Com uma população que ultrapassou o número de sete bilhões de pessoas no ano de 2011, nosso planeta, nas últimas décadas, vem mostrando sinais de que se nada for feito para mudar o sistema de produção e consumo atual, corre-se o risco de, futuramente, ocorrer a escassez de recursos naturais, em especial água potável.
Além da poluição decorrente da fumaça expelida pelas chaminés das fábricas e escapamento dos veículos automotores, o mundo passa por uma mudança radical no clima, com temperaturas inconstantes, que levam ao aumento de catástrofes naturais, como os Tsunamis, as ondas gigantes marinhas que passaram a ser cada vez mais comuns pelo aumento do nível do mar.
Isso acontece, pois a temperatura da terra está 0,6 °C acima da média histórica, que foi de 14°C. Segundo dados da NASA e da Earth Policy Institute, divulgados no ano passado, a temperatura média da Terra vem aumentando progressivamente, sendo a última década, a recordista no número do aumento da temperatura.
Dessa forma, não é a toa de que notamos nos últimos tempos maior intensidade do calor no verão e do frio no inverno, além das chuvas estarem mais fortes e mais intensas. E o pior é que essa alteração no clima interfere nas plantações, reduzindo a produtividade de alimentos, que sofrem com calor ou frio em excesso.
Para se ter uma ideia, no início de março, o Ministério da Agricultura anunciou que a safra de 2012 será abaixo do esperado, em razão do clima, já que os principais estados produtores de cereais, frutas e verduras, que ficam na Região Sul do país, sofreram com uma forte e inesperada estiagem ao longo de 2011.
Para reverter esse quadro, é importante que toda a população se mobilize para mudar seus hábitos, reduzindo o impacto de seus estilos de vida na Terra. Dentre as medidas mais importantes para evitar a degradação do planeta, está o uso racional dos recursos naturais.
E para isso, a reciclagem do lixo é importantíssima para reaproveitar os recursos naturais. Para se ter uma ideia, você sabia que uma latinha de alumínio reciclada economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas ?
Reciclar materiais como vidro, metal, papel e plástico, reduz a extração e produção de matérias-primas para a fabricação de novos produtos, poupando os recursos naturais e economizando energia.
Não são raras as campanhas de reciclagem de lixo em diversos países, inclusive no Brasil, já que o descarte correto desses materiais evita a poluição e degradação ambiental, pois materiais de plástico, vidro e metal levam centenas de anos para se decompor, sem contar que durante seu processo de deterioração são eliminadas substâncias tóxicas na atmosfera, no solo e na água, prejudicando as plantações e matando os animais.
Portanto, procure aderir sempre a todas as campanhas de reciclagem promovidas por sua comunidade, paróquia, clube, prefeitura, ONG’s, associações beneficentes, entre outras, pois você ajudará a deixar um planeta mais limpo para as gerações futuras, garantindo aos seus filhos e netos, por exemplo, água potável.
mano manda uma reciclagem de sabao to fazendo um trabalho e presciso muito ate o dia 21/05/12