Fotografar parece mais do que um hobby para algumas pessoas. Com máquinas profissionais ou então aquelas mais simples, os apaixonados por fotos podem fazer milagre, transformando imagens reais em uma verdadeira arte. Depois que as fotos ficam prontas, é uma verdadeira correria para conseguir criar detalhes que as deixem ainda mais exuberantes. Uma ideia é criar molduras bastante criativas para deixar as suas fotografias bem interessantes, utilizando as mesmas para enfeitar os cômodos da sua casa. Afinal, quem precisa de quadro para quem tem uma foto emoldurada na parede ? Confira aqui neste artigo como fazer esta criação!
Fotografia
A fotografia surgiu a muito tempo atrás, quando as primeiras máquinas fotográficas começaram a surgir pelo mundo. Mesmo com a falta de tecnologia, a fotografia no geral era considerada uma arte, tão importante para alguns, que eram mais bem faladas no que as famosas pinturas de artistas tão conhecidos. O fato de poder gravar fotos reais e acontecimentos cotidianos em pedaços de papéis especiais acabou deixando muita gente intrigada, inclusive os principais artistas da época, que já não viam mais sentindo em fazer pelas obras usando tinta óleo. Foi neste momento que começaram a surgir os grandes fotógrafos, além da tecnologia, que estava crescendo a cada dia. Com ela, vieram as máquinas fotográficas cada vez mais modernas, que criavam diversos efeitos diferentes nas imagens, deixando as mesmas cada vez mais elaboradas. Por este e por tantos motivos evidentes, é que a fotografia se enraizou pelo mundo, sendo um dos principais elementos para design já vistos. Este e outros fatores fizeram com que as fotografias pudessem ser impressas em diversos tamanhos, criando efeitos de quadro. Além disso, começaram-se a surgir molduras específicas para fotos e é isso que você vai aprender a fazer lendo este artigo até o final!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zIxse9LJd8M[/youtube]
Fazendo em Casa
Existem diversos produtos que podem ser produzidos sem sair de casa, usando algumas técnicas artesanais, materiais diversos e muito da sua imaginação. Mas quem diria que você poderia criar uma moldura para suas fotos com trabalhos artesanais e um pouco de criatividade ? Para fazer a sua moldura, nada melhor do que seguir o passo a passo logo abaixo, seguindo as etapas até o final, para conseguir produzir uma linda moldura para a sua foto. Para iniciar o processo, saiba quais os materiais você terá que utilizar:
Material Necessário
- Feltro ou tecido ( O feltro é uma boa opção por ser mais durinho e prático para fazer trabalhos artesanais)
- Régua para as medições necessárias
- Lápis e caneta para detalhes
- Tesoura
- Estilete para recortar o tecido ou feltro
- Pedaços de papelão
- Cola branca para fazer as colagens necessárias
- Um pincel
- Um pedaço de TNT e uma fita dupla face 3M a fim de fazer a fixação da moldura na sua parede
Agora que você já está com todo o material preparado para realizar a sua obra, vamos começar a seguir as etapas abaixo. São elas:
- Para começar, pegue um lápis e a régua e marque a medida da sua moldura, sendo esta aquela que você desejar, dependendo do tamanho da sua foto. Assim, marque com o lápis nas laterais do papelão para que a moldura seja recortada de forma correta nas próximas etapas.
- Agora, usando o seu estilete com muita cautela, retire a parte interna do papelão, aquela interna a marcação que você fez com as medidas da espessura da sua moldura.
- Coloque a moldura de papelão em cima do tecido ou do feltro que você utilizou e comece a fazer as marcações no mesmo, usando uma caneta ou um lápis. Enquanto a marcação é feita, cuidado para que ela não se mova, a fim de estragar todo o sue trabalho depois. Faça as medições necessárias e comece a marcar do lado interior e do lado externo do seu tecido, virando o mesmo do avesso para terminar de fazer as marcações necessárias. O ideal é deixar em uma espessura de aproximadamente 2,5 cm , mesmo que dê para fazer maior. Assim, você evita que a colagem seja dificultada nas próximas etapas!
- Agora, basta recortar a parte interna do tecido com as marcações, transformando o mesmo na sua segunda moldura. Depois, passe para a moldura de papelão novamente e comece a colar tudo, todas as partes, deixando o papelão bem branquinho de cola. Passe cola apenas de um lado de papelão, mas sem deixar sobrar muito espaço , e cole em cima do tecido com bastante cuidado.
- Para começar a fazer os trabalhos na parte de trás da sua moldura, faça um recorte no tecido ou no feltro que você está usando. Faça isso somente até a parte da moldura. Dessa forma, você poderá colar a parte de trás do tecido sem maiores problemas. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não cortar a parte de papelão. Assim, para colar basta usar um pouco de cola quente. Se não achar necessário ou não quiser, pode usar a mesma cola branca de antes. Neste momento, bastará esperar a cola secar e para garantir coloque algo para segurar enquanto a cola seca.
- Para finalizar, pegue um outro pedaço de papelão e forre com tecido normal. Recorte-o mais ou menos na medida da moldura de antes. Use o TNT para forrar o mesmo, já que a sua foto vai precisar ficar bem fixa dentro da sua moldura, sem que ela caia durante o dia. O papel TNT custa muito barato e é muito simples de se trabalhar!
- Passe um pouco de cola somente nas partes baixas da moldura e na lateral, cobrindo todo o papel. Não esqueça de deixar a parte de cima aberta para que a sua foto possa ser emoldurada. No final, a sua moldura vai ficar parecendo um envelope, onde você poderá trocar a fotografia que lá está sempre que quiser e achar necessário.
- Pronto! Agora a sua moldura já está preparada para receber as fotografias que você tirou ao longo da vida. Use aquelas que mais te agradar para fazer de quadro, pendurar em algum comodo da casa e enfeitar a mesma com lindas fotografias. Aproveite!
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva