Com MDF dá para se fazer muita coisa legal. Se trata de um material simples para se trabalhar com ele e que exige poucas ferramentas. Porém, para fazer qualquer peça de artesanato com ele, incluindo o porta fralda que vamos ensinar a seguir é necessário seguir algumas dicas.
Aliás, o assunto “MDF no artesanato” é sempre um dos mais procurados quando o assunto é fazer alguma coisa diferente, bonita e gastando pouco. No caso do porta fralda, que deverá ter um formato de caixa é legal que ele tenha uma alça, mas se preferir, pode ser simplesmente uma caixa retangular, que caiba, pelo menos, um pacote de fralda inteiro. Há quem gosta de inovar e faz um porta fraldas de gavetas, pelo menos três, fazendo uma espécie de armário. Não importa a forma, o importante é pensar o tamanho, tirar as medidas e de preferência, comprar o MDF do tamanho necessário, precisando somente, pregar uma parte na outra.
Vale ressaltar que as pessoas que não querem trabalhar com a parte de montar a caixa para as fraldas poderão encontrá-la pronta em qualquer loja de artesanato. É um material muito comum e a variedade de formas e tamanhos é muito grande.
Dicas Para Trabalhar Com MDF
-
Antes de pintar é importante lixar bem o MDF. Se você comprou as partes para formar a caixa que será o porta fraldas, lixe antes de pregar uma parte na outra. Se comprou a caixa pronta, certifique-se na loja se já foi lixado ou se ainda há necessidade de lixar.
-
Antes de começar a pintar e deixar o seu porta fraldas como se deve é necessário dar uma demão de tinta branca. Uma segunda opção é usar base acrílica antes de fazer a pintura.
-
Trabalhe com uma espátula, caso não tenha, uma opção é usar um cartão de crédito velho ou algo com a textura e forma semelhante fazendo o trabalho da ferramenta. Porém, o ideal mesmo é ter as ferramentas necessárias para fazer o seu artesanato.
-
Todo os pincéis que forem usados durante a pintura devem ser lavados muito bem depois e só guardados quando estiverem secos.
-
Quando se usa tinta escura para pintar qualquer peça feita com MDF é necessário dar duas demãos para a cor ficar evidente.
Aprenda Pintar Um Porta Fralda Em MDF
O que deixa o seu porta fralda em MDF mais bonito ainda é a pintura que você dará para ele, isso fará toda a diferença, o acabamento. Para ficar ainda mais fofinho, a dica é fazer um fundo em tecido e pintar a parte externa. É uma forma de fazer o seu porta fralda personalizado com a sua cara e com o jeito do bebê que chegou ou está para chegar. A seguir, o passo a passo para decorar o porta fralda em MDF do quarto do bebê.
Você pode fazer para seu uso próprio ou até mesmo para fazer uma renda extra, por isso, vamos ver como pintar o kit completo para o quarto do bebê. Anote os materiais:
-
Porta fralda em MDF
-
Porta treco em MDF
-
Tinta Acrílica da sua preferência da mesma cor em duas tonalidades
-
Cartelas com adesivos coloridos
-
Verniz acrílico
-
Para trabalhar: tesoura, lápis preto, rolo de espuma, lixa fina
Para facilitar você poderá comprar moldes para pintura em MDF, uma garantia que tudo sairá como se deve. Eles são facilmente encontrados à venda em lojas de artesanato ou se preferir, na internet tem muita coisa legal que dá para imprimir.
Veja o passo a passo para fazer pintura no porta fraldas e outras peça do kit do bebê em MDF:
-
O primeiro passo é lixar toda a peça com a lixa adequada, se ela já estiver passado por esse processo é hora de dar a primeira demão de tinta.
-
Não importa qual foi a cor escolhida por você, o primeiro passo é usar a tinta branca para dar uma demão. Faça isso com a ajuda de um rolinho e um pincel largo. Espere secar completamente e antes de continuar lixe as bordas.
-
Agora depois de seca a primeira demão de tinta e com as bordas lixadas é hora de aplicar a primeira tinta. Da cor escolhida use aquela que tem a tonalidade mais escura, passe uma demão, espere secar e passe a segunda. Faça isso usando o pincel largo. Deixe secar bem para continuar.
-
Depois de seca, para fazer a decoração é hora de usar a tinta mais escura, escolha algumas formas preferidas e faça sobre ela e em seguida, aplique a tinta.
-
Faça pinceladas espaçadas para dar um efeito leve a pintura, nesta etapa use um pincel 350-E e a tinta mais escura, não esqueça. Mas, use o pincel levemente para não pesar a peça.
-
Para terminar faça um efeito de aquarela por toda a peça, inclusive sobre a segunda tinta e as formas que foram pintadas, para isso, use novamente a tinta branca. São pinceladas leves.
-
A próxima etapa, sempre com tudo bem seco é usar os adesivos, recorte-os e aplique na peça, vá decorando da forma que considerar mais interessante para a sua peça.
-
Ainda tem o toque final que deverá ser feito com o pincel 350M e com a tinta mais clara das duas escolhidas. Servirá para sombrear os adesivos que foram colocados para incrementar a decoração. É uma opção que dá um charme a mais no seu trabalho, vale a pena fazer.
-
Para finalizar aplique duas demãos de verniz acrílico e pronto, o seu porta fraldas e todas as outras peças que você fizer ficarão perfeitas. Não esqueça de deixar secar bem antes de usar. Coloque num lugar com boa ventilação. Como Encapar Um Porta Fraldas Em MDF Com Tecido:
Você pode tirar as medidas do porta fraldas de MDF e usar cola apropriada e no lugar da tinta encapá-los.
Quando um lindo bebê está a caminho, a futura mamãe e o futuro papai começam a preparar o lar para receber essa bênção. Bebês merecem cuidados e exigem que algumas coisas chegam compradas e preparadas para a sua chegada, depois que eles chegam, fica mais difícil sair de casa para comprar e arrumar os detalhes do quartinho. Além das coisas básicas como carrinho, berço, roupas, fraldas, mamadeira e produtos de higiene, outros pequenos mimos devem ser pensados, como uma maneira de facilitar a vida dos futuros pais, além de deixar o ambiente mais organizado e mais fofo.
Uma dica para presente é dar um porta fraldas, pois fralda será usada durante muitos anos pelsa crianças, e ter um lugar certinho para guardá-las facilita a vida da mamãe. Você pode comprar um porta fraldas em MDF em lojinhas de artesanato, a peça custa em torno de treze reais, e você mesma pode decorá-la, ou dar para a mamãe personalizar do seu gosto.