Modelo 1
Hoje iremos mostrar uma dica de como fazer quadro pra enfeitar a sua casa. A ideia é muito original e passo a passo é bem simples, mas no final você terá um quadro lindo para a sua sala, seu quarto, etc.
Você precisará de poucos materiais e muito pouco tempo para fazer esse artesanato. Vale muito a pena, pois o resultado final fala por si. Vejam como fazer.
Materiais
- 1 Moldura para quadros
- 1 Tela branca
- Folhas de cartolina coloridas
- Tesoura
- Cola
Passo a Passo
Para fazer o seu quadro para enfeitar a sua casa, comece fazendo as suas flores de papel. Corte a cartolina em formato de coração e em diversos tamanhos diferentes.
Note que para criar esse efeito de movimento, em algumas flores maiores, você precisará de dois corações (um dentro do outro), porém isso é opcional, se você preferir, pode fazer com apenas um. Para criar as flores de papel, dobre os corações ao meio e comece a colá-los na tela branca de modo que a união de mais ou menos 7 corações fique no formato de uma flor. Você deverá colar apenas um dos lados da dobra, deixando que o outro fique solto. Repita o mesmo processo até que você esteja satisfeito com a quantidade de flores que tem o seu quadro. Espere secar e está pronto
Modelo 2
Quatro Reciclagem de Latinhas
Desde já, vou avisando: não é indicado para crianças, pois a latinha tem um corte de fazer inveja à muitas facas!
Para cada flor serão necessárias 2 (duas) latinhas.
1º passo: Faça moldes de papelão ou qualquer outro tipo de papel mais durinho.
2º passo: Com a tesoura, abra a lata com cuidado, formando um retângulo. Com o molde, marque com caneta os desenhos de 5 (cinco) ou mais flores de tamanhos diferentes.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=I2eBb–5lDg[/youtube]
3º passo: Recorte.
4º passo: Com a caneta, faça esse movimento, virando as pétalas no sentindo contrário.
5º passo: Coloque as florezinhas em ordem decrescente, uma em cima da outra, e desse modo:
6º passo: Faça 2 furos com agulha em cada flor, para o arame entrar e sair.
7º passo: Em cima da última flor, coloquei uma bolinha com dois furos para dar o arremate. Comece a prender da flor menor para a maior, e não esqueça a bolinha!
8º passo: Vá passando o arame em cada uma até chegar na flor maior. Com a ajuda de um alicate, aperte atrás e dê o arremate. 8º passo: Vá passando o arame em cada uma até chegar na flor maior. Com a ajuda de um alicate, aperte atrás e dê o arremate. E voilá! Está pronta esta linda flor. Eu fiz este quadrinho, mas já vi usarem para fazer várias outras coisas.
Modelo 3
Quadro com Rolos de Papel Reciclados
Na verdade o quadro com rolos de papel reciclados assemelha-se aos trabalhos em ferro forjado, arte que sempre fez parte do meu dia à dia, a arte do meu pai, trabalhar com o ferro. Talvez por isso o meu encanto. Sou grande admiradora desses trabalhos e se estivermos minimamente atentos nas ruas da cidade há magníficos trabalhos nas varandas dos prédios mais antigos, simplesmente, adoro. Passear pelas ruas de Lisboa ou do Porto de cabeça erguida e em constante contemplação dessa arte, que é trabalhar o ferro.
Cortar os Rolos de Papel
Para realizar este tipo de trabalho é preciso juntar alguma quantidade de rolos de papel, normalmente guardo os rolos de cozinha e os de papel higiénico. Nem sempre são isentos de marcas, mas isso resolve-se com uma pintura posterior ao trabalho realizado. Para além dos rolos de papel também é conveniente ter tiras de papel para fazer junções de flores, por exemplo. O objetivo é reciclar, não é preciso comprar, pode usar as embalagens de cartão se não for muito grosso e guardar tudo. Começamos por cortar os rolos de papel e as tiras independentemente da espessura que cortar é conveniente cortar sempre na mesma medida. Eu optei por escolher 1,5 cm de espessura. Pode cortar com uma tesoura x acto ou com uma guilhotina, o que facilita muito o trabalho e a perfeição do corte.
Montar o Quadro com Rolos de Papel Reciclados
Depois de cortar os rolos de papel de os achatar ligeiramente e cortar as tirinhas de papel, podemos começar a planificar o quadro de rolo de papel. Para quem tem arte para o desenho pode optar por fazer o plano num esboço antes de começar a fazer a montagem do quadro com rolos de papel reciclados, mas para que precisa de sentir, de tocar, de ver ao vivo e a cores pode fazê-lo como se de um puzzle se tratasse. Para quem gosta de criar, de usar a imaginação e dos trabalhos manuais é uma excelente terapia de relaxamento. Desfrute ao máximo este pequenos prazeres.
Planos elaborados passaram à colagem, mas antes precisamos definir qual vai ser a moldura. Podemos temos várias alternativas, podemos usar cartão e fazer a moldura em cartão, ou usar um cartão sem moldura, ou usar uma tela e colar na tela. A escolha é sua depende dos trabalhos, do que tem disponível ou das vossas preferências.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=f1zGVR6a0qM[/youtube]
Pintar o Quadro com Rolos de Papel Reciclados
Depois de tudo colado passamos à pintura. A cor depende do seu gosto pessoal ou da sua necessidade, pode usar tinta acrílica, com brilho ou sem brilho ou pode usar tinta spray. Eu acho mais prático a tinta spray porque chega facilmente a qualquer recanto. No entanto a decisão é sua. Importante referir que deve manter as regras de segurança básicas, cuidado com a protecção dos olhos e utilização de mascara, a tinta é um produto altamente tóxico. Faça este trabalho longe da curiosidade das crianças!
Mais um trabalho que pode fazer usando produtos que já não serviam para nada a não ser encher o nosso planeta de lixo. Reciclar é fácil e os trabalhos realizados podem ser encantadores e requintados como é o exemplo deste quadro de rolos de papel reciclados. Bom trabalho!