Ideias para Almofadas Artesanais

Muitas pessoas gostam de fazer, elas próprias, algumas peças que vão compor a decoração de sua casa. Dentro dessas peças que as pessoas podem fazer, podemos listar estantes, banquinhos e puffs, quadros e até mesmo almofadas. Sim, você mesmo pode fazer tudo isso em casa mesmo! Você duvida? Vamos lhe ensinar como!

As Almofadas e Suas Locações

Ninguém merece ir visitar um amigo ou um parente, sentar no sofá e o sofá ser duro, não ter nenhum travesseiro ou almofada para afofar as nossas costas e o nosso bumbum. Mesmo que o sofá seja bem acolchoado, você pode usar as almofadas apenas para decoração, até porque tem gente que gosta de sentar e apoiar as mãos em algum lugar.

As almofadas também tem a função decorativa nas nossas camas. Além de exercer a função decorativa, no local onde nós recuperamos as nossas energias as almofadas também são funcionais. Elas servem como apoio para a nossa cabeça, braços e pernas (esses dois últimos para os mais folgadinhos).

Mas nós vamos aprender a fazer, aqui, não uma almofada qualquer, mas, sim, uma almofada artesanal. Fazer uma almofada não é tão simples assim, mas o que queremos ensinar é você a fazer uma almofada diferente, que só você tenha!

Fazendo Almofada Artesanal

O primeiro modelo que nós vamos ensinar é bem simples, mas é ótimo para você fazer até mesmo com crianças.

Lista de Material:

  • Tecido da sua escolha (sugerimos malha)
  • Linha (da cor do tecido)
  • Agulha
  • Tintas para tecido de diversas cores
  • Pinceis
  • Tesoura
  • Enchimento para almofada

Passo A Passo:

Pegue o tecido que você escolheu e rabisque nele (com a ajuda de um lápis ou caneta e uma régua) o formato que você vai querer a sua almofada (pode ser triangular, quadrada, circular…). Depois de riscado, dobre o tecido ao meio e corte aonde foi riscado. Assim você terá dois lados.

Se você quiser, pode desenhar com o lápis antes. Isso é o mais sugerido caso você estiver fazendo com crianças, para que elas sigam o desenho. Mas caso queira algo mais abstrato, pode fazer sem desenho mesmo. Com os pinceis e as tintas, faça o desenho que quiser. Você pode fazer um desenho abstrato ou pode fazer um desenho planejado. Se quiser, pode fazer de ambos os lados ou apenas de um, fica da sua escolha.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=au3pCYEacgQ[/youtube]

Espere a tinta secar. Para não correr riscos, deixe secar durante um dia inteiro (24 horas). Depois que a tinta estiver seca, junte os dois lados com o auxílio da linha e agulha. Você pode costurar pelo lado do avesso como pelo lado normal. Fica da sua preferência. Para costurar pelo lado normal você deve fazer um ponto especial, dando um melhor acabamento à almofada. Costure três lados e deixe um lado aberto, para colocar o enchimento.

O enchimento da almofada pode ser o próprio enchimento, espuma de colchão ou até mesmo retalho de tecido. Depois que você encher a almofada com o enchimento e deixá-la no volume desejado, costure o último lado. Caso queira, você pode colocar um zíper para tirar o enchimento e lavar a almofada.

Caso você não queira usar linha e agulha e saiba usar máquina de costurar, pode fazer uso da mesma. O acabamento fica até melhor.

Caso você queira inovar, sugerimos que você inove no formato da almofada. Pode fazer em formato de coração, de estrela, de flor… O passo a passo é o mesmo, mas você vai ter que tomar cuidado com as pontas na hora de costurar.

Dica: prefira as pontas arredondadas, assim o enchimento fica melhor preenchido e a almofada não fica bicuda.

Almofada de Patchwork

Essa almofada mexe com uma tendência que é muito falada: o patchwork. O patchwork é a arte de fazer um tecido com retalhos. Aqui você vai aprender a fazer uma almofada com retalhos. Vamos lá?

Lista de Material:

  • Retalhos diversos;
  • Máquina de costurar;
  • Enchimento para a almofada;
  • Tesoura e
  • 1 zíper.

Passo A Passo:

Primeiro selecione pedaços bons de retalhos para que você possa trabalhar. Provavelmente virão muitos pedaços irregulares, portanto, com a ajuda da tesoura, corte os retalhos em formato retangular (é mais fácil de fazer patchwork com esse formato).

Com a máquina de costurar, una os pedaços de retalhos, formando um grande tecido. Você pode trabalhar apenas com cores claras ou com cores escuras, pode trabalhar com texturas ou com estampas diferentes, para fazer uma brincadeira. Lembre-se de sempre estar reforçando a costura, você está trabalhando com retalhos.

Depois que você já tiver uma boa quantidade de tecido formado, você recorta o tecido no formato desejado da almofada. Lembre de cortar duas vezes ou de dobrar ao meio, para cortar igual os dois lados. Depois que você tiver os dois lados, vamos para o passo final.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6Ln9LQZTlxg[/youtube]

Com os dois lados e o zíper em mãos, volte para a máquina de costurar. Coloque os dois lados de “tecido” pelo lado do avesso e pregue o zíper. Caso você não saiba pregar o zíper, existem tutoriais no youtube que ensinam a fazer. Depois que você pregou o zíper, o abra (para que você possa virar a almofada quando terminar de costurar). Costure todos os lados e lembre-se de estar reforçando a costura novamente. Ainda não deixou de ser retalho.

Vire a almofada para o lado direito. Agora basta você preencher a almofada com o enchimento. Preencha a almofada e quando tiver com o volume desejado, feche o zíper. Faça várias, com cores diferentes, estampas diferentes, patchworks diferentes. Vai ficar muito lindo.

Muitas pessoas pensam que é difícil fazer uma almofada, mas não é tão difícil assim. Basta você ter um pouco de paciência e criatividade. Aqui nós demos a vocês duas ideias, que podem ser alteradas de acordo com o seu desejo. Seja uma pessoa criativa e invente almofadas diferentes. Não existe coisa melhor do que você mesmo fazer os artigos que irão decorar a sua casa. Por isso, pegue o material e faça com calma. O primeiro modelo é ótimo para ser feito com crianças. Para elas será como uma brincadeira. Invista na sua criatividade e na criatividade daqueles que o cercam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *