diabetes, hiperatividade, entre outros problemas de saúde.
Como evitar o problema com os copos plásticos? Optando por canecas ecológicas. São leves e podem ir com você aonde você for.
Veja que banca a ideia da Caneca Green feita com fibra de coco!
Canecas Green: Opção Inteligente
Elas são lindas e o melhor, não fazem mal ao meio ambiente. São as canecas ecológicas green feitas com material reciclado. Elas são produzidas ou com fibra de coco ou com fibra de madeira.
São canecas muito resistentes, podem ser lavadas na máquina de lavar louça e podem ir ao micro-ondas. Se cair no chão você não corre o risco de ficar sem ela, pois não quebra.
Dentro desse tipo de caneca ecológica você poderá usar qualquer tipo de bebida sem o medo de que ela libere algum tipo de substância nociva para sua saúde. Chá, café, achocolatado, sucos, etc.
Optar pela caneca ecológica é dar uma super força ao meio ambiente. Precisamos dos recursos naturais para sobreviver e sabemos que nos dias atuais, o homem já consumiu bem mais do que poderia. Os recursos naturais não são infinitos e a natureza já está mostrando sinais de que estamos causando um grande desequilíbrio e respondendo com catástrofes naturais. A simples troca de um copo de plástico que não só polui o meio ambiente quando é descartado, como gasta muitos recursos na hora da fabricação e somado a isso, ainda polui o meio ambiente, é uma grande ajuda. Cada pessoa deve fazer a sua parte.
Aprenda A Fazer A Sua Caneca Ecológica
Se você quer ser amigo do meio ambiente, não precisa nem comprar uma caneca ecológica, você mesmo pode fazer reciclando garrafas pet. Como? Confira o passo a passo simples e rápido e faça canecas ecológicas para família toda.
1- Pegue uma garrafa PET de um litro, retire o rótulo e lave bem. Escolha aqueles modelos mais resistentes.
2 – De baixo para cima, marque e corte na altura de nove centímetros, mas não corte toda a circunferência, somente uma parte dela.
3- De baixo para cima, corte todos os cantos da garrafa de forma que não alcance o bico da garrafa.
4- Depois corte a parte de cima sempre prestando atenção para não chegar no bico da garrafa.
5- Passando por trás, encaixe a parte de cima com a parte de baixo.
6- Pronto, a sua caneca ecológica está prontinha para ser usada.
Para fazer uma caneca ecológica, você vai precisar de uma garrafa pet de um litro, da cor da sua escolha, e uma tesoura.
É muito simples montar a caneca: primeiro, meça 9 cm de baixo para cima e então corte na direção da circunferência, mas deixando uma faixa de mais ou menos três centímetros sem cortar na altura da garrafa.
Corte todo o meio da garrafa, apenas não tire aquela faixa de três centímetros, e então retire a parte de cima da garrafa com o bico, mas deixando ali um anel de mais ou menos 4 centímetros de altura também sem cortar.
Aí é só montar a caneca em si: pegue este anel mais curto e vire-o na direção do copo mais alto, encaixando o anel em volta da parte inferior da garrafa. Prontinho! Já forma ali também uma alça para a caneca!
Agora é só usar a sua caneca ecológica!