Pintura Envelhecida

Uma dica para quem deseja dar um visual diferenciado para o seu artesanato é usar a técnica de pintura envelhecida. Trata-se de uma técnica bem interessante que vai ajudar a valorizar o seu trabalho dando para ele outro visual. Confira abaixo algumas dicas de como fazer pintura envelhecida e deixe seus projetos muito mais interessantes.

Tutorial de Como Deixar a Madeira com Visual Envelhecido Com Vinagre e Palha de Aço

A madeira com visual envelhecido pode ajudar a deixar os espaços da sua casa mais interessantes com um estilo mais rústico. Para ter apenas o visual e não uma madeira velha vamos ensinar a como criar esse efeito.

Materiais Necessários

  • Palha de aço
  • Vinagre

Passo 1 – A primeira coisa que você deve fazer é promover a interação entre a palha de aço e o vinagre. Coloque a palha de aço no vinagre que aos poucos irá dissolver. Saiba que a mistura resultante dessa experiência irá criar uma solução com alta capacidade de envelhecer madeira.

Passo 2 – Para fazer essa solução basta encher um pote de vidro com vinagre e colocar dentro um pedaço de palha de aço razoavelmente grande. Você deverá deixar descansar durante mais ou menos um dia. Se desejar uma solução mais escura deixe descansando por 5 dias.

Passo 3 – É necessário preparar a madeira, para isso lixe-a para garantir que será removida qualquer cobertura ou outra camada que dificulte que a solução de envelhecimento realize o seu trabalho da maneira certa.

Passo 4 – Antes de aplicar a solução que foi feita de vinagre e palha de aço você deve fazer um chá stain de chá. Para isso será necessário ferver chá preto e passa-lo em cima da madeira. Esse chá possui ácido tânico que reage com o stain de vinagre deixando então a peça mais escura. Entenda que o chá não vai deixar a madeira mais escura somente irá deixa-la molhada.

Passo 5 – A solução feita de vinagre e palha de aço deve ser passada na madeira com a ajuda de um pincel para que haja uma cobertura mais uniforme. Perceba que no momento em que passar a mistura no seu móvel poderá ver uma mudança na cor do mesmo. Após algumas horas irá secar, somente uma camada é o bastante para deixar a peça com visual envelhecido, contudo, se desejar pode aplicar mais camadas para deixar a madeira mais escura.

Passo 6 – Para finalizar termine a madeira e aguarde até que seque, por fim use um pano úmido e água fria para retirar os resíduos que tenham sobrado de palha de aço. Quem desejar pode ainda acrescentar mais um toque a sua peça cobrindo a mesma com cera, com isso se preserva mais o efeito.

Pátina Envelhecida

O acabamento de pátina é um tipo de acabamento que tem como objetivo mudar a aparência natural de materiais como metal ou madeira. Na maior parte dos casos as pátinas são usadas para deixar a aparência desses materiais envelhecidas.

Materiais Necessários

  • Peça a ser envelhecida
  • Tinta na cor branco neve – ela deve estar diluída como indica o fabricante e preparada com corantes.
  • Corantes nas cores azul, amarelo, ocre e preto – essas são apenas sugestões de cores você pode escolher as cores que desejar.
  • Palha de aço
  • Cera incolor em pasta
  • Betume diluído com aguarrás
  • Pincéis – você pode usar um pincel para cada cor de tinta ou se preferir pode usar um pincel único que seja devidamente lavado entre um uso e outro.
  • Estopa ou pedaços de malha
  • Flanela (item opcional)

Como Fazer

Dica – É interessante que você não comece a trabalhar diretamente na peça que deseja patinar, comece treinando num pedaço de madeira para treinar. Faça um teste das cores e acabamento para não estragar a peça.

Passo 1 – Comece limpando a superfície que será patinada. Também é interessante preparar a tinta que será usada para fazer a base da peça. Pinte a peça de branco para que possamos a trabalhar. Para esse tutorial usaremos o fundo bege com acabamento em azul. Para chegar na cor bege foi misturada as cores preto, amarelo e ocre, a tinta preta deve ser usada em pequena proporção, algo como uma ou duas gotas.

Passo 2 – Após estar com a tinta pronta pinte a peça com a ajuda de um pincel ou rolo. Observe que toda vez que for pintar uma peça de madeira é necessário que a pintura siga o sentido dos seus veios. Deixe secar totalmente.

Passo 7 – Use a cera incolor em pasta, passe a primeira demão com a ajuda de uma estopa ou mesmo com um pano de algodão. Deixe secando durante 15 minutos. Lustre a peça com cuidado usando para isso um pedaço de estopa limpa.

Passo 8 – A cera incolor deverá ser aplicada novamente, o procedimento deve ser repetido ainda duas vezes para que a superfície tenha sido encerada 3 vezes.

Passo 9 – Depois disso devemos preparar a tinta azul num tom que seja forte. Aplique a tinta azul na peça depois de ter lustrado. Deixe a peça secar.

Passo 10 – Depois de secar totalmente use um pedaço de estopa ou malha de algodão para aplicar a cera de novo na peça, passe somente uma demão. A peça deverá ser lustrada novamente com um pedaço de estopa, deixe secando por cerca de 30 minutos.

Passo 11 – Nesse passo devemos preparar o betume, ele deve ser diluído em aguarrás. Usando a palha de aço aplique uma demão de betume na peça como um todo. Como o betume faz muita sujeira a dica é usar luvas plásticas para fazer a aplicação. Usando um pedaço de malha será necessário remover o excesso de betume.

Passo 12 – Passe o pedaço de palha de aço na peça, mas fique atento que deverá arranhar a peça somente num sentido. Os riscos devem ser feitos paralelamente uns aos outros. Se quiser deixar um visual mais envelhecido aplique a palha de aço inclinada.

Passo 13 – Pode acontecer de a peça ficar com um visual esverdeado que é o resultado da mistura do betume com a tinta azul e a tinta bege, isso deixará a sua peça com um visual mais bonito. Deixe secar completamente, então encere e lustre a sua peça. Se desejar poderá envernizar com verniz brilhante ou fosco ao invés de encerar.

A arte de pintar é algo praticado a muito tempo e atualmente existem diversas técnicas que podem ser aplicadas em diversos materiais, com resultados diferentes. A pintura envelhecida é um tipo de pintura que pode ser feito em diversos materiais como madeira, metal, etc.

Esse tipo de pintura é bastante valorizada e muitas pessoas aplicam essa pintura em diversos itens pela resultado e a aparência final do objeto. Confira alguns trabalhos que utilizaram esse tipo de pintura.

Pintura Envelhecida

Pintura Envelhecida

Quem gosta de acompanhar as tendências no mundo dos móveis e da decoração já deve ter percebido que o estilo com uma pegada retrô está super em alta, além dos elementos rústicos. Seguindo a tendência é muito legal incrementar esse e qualquer outro tipo de decoração com objetos de madeira envelhecida. É um toque perfeito para dar aquele ar de “décadas atrás” ou ir mais longe, quem sabe “séculos”.

Sem falar que é bem mais econômico apostar na técnica da pintura envelhecida do que tentar comprar um móvel de madeira antigo. O preço de uma peça dessa pode ser inacessível para muita gente. Enquanto, a pintura envelhecida pode dar um efeito praticamente real, o móvel ficará com a cara que você escolher e o mais legal, com um pouco de paciência você mesmo pode fazer esse trabalho.

Isso mesmo, é bem fácil fazer a pintura envelhecida e seguindo as instruções qualquer pessoa pode dar essa cara “nova – velha” para o móvel que tem em casa. Ele vai ficar em pouco tempo com uma aparência intemperizada e desgastada e vai conceder a sua decoração esse ar vintage, retrô ou rústico que esse tipo de peça concede.

Dá para usar a técnica de pintura envelhecida não somente nos móveis, mas por exemplo, nas vigas de madeiras rústicas que vão até o teto em uma cozinha cheia de estilo ou ainda, levar essa pegada retrô e moderna ao mesmo tempo para os bancos do jardim.

Tem muita coisa legal que dá para fazer com esse tipo de técnica e não pense que vale só para quem está em busca de algo “antigo”, o envelhecimento da madeira está mais moderno do que nunca.

Aprenda a Técnica da Pintura Envelhecida

1- O primeiro passo é fazer uma cobertura na madeira que será aplicada a técnica usando graxa. O produto é aquele usado para engraxar sapatos na cor marrom, caso a ideia seja de dar um toque suave de envelhecimento para a madeira.

Aplique a graxa marrom com um pano limpo e macio e em seguida, use uma uma escova de engraxate para fazer a limpeza do produto. A escova deverá ser usada fazendo movimentos para frente e para trás seguindo as linhas das veias da madeira. A ideia é que a graxa penetre nessas veias, fique fixa dentro delas.

Lembrando que para começar, o ideal é aplicar o envelhecimento de madeira em móveis ou peças menores. Obviamente, um móvel muito grande irá pedir mais atenção e no caso da graxa, por exemplo, provavelmente será necessário a aplicação mais de uma vez.

2- Quando se faz uma pintura envelhecida, para ficar o mais próximo do real possível é necessário escolher as áreas que serão desgastadas. Se fosse de fato uma madeira envelhecida, obviamente, não ficaria desgastada por igual. Pontos como cantos, portas, bordas são aqueles que envelhecem e desgastam com mais facilidade em um móvel antigo.

Então, depois de decidir onde ficará “velho” no seu móvel de madeira, use um papel toalha para friccionar o produto que poderá ser pasta de cera, cera (incolor) ou vaselina. Esse produto vai ajudar a dar a cara de madeira envelhecida. Depois é só usar a tinta para passar, neste caso, em toda a madeira e claro, por cima das partes que receberam a cera ou um dos outros dois produtos indicados. A tinta para fazer esse trabalho pode ser da sua cor preferida, porém, necessariamente, deve ser látex.

Siga as instruções de uso que estão na embalagem da tinta em relação ao tempo para secar. Uma vez que a tinta estiver completamente seca, use uma toalha de papel para limpar o móvel. Porém, atenção, faça a limpeza com movimentos de um lado até o outro e principalmente nas partes que receberam a cera.

Quando você estiver fazendo esse movimento irá perceber que as veias da madeira vão começar aparecer onde foi passada a cera, sob a tinta, é exatamente isso que dará o visual de antigo e gasto ao móvel.

Quando o resultado chegar no ponto em que você quer é hora de finalizar o trabalho de pintura envelhecida, neste caso, use thinner para fazer a cobertura mistura com removedor de cera. Para aplicar a mistura é necessário usar um pincel.

É um ponto do trabalho que exige muita atenção.

Outras Técnicas Para Envelhecer Madeira

Uma outra forma mais complicada, porém, eficiente de dar um ar de madeira envelhecida é usando um maçarico e queimando, com cuidado, os lugares em que você quer que fique com esse visual. Esse tipo de envelhecimento de madeira é muito usado quando são móveis para casa de campo ou de fazenda, e a aplicação é feita bem nos cantos.

Para esse tipo de envelhecimento de madeira será necessário contar com a ajuda de um especialista, não tente você mesmo usar um maçarico que pode ser perigoso. Porém, tem um outro modo de deixar a madeira com cara de velha. Você mesmo pode fazer.

Se quer dar um ar aquela mesa de séculos de existência, aquele móvel que ficará na casa de campo, um ar rústico de quem vem sendo usado há muito tempo, nada como um martelo para ajudar. Você pode usar a ferramenta para criar depressões, arranhões e cortes.

A técnica é bem simples, bata com o martelo onde você quer criar o efeito e em seguida, use uma corrente para friccionar e depois passe uma lixa fina, que fará o efeito amassado e com fendas, parecendo que foi o tempo que se encarregou. Para finalizar, pegue uma grande escova de aço e comece a limpar a madeira e vá dando a textura final que você gostaria e obviamente, ficará com a cara de envelhecida, mesmo que seja muito nova.

Para terminar, uma técnica que exige atenção na hora de ser aplicada para sua segurança. Sim, você pode fazer, mas use luvas e máscara protetora. Será necessário usar limpador de forno à base de soda cáustica. Quando aplicado esse produto no móvel de madeira ele dará um tom acinzentado e velho.

Outro cuidado na hora de aplicar o produto é fazer a aplicação em lugar aberto e de preferência com uma ótima ventilação.

Para finalizar, use um pano macio para retirar o excesso do produto que ficará sobre a madeira e com um pincel de pintura aplique vinagre branco. Ele é essencial para fazer com que o limpador com soda cáustica pare de “funcionar”, isto é, continue “atacando” a madeira. O vinagre age como um neutralizador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *