Como Fazer Crochê Com Miçangas

Uma forma de deixar o seu trabalho de crochê com uma textura e um brilho diferenciados é usar miçangas. Quem deseja incrementar as suas peças deve saber que é muito fácil trabalhar com esse material. A dica é planejar com antecedência como vai usá-las e assim contar quantas miçangas serão necessárias para concluir a peça.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=hhnfsNkUQfI[/youtube]

Basicamente o processo consiste em colocar as miçangas no fio antes de começar a fazer a sua peça de crochê. É bom colocar uma quantia generosa, pois é mais fácil remover as miçangas extras do que incluir peças que estão faltando. Deixe as miçangas ao lado do novelo de fio enquanto estiver trabalhando na sua peça.

Como Fazer Crochê Único Com Miçangas

Uma forma de tornar mais simples o procedimento de incluir miçangas no seu crochê é saber qual o melhor ponto para incluir a peça. Adicione a miçanga a um ponto de crochê, isso é antes de puxar a última corrente por meio de duas correntes que ainda restam na agulha.

Você deverá fazer os pontos até esse ponto e depois puxar a miçanga na linha, a miçanga deverá ser colocada ao lado da agulha enquanto você está fazendo a última corrente. É importante ter certeza de que as miçangas vão sair do lado certo da peça, ou seja, o lado direito. Para isso adicione as miçangas enquanto está fazendo os pontos do lado errado, em geral a corrente deve ser de número ímpar.

Como Fazer Crochê Duplo Com Miçangas

Quando se trata de crochê duplo tem dois momentos em que você pode acrescentar uma miçanga. Um dos momentos é quando você puxa o segundo fio na corrente e na linha anterior para dar aquela laçada na agulha de crochê. Outro momento é aquele quando você puxa o último fio por meio das duas últimas laçadas na agulha de crochê.

Também é válida aqui a dica de observar se você está trabalhando numa linha no lado errado quando for acrescentar as miçangas de forma que eles apareçam no lado direito da peça.

Como Fazer Franja Frisada Com Miçangas

A franja de miçangas poderá ser feita com o método que indicamos acima. Depois de puxar algumas ou várias miçangas em grupos você deverá fazer com que caiam como se fossem uma franja de acordo como você continua fazendo a sua peça de crochê. Acrescente mais uma franja, em relação a quantidade de miçangas considere o tamanho delas e qual o tamanho de franja que você deseja criar.

Tutorial de Como Fazer Uma Pulseira de Crochê Com Miçangas

Para fazer essa peça você precisa saber apenas o básico da técnica de crochê. Utilizaremos apenas o ponto chamado de correntinha, dessa forma é um excelente exercício para os iniciantes no crochê. Qualquer tipo de conta que foi possível encaixar no fio do crochê pode ser utilizado.

Quem está acostumado a fazer esse tipo de trabalho de confecção de peças artesanais como joias prefere as miçangas pelo fato de que são peças de tamanho uniforme e é possível encontrar uma grande variedade de cores. Você pode fazer as suas pulseiras para dar de presente para as pessoas de quem gosta ou mesmo como uma fonte de renda extra.

Materiais Necessários

  • 1 caixa de miçangas tamanho 6/0
  • Régua
  • Fio de crochê tamanho 10
  • Agulha de tapeçaria tamanho 18
  • Tesoura
  • Gancho de aço de crochê 4,5 mm
  • Fecho de pulseira
  • 2 argolas de metal
  • 2 peças de metal para as extremidades
  • Nariz da agulha, nariz chato ou cadeia alicate de ponta

Como Fazer

Passo 1

Nos primeiros passos iremos determinar qual será o tamanho da pulseira além de preparar o fio. Comece cortando um pedaço do fio de crochê que deverá ter cerca de 22,5 cm. Em seguida amarre o fio em torno do seu pulso para chegar a medida certa. O fio deverá ser seguro entre o polegar e o indicador no ponto em que você achar que a pulseira deve terminar.

Passo 2

O fio deverá ser colocado sobre a régua para que você possa ver quantos centímetros a sua pulseira irá ter. A linha deverá ser reservada.

Passo 3

O passo seguinte consiste em colocar a ponta do fio de crochê que veio da bola na agulha de tapeçaria.

Passo 4

No fio de crochê você deverá colocar as 100 miçangas. Deslize as miçangas sobre a agulha e na linha.

Passo 5

A partir desse passo começaremos a costurar a pulseira. Será necessário passar um ponto no fio de forma a colocá-lo no final do gancho.

Passo 6

Você deverá fazer então uma correntinha que envolva o fio que fica em torno do gancho. Puxe pela alça do gancho. Repita esse procedimento três vezes, coloque então uma miçanga próxima ao gancho e faça mais uma correntinha incorporando a miçanga. O processo consiste em alternar fazer uma correntinha e depois repetir o ponto com uma miçanga. Isso vai ajudar a deixar a peça de crochê com aproximadamente 2,5 cm mais curta que o comprimento da pulseira.

Passo 7

Será necessário fazer uma correntinha em mais três pontos que fiquem sem miçangas. A última alça deverá ser puxada até que chegue a um tamanho de aproximadamente 5 cm de comprimento.

Passo 8

O fio que passa pela miçanga deverá ser cortado criando uma causa de 5 cm. Esse fio deverá ser então puxado para apertar o último ponto feito da pulseira.

Passo 9

A extremidade deverá ser dobrada sobre o bracelete de forma que fique paralela às miçangas. Coloque então na peça de metal, com a ajuda de um alicate será necessário apertar a peça metálica em cima das correntinhas da causa sempre com o cuidado de manter o crochê dentro do metal, não se deve beliscar com as pontas da peça.

O procedimento deverá ser repetido na extremidade oposta da peça. Não esqueça de cortar o excesso de fio que ficar na peça metálica.

Passo 10

O fecho da pulseira deverá ser preso a uma das peças de metal com argola metálica. Uma argola vazia deverá ser presa do lado oposto para que o fecho possa ser encaixado nela. As argolas deverão ser abertas segurando uma das extremidades próxima a abertura com ajuda de um alicate, a outra deverá ser segurada com o dedo indicador e com o polegar.

As extremidades deverão ser torcidas e deixadas distantes uma da outra. Para fechar a argola você deverá mover as extremidades na direção oposta de forma que feche a sua argola após anexá-la.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *