A cerimônia do casamento é um ritual repleto de simbologias, passagens e tradições que variam de etnia para etnia. O que é comum em todas as etnias é que o casamento significa um marco na vida do casal, uma nova etapa que é celebrada com festa de votos de felicidades, harmonia e longevidade aos noivos. O mais habitual para nós, ocidentais, é os noivos, após receberem as bênçãos do padre, saírem da Igreja como marido e mulher. Essa saída costuma ser celebrada com uma chuva de arroz proporcionada pelos convidados da cerimônia. Mas você já se perguntou o porquê da chuva ser de arroz?
Por Que Se Joga Arroz Nos Noivos?
O hábito de jogar arroz nos recém-casados é um costume super antigo. Originado na Ásia, mais especificamente na região da China e da Índia, esse costume surgiu por acreditarem os grãos de arroz trazem prosperidade e fertilidade a quem os cultiva.- Portanto, ao jogá-los nos noivos os votos de prosperidade e fertilidades estariam destinados à vida do recém casal unido em cerimônia.
Depois de muitos séculos, o arroz passou a ser regra nos casamentos do mundo todo. Sendo que os próprios noivos organizam saquinhos de materiais variados e combinados de acordo com a decoração temática da festa. Existem uma variedade muito grande de formatos para guardar o maço de arroz da mais bela forma.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-21ST5LCh-M[/youtube]
Dicas Para Realizar O Ritual
Uma dica importante é certificar se de que a Igreja aonde será realizada a cerimônia permite que haja a tradição da chuva de arroz. Existe o perigo do chão ficar escorregadio, principalmente se o chão da escadaria for de mármore. Caso a escadaria seja de mármore, prenda um bilhetinho junto ao saquinho de arroz explicando para a chuva de arroz ocorrer somente depois dos recém casados descerem a escadaria. Outro acidente que pode ocorrer é quando os convidados forem jogar o arroz nos noivos.
Deve haver cuidados para que a chuva realmente se pareça com uma chuva e não como um ataque ao estilo guerrinha. Se o arroz for tacado no rosto dos noivos, além de deselegante, pode arranhar a pele. Portanto, tenha respeito e cuidado com esse momento tão importante na vida de um casal. Para evitar um temporal ao invés de uma garoa de arroz, o ideal é que sejam aproximadamente um punhado que caiba dentro da palma de uma mão para cada saquinho. O momento da chuva permite fotos lindas!
Os noivos que não gostam da idéia da chuva de arroz podem ficar tranqüilos pois existem sim variações dessa tradição. Pétalas de rosas podem ser jogadas, bolinhas de sabão, confeitos de arroz coloridos na forma de coração ou, ainda, balões de varias cores e enchidos com gás hélio podem ser distribuídos entre os convidados. Todas essas propostas citadas permitem fotos e filmagens lindíssimas. Entretanto é muito importante que os convidados sejam avisados previamente sobre alguma etapa da cerimônia que fuja do comum. Para avisar os convidados prenda um bilhetinho no convite ou coloque sobre os bancos do local da cerimônia deixe os saquinhos com um aviso para que os convidados leiam o aviso antes do momento da chuva.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OX2bpvB8KvM[/youtube]
Passo A Passo dos Saquinhos de Arroz Para Casamento
Abaixo leia alguma dicas bem bacanas de como preparar embalagens lindas e bem criativas para decorar esse tipo de cerimônia tão especial.
- • Uma sugestão já citada no início do post e que virou uma febre entre os organizadores de casamentos, é usar arroz preparado. Ou seja, utilizar arroz tingido e na forma de coração.
- • Para embalar os grãos fica muito bonito fazer cones de tecido e pendurá-los sob os bancos ou cadeiras de onde for ocorrer o cerimonial. Atenção para combinar as cores e texturas dos tecidos com a temática do casamento.
- • Uma sugestão bem econômica e que exige pouco tempo é fazer os saquinhos de papel para embalar o arroz e colá-los na abertura do saquinho com um adesivo decorativo. O adesivo pode ter um brasão com as iniciais dos noivos ou com dizeres que tenham significado especial para o casal. Enfim vale usar a criatividade nessa hora.
- • Saquinhos de arroz feitos de renda são um investimento que vale a pena considerar. São delicados e não correm o risco de rasgar facilmente. Para distribuí-los os noivos podem encarregar os padrinhos do casal de entregar os saquinhos aos convidados na saída da Igreja ou do local da cerimônia. Faça caixas ou cestas decoradas com a mesma renda para facilitar na hora dos padrinhos entregarem os saquinhos de arroz.
- • Se a noiva vestir uma longo véu, uma dica que combina muito é fazer saquinhos de tule. Para fechar os saquinhos faça um laço com a fita na cor que mais predominar a temática do casamento. Por exemplo, se a Igreja for decorada com flores alaranjadas, a dica é utilizar uma fita alaranjada também.
- • Outra idéia é fazer saquinhos de papel de seda. Esse tipo de papel pode ser impresso com a estampa que você desejar. Existem muitas gráficas especializadas nisso. Pode ser criada uma estampa que identifique o casal ou a temática da festa, romântica, extrovertida, campestre, enfim o que você quiser.
- • Para dar um charme aos saquinhos de arroz, você pode entregar junto lencinhos feitos de papel para lágrimas de alegria. A proposta é emocionar a todos, noivos e convidados.
Aprenda a fazer um cone bem simples para colocar os grãos de arroz. Esse passo a passo é muito fácil e você mesmo pode montar os canudinhos. Basta ter em mãos papel estampado e de gramatura suficiente para deixar os cones firmes, cola ou fita adesiva dupla face, um estilete ou uma tesoura, uma superfície para apoiar o papel e cortá-lo caso seja utilizado o estilete e uma régua de trinta centímetros no mínimo. Com cuidado e paciência em pouco tempo você terá montado vários cones de arroz. Vale acessar o link e se inspirar! Afinal tanto para os convidados, como principalmente para os noivos da cerimônia, esse é um momento único e merece ser preparado com todo o carinho possível!
http://www.oartesanato.com/1274/saquinhos-de-arroz-para-casamento